NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Viver com qualidade é o que as pessoas mais procuram

Apesar da correria diária, estresse, ansiedade, angústias e os sofrimentos vividos pelas pessoas, a qualidade de vida ainda é uma busca constante. Para alcançar o bem-estar pleno é necessário distinguirmos qualidade de vida de qualidade para a vida.

O termo qualidade de vida está ligado a gerenciamento de tempo, quando conseguimos viver diversas experiências. Ou seja: trabalhar, praticar esporte, se divertir e relaxar. Mas com tantas atividades a serem feitas acabamos fazendo tudo sem conseguir deixar a tensão de lado.

Já a qualidade para a vida não é a proposta de ter tempo para tudo, mas sim saber utilizar bem seu tempo. Por exemplo:
- No trabalho: busque minimizar os efeitos do estresse;
- Em casa: quando está na companhia dos filhos esteja presente sem se preocupar com outros assuntos;
- Na academia: malhe, liberte-se, sinta-se melhor com um tempo exclusivo para você.

Conclusão: é preciso estar plenamente em cada atividade para vivenciá-la como deveria. Quando se está em uma ação todas às outras se tornam irrelevantes, nos concentramos no hoje, no agora e vivenciamos melhor cada experiência nos sentindo mais inteiros e mais tranquilos também.

Para ter uma boa saúde física e mental é preciso estarmos bem conosco, com a vida, com quem está próximo, refletindo sobre as nossas sensações e sentimentos. Para alcançar esse equilíbrio busque manter hábitos saudáveis do corpo e da mente, priorize o balanceamento entre a vida pessoal e profissional e reserve tempo para o lazer e saúde espiritual.

Ter tempo hábil para realizar todas as atividades diárias não é fácil, especialmente quando temos que lidar com um inimigo que afeta também nossa saúde, o estado de estresse. Uma pessoa muito estressada e tensa durante todo o dia, libera um hormônio chamado cortisol que, ao permanecer por muito tempo no organismo, baixa a nossa imunidade. Essa alteração pode acarretar desde uma gripe até o desenvolvimento de um câncer. Por isso, devemos viver da melhor forma o que a vida nos oferece, tanto as experiências boas quanto ruins. É preciso gerenciar a ansiedade, a pressão, a tensão e o estresse que a sociedade contemporânea nos impõe e lembre-se: o mais importante é sempre o que você está vivenciando agora, deixe o depois para resolver depois.

* Dr. Willian Mac-Cormick é psicólogo clínico, institucional e organizacional - Coach e sócio da consultoria em capital humano Mac-Cormick & Sommer Executive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...