NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Acidente mata padre e deixa outro ferido na MT-100

De Barra do Garças – texto de Ronaldo Couto
Uma delegação de padres e missionários da Igreja Católica que retornava de Araguaiana para o município de Barra do Garças, pela rodovia MT-100, sofreu um grave acidente na noite desta segunda-feira (3), no km 28, na ponte do córrego Ouro Fino. O padre Edson Assunção Santos Ribeiro, de 43 anos, da arquidiocese de Brasília (DF), estava numa missão de evangelização na cidade de Araguaiana e iria para Barra com o objetivo de pegar um ônibus e se apresentar na arquidiocese da capital federal.

Edson estava como passageiro e morreu na hora com a queda do veículo dentro do córrego, que não é fundo, mas tem paredões e fica numa reta sem sinalização. O condutor do veículo, o missionário Fausto, que é de Niterói (RJ), informou que não conhecia muito bem a estrada e admitiu estar em alta velocidade porque o colega tinha que viajar para Brasília. Fausto sofreu algumas escoriações.

O terceiro ocupante do veículo, o padre Willian César saiu com suspeita de fraturas e foi encaminhado para o Pronto Socorro. Posteriormente foi transferido para o hospital particular MedBarra. Willian atua na paróquia do bairro Vila Maria, em Barra do Garças.

Segundo informações dos médicos, o estado de saúde dele é estável no momento. O missionário Fausto comentou que ele se apavorou na hora que viu a ponte. Ele teria tentado frear, mas o veículo deslizou. Segundo Fausto, ele puxou a direção para esquerda com o carro caindo dentro do córrego.

Os três religiosos estavam no veículo Gol, cor branca, pertencente a diocese de Barra do Garça, placas NSI 5256. A diocese do município, por meio do bispo Protegenes Luft, está dando todo apoio no atendimento dos feridos e no translado do corpo do padre Edson à Brasília.

A rodovia MT-100 é de estrada de chão com muitas ondulações conhecidas como costelas e tem muitas pontes perto de curvas um risco para quem não conhece a região. Em 2009, o jovem empresário Renato Carvalho, filho do ex-vereador Lazaro Sipriano de Carvalho, faleceu num acidente parecido na ponte do córrego Pitomba, no km 18.


Vocação para profissão desde infância


Padre Edson manifestou a intenção de seguir a vida religiosa na infância. Ele usava cômodos de sua casa como ‘igrejinhas’ e ‘celebrava’ missas para seus irmãos, ‘batizava’ as bonecas da irmã caçula e fazia pregações imitando o pároco da cidade de Contagem. Aos dez anos, entrou para o grupo de coroinhas (auxiliares do padre) da igreja. E, aos 13, começou a frequentar um grupo vocacional na paróquia vizinha até se formar padre.


Em 1993, foi nomeado juiz instrutor da recém criada Câmara Eclesiástica Auxiliar Permanente de Niterói. Em 1998, foi transferido para Paróquia Nossa Senhora das Neves, onde ficou seis anos, e em dezembro de 2002 acumulou a Paróquia Santo Antônio, na Covanca. Em 2004, assumiu a Paróquia de São João Batista, em Itaboraí, deixando Neves e Covanca.


Atendendo a solicitações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da POM, a partir de dezembro de 2006, foi transferido para Brasília, onde passou a exercer a função de Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionárias. O padre também passou em outras igrejas na região fluminense: Barreto e São Lourenço, em Niterói; e em Silva Jardim.

Comentários
Por INFÂNCIA MISSIONÁRIA DE IPANGUAÇU/RN
. Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes Pontifícia Obra da Infância Adolescência e Juventude Missionária de Ipanguaçu Que o Senhor da vida glorifique sua vida na glória eterna. A Coordenação Geral da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária de Ipanguaçu, em razão do falecimento do Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária, PADRE EDSON ASSUNÇÃO SANTOS RIBEIRO, resolve decretar 07 (sete) dias de luto, devendo a bandeira oficial desta obra permanecer hasteada a meio mastro e ser observado em todas as reuniões que se realizarem neste período um minuto de silêncio em memória do grande missionário falecido. “Não morro, entro na vida.” (Santa Teresinha) Ipanguaçu, 04 de maio de 2010. Rafael Cosme Tavares, Keyson Carlos da Cunha e Alêssa Rocha. Coordenação Geral

Por Amanda Queiroz. Padre Edson vai deixar muitas saudades tive o prazer de conhecê-lo,na paroquina nossa senhora das neves fez minha primeira comunhão!! saudades eternas!!

Por Maria gorete Mello
. Conheci pe. Edson ainda como seminarista e tive a oportunidade de conviver com ele enquanto pároco de neves durante 6 anos, alegre, inteligente e preocupado com as missões. Que Deus o receba na sua glória. Amém

Por Rafael f de Marins.itaborai RJ. O Sr. vai deixar grandes saudade para a população da paróquia de- são João Batista de Itaboraí

Por Laís, o Pe. Edson foi um grande missionário e fará muita falta a todos nós suas brincadeiras seus conselhos e palavras sábias estarão guardadas nas mais lindas recordaçoes... Um exemplo a ser seguido se fizermos metade do que ele fez pode ter certeza de que vai ter sido muito a ele eu só tenho a dizer o meu mais sincero obrigada por tudo tudo mesmo saudades eternas

Por Amaanda ,*.Pe Edsoon vai deixa saudades perdemos uma pessoa maravilhosa ..! Nossos encontros aqui de Brasília coordenado por ele foram os melhores Nossas viagens vai fica cravadas no peito cada momento.

Por Gefferson, Vai com Deus!

Por Juliandro. Ele foi pároco na paróquia de São João em Itaboraí-RJ... Não tenho palavras, meu grande amigo!!!! Vá com Deus!!!!

Por Francielle e Kamylla. Sentiremos muitas saudades, pois foi o padre que nos deu a 1ª comunhão e nosso grande amigo. Fique com Deus e os anjos. Muito obrigada por existir em nossas vidas, falamos em nome da Capela Nossa Senhora da Conceição. (Vicentinos)

Por André Pereira (Niterói). Padre Edson deixará muitas saudades. Homem bom, amigo, muito brincalhão e Evangelizador. A Infância Missionária ganhou um anjo no céu. André Pereira - Niterói.

Por Catia Adriano e Matheus Bizzo. Ao padre que arrebanhou para o rebanho de Jesus toda a família a saudade que já sentimos de ti,homem abençoado e escolhido de DEUS nossa eterna gratidão e amor. Paróquia Nossa Senhora das Neves ♥

Por Pe. Raimundo Anselmo. Fomos colegas de Seminário. O Sacerdócio é Doação e o nosso irmão por Amor a Igreja de Cristo também se fez Oferta Agradável ao Pai. Que Deus o tenha no Paraíso.

Por JULIANA. Sou de Brasília (Gama) e todos nós sentiremos muita falta de uma pessoa tão querida como o Padre Edson... Que Deus acolha essa pessoa que tanto fez o bem... Você deixou muitas saudades em nossos corações... -> s²

Por Lúcia Marli Morch Kerniteskei. Conheci pessoalmente Pe Edson em Novembro do ano passado, participei de 02 Encontros de Formação, por ele dirigidos, pessoa muito querida, engraçada,verdadeira,amiga, sem medo de falar a verdade. Com grande formação missionária, deixou para nós a Missão de continuar o que ele iniciou. Descanse em Paz Pe Edson!

Por Anônima. Amigos, eu moro no bairro onde Pe.Edson cresceu. Conheço sua família que por um acaso mora próximo a casa de meus pais. No bairro Industrial em Contagem MG. Nós estamos tristes juntamente com a família do Pe.Edson. Ao Sr. Manoel deixemos nossos pêsames.

Por Claudio Muniz. Além de estudar comigo, padre Edson foi um dos que melhor acolheu quando fui trabalhar na Cúria Arquidiocesana de Niterói. Com ele aprendi muitas coisas, trabalhávamos juntos, um ajudava o outro. Saudades Amigo!

Por Terezinha Guedes.
Padre Edson pessoa fantástica, incansável, verdadeiro, transparente, trabalhador, homem simples, amigo e destemido. Por isso morreu em missão. Como outras pessoas de coragem Zilda Arnes Doris Stang etc. Fazia parte da nossa família. Perdemos um irmão muito querido.

Por Denise Soares. A comunidade de N. Sra. das Neves não tem palavras para descrever a dor desta grande perda,para nos não era apenas um padre mas um amigo um irmão ,mesmo longe de nos se preocupava com esta comunidade que considerava sua família sua casa pois foi sua primeira paróquia como pároco,estará sempre em nossos corações .Saudades eternas!

Por Roberta Monteiro. Na minha vida ele foi mais que um amigo era da minha família, esteve presente na minha vida, na minha comunhão, crisma, no meu casamento, batizado da minha filha, doença, nos aniversários foi padre, amigo, conselheiro e mesmo distante nunca deixou de fazer contato e de sempre me dar uma palavra de carinho. Te amo meu amigo que você descanse em paz ...sentiremos muita saudade do seu jeito alegre da sua palavra amiga.

Por Evanir Filgueiras. Trabalhei com Pe. Edson na Arquidiocese de Niterói e ele sempre foi pra nós sinal de dedicação. Nossa, como tirei dúvidas com ele!! Que o Pai do Céu o receba em glória. Amém

Por Isabella. SAUDADE é o que vai ficar no nosso coração, meu padre querido, saudade do seu cafuné no cabelo, da sua barba arranhando. O senhor é e sempre será alegria, carinho, amor. Sempre rezou por nós e agora mais do que nunca te peço, olhe por nós que ainda estamos neste mundo. O céu realmente está em festa.

Por Marcella. Melhor Padre que eu já conheci, Saudades eternas, Que Deus esteja com Você Padre. :(

Por Angélica. É realmente uma perda irreparável. Pe.Edson com toda sua alegria, espiritualidade e inteligência transmitia claramente aos seus fiéis todo o amor de DEUS por nós.Um sacerdote organizado, determinado, honesto e muito abençoado por DEUS.Quem o conheceu sentirá muito a sua falta.

Por ver. padre Ricardo. Fui ordenado juntamente com padre Edson, com quem convivi por mais de 15 anos. Foi uma perda irreparável para Niterói e para a igreja do Brasil. Como um verdadeiro missionário entregou sua vida em função do seu próximo. Morre longe de seus parentes, amigos sua casa, longe de sua Arquidiocese, seus colegas padres, mas perto de Deus. Que a doação de sua vida seja sementeira de novas vocações missionárias para o nosso povo.

Por Nilce Marcelino. Grande perda, mas seu trabalho missionário não foi em vão. Morreu no lugar que fez mais missões. Saudades eternas!

Por Jésus. A MT-100 é um exemplo de descaso a muitos anos. Se não tomarem providências vai acontecer mais acidentes. No MT só recebe atenção onde se planta soja, o resto que se dane.

Por Maria Goretti Mello. Uma grande perda para a Igreja Católica, convivi com Pe. Edson por seis anos ele sendo pároco na Paróquia Nossa Senhora das Neves em São Gonçalo - Rio de Janeiro. Era uma pessoa alegre, inteligente e preocupado com as missões.

2 comentários:

  1. Rodrigo - Acólito da Diocese de Barra do Garças - MT7 de agosto de 2010 às 22:30

    Uma grande Perda para nossa evangelização, passei a noite do acidente entre o IML com Pe. Edson e o Pronto Socorro com o Pe. Wilian, foi muito triste
    ele deixou aqui para nós suas ultimas gotas missionarias, mas o que nos consola eh que ela está na Glória do Paraiso, sentiremos tua falta Pe. Edson. olhe por todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Robson & Eliane : Foi nosso dirigente Espiritual na Equipe de Nossa Senhora (ENS)..Amigo e Conselheiro. Uma grande Perda.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário...