NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Itaboraí… Em busca do “Resgate Social”.

Itaboraí apresenta, sim, seus “históricos dilemas”, porém, infelizmente, não são apresentados ao público em si “aqueles anônimos” que realmente lutam, silenciosamente, em fazer a “diferença” no sentido de resgatar a “identidade social e cultural” desta tão excluída e segregada cidade.

Hoje, a cidade conta com Rádios, Jornais e a Blogosfera de Itaboraí, ou seja, um “pull” de interpretadores da realidade Itaboraíense de forma articuladas e territorializadas traduzidas numa espécie de “Controle Social Virtual” comprometidos com o debate e não mais com especulações sensacionalistas.

Estas ações integradas pela promoção do “debate continuado” e coerente com um futuro próspero a Itaboraí se realinha com as bases do desenvolvimento participativo e interativo junto ao povo Itaboraíense que merece em fazer valer seus direitos como cidadãos junto ao poder público e sociedade organizada.

O “Recorte” ou “Cenário Social” Itaboraíense carece de analises atualizadas sobre as nossas “reais” necessidades no sentido de retomar este ímpeto pela notícia pautada na impessoalidade, isenção e independência em estar mais atento aos distintos “atores sociais” que se compõe nesta nova dinâmica de “reinterpretação de Itaboraí”.

De nada adianta, a não ser por pura e simplesmente “sede de poder”, tentar fazer algo administrativamente sem que se empenhe em exercer um planejamento estratégico continuado se preocupando com seu povo e não com “seus” grupos políticos.

Nesse sentido, podemos afirmar que os blogs são um produto de uma nova configuração social caracterizada pelos fluxos das informações, criando novas possibilidades de interação e dominação social.

Os blogs também se constituem como importantes atores políticos. As opiniões e informações publicizadas nos diários on-line são referências informacionais e podem exercer influência sobre a opinião pública.

Portanto, esta “parceria pela informação” de qualidade junto à mídia social local para repensarmos sobre este cruel estigma que se apossou sobre nossa prospera cidade.

Enfim, daqui para frente, será revertida com a colaboração não só dos gestores que, diga-se de passagem, estão apáticos, mas com a principal ala da cidade realmente preocupada em resgatar a sua dignidade: O Povo de Itaboraí.

Por: Tânia Maria Cabral

Um comentário:

Agradecemos o seu comentário...