NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Inea libera aterro sanitário no Anaia Pequeno; aterro de Itaboraí pode ter reviravolta.


Após meses de impasses e liberações, Instituto Nacional do Ambiente concede licença e área começa a operar na próxima semana. Local escolhido vai receber somente o lixo de São Gonçalo

Embora haja especulações sobre o possível recebimento de resíduos de outros municípios, a Prefeitura de São Gonçalo informou que o aterro só receberá lixo da própria região... Tendo inclusive o candidato a Prefeito de Itaboraí Marcio Panisset e seu assessor André Abençoado informado que caso se eleja também o CTR de Itaboraí passará a receber somente o lixo municipal.

Depois de alguns embargos e liberações, o Instituto Nacional do Ambiente (Inea) concedeu, ontem, a licença de instalação e operação do aterro sanitário no Anaia Pequeno, em São Gonçalo. Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, o depósito de resíduos poderá começar a operar a partir da próxima segunda-feira.

O aterro terá capacidade para receber 2,5 mil toneladas por dia. O Inea e a SEA (Secretaria Estadual do Ambiente) exigiram para o funcionamento do local a transformação de 10% do lixo em energia renovável em cinco anos.

“Essa foi uma das exigências para o licenciamento. Vale ressaltar que o aterro dará destinação adequada ao lixo do município, permitindo ampliar investimentos, colaborando para o trabalho de coleta seletiva, além de proporcionar oportunidades para o catador em condições dignas. O aterro tem toda uma tecnologia disponível para a renovação do material coletado”, disse a presidente do Inea, Marilene Ramos.

De acordo com a empresa responsável, a Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A, os resíduos coletados pela prefeitura serão tratados e destinados na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), e os caminhões passarão pela guarita, sendo pesados e encaminhados para a unidade de tratamento correspondente. Os resíduos domiciliares e urbanos vão para a célula do aterro sanitário e os hospitalares para outro ambiente.

Lixão – Com a criação do novo aterro, o lixão de Itaoca, que recebe atualmente cerca de mil toneladas de resíduos, será desativado. Segundo o engenheiro da Haztec, Rogério Peres Ramos, após o fechamento, o espaço será revitalizado, coberto com argila. Depois haverá a geometrização visando a sua estabilidade, a drenagem do chorume e das águas pluviais, e o reflorestamento. “Será feita uma ‘remediação’ do local, onde o objetivo principal é tentar recuperar o espaço”, disse o engenheiro.

Polêmica – A menos de 500 metros das residências, o aterro é alvo de polêmica. Há 11 anos morando na localidade, o marceneiro Jair Ferreira Cardoso, 48 anos, não se conforma com a escolha. “Não temos mais sossego aqui. A movimentação de caminhões deixa uma poeirada”, alegou.

Marilene Ramos explica que a população tende a confundir lixão com aterro sanitário. “A população acaba sendo induzida a pensar que será feito um lixão, o que não é verdade. O aterro sanitário não tem contaminação dos lençóis freáticos, não há urubus e não tem catadores. À medida que os aterros são implantados a população entende e a resistência desaparece”, disse a presidente.

Uma batalha vencida

Em maio do ano passado a construção do aterro sanitário no Anaia Pequeno havia sido barrada pela Justiça. O juiz da 1ª Vara Cível de São Gonçalo, Jorge Jansen Counago Novelle, concedeu liminar impedindo a instalação do empreendimento.

O documento expedido pelo juiz atendeu ao que foi requerido em Ação Civil Pública, proposta pela Associação de Moradores do Recanto dos Arcanjos e o Centro Pró-Melhoramentos dos Moradores do Anaia Pequeno.

Na última segunda-feira, a Haztec venceu o processo, que tramitava no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Agora o caso voltará para a 1ª Vara Cível do município. Caso o juiz dê parecer favorável à empresa, a associação deverá entrar com novo recurso.

“Queremos o embargo da obra devido ao dano ambiental que causará às espécies nativas da região. Está prejudicando também as nascentes e a própria lei orgânica do município. A ideia é mobilizar a todos para fechar a pista em protesto”, disse o presidente do Centro Pró-Melhoramento dos Moradores do Anaia Pequeno, Robson de Moura.


6 comentários:

  1. para que ter leis em são Gonçalo,se não se cumpre as que tem vigentes,é uma vergonha ver o executivo e o legislativo compartilhando desse crime contra a nossa cidade.cade o poder judiciário desta cidade,será que tem?

    ResponderExcluir
  2. Atençao povo de Itaborai,esta chegando ai o pior deputado que SG ja teve,umas das gualidades dele,bate em motoqueiro,fura broqueio bebado na lei seca,bate na mulher,e se diz CRISTAO,tem uma irma que e chefe axecutiva numa cidade proxima,e mentiroso,NAO RESPEITA A LEI,esta metido com roubalheira na saude.ja sabe quem e ele?nao.ATENÇAO povo CRISTAO de Itaborai abra o OLHO eles esta chegando ai.SG nao que mais este falso cristao AQUI

    ResponderExcluir
  3. caro anonimo do dia 17/de junho ela nao e irma,e sim mae os dois sao mentiroso

    ResponderExcluir
  4. Veja bem povo cristao de itaborai,aqui em Niteroi ao lado da leroy merlin ja esta em obra a instalaçao de uma P de empresa Filandesa a WARTISiLA ela trabalha com diretores e engenheiros tecnicos e outros.A nossa prefeitinha panisset com a sua visao noturna esta trazendo para sg empregos para sua polulaçao de; faxineiros confeiteiros padeiros repositores,(eu digo nao tenho nada contra gualquer professao) , com o senhor Konder serar o mesmo.Eu tambem sou morador de sg.Abra o olho itaborai,pois o irmazinho dela esta indo para AI

    ResponderExcluir
  5. Veja ,o cara perdeu a cadeira de senador, e acora e Procurador ganhando 24,000,000 reias as nossas gusta, p... isto e DEMOCRACIA.O povo Brasileiro tem que tomar vergomha na cara e essigir que todos politico ladrao,que va para BANCU para tomar no,vamos fazer passeata para acabar com imunidade parlamentar,famos essigir na congresso para acabar com imunidade.desse jeito pra que serve a Domocracia.Eu ja estou de saco cheio,nao tem hopetal,nem medico o salario minimo e minimo nao da pra p.. nenhuma,e ai vem um senador da republica,rouba , entra em tramoia e ainda tem seu cargo de procurador? por....,ate guando tempo isto vai ficar assim. Ass;um Brasileiro

    ResponderExcluir
  6. eu quero saber se existe os cargos de chefe de area e chefe de serviços dos vereadores de itaborai se te,qual é o piso sálarial?

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário...