NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

domingo, 5 de fevereiro de 2012

05/02/2012 Leia aqui Sinopse de Jornais e Revistas de circulação nacional.


O Globo

Manchete: Rio tem 4.896 obras com problemas, mas não pune

Crea constatou as irregularidades, mas nenhum engenheiro foi cassado... O desabamento dos prédios no Centro do Rio, cuja causa mais provável é uma obra irregular, mostrou que também o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) esta falhando na tarefa de fiscalizar o trabalho dos 60 mil engenheiros do estado. Em 2011, a associação de classe vistoriou 29 mil obras no Rio e constatou irregularidades em 4.896 delas (cerca de 16%). Apesar disso, ninguém foi punido. O único processo em andamento refere-se a um engenheiro mecânico, responsabilizado por acidente com duas mortes num parque de diversões na Zona Oeste. Com frequência, as obras são tocadas sem engenheiro responsável, mas, para a legislação brasileira, o exercício ilegal de profissão só é crime no caso de médicos, dentistas e farmacêuticos. Em todas as outras profissões – inclusive na engenharia civil – trata-se apenas de contravenção. (Págs. 1, 20, 21 e 24)

Morar bem: O medo da reforma ao lado... Não importa se é a derrubada de uma parede ou a obra no terreno vizinho: a sensação de insegurança tomou conta do carioca. Especialistas respondem a dez dúvidas comuns a quem está convivendo com obras e reformas no imóvel ao lado. (Pág. 1)

Rio Zona Norte

No meio do mar de cimento de Madureira, uma área verde vai surgir onde antes era um linhão da Light – o parque será menor apenas que o Aterro e a Quinta. A Zona Norte enfim atrai investimentos da prefeitura. (Págs. 1 e 28)

Revista

Com o teleférico, as lajes do Complexo do Alemão tornaram-se pontos turísticos e passaram a ter decoração em cores vibrantes. (Pág. 1)

Salvador tem um morto a cada hora

Entre meia-noite de sexta e seis horas de ontem, 29 homicídios foram registrados na região metropolitana de Salvador, no quinto dia de greve da PM. O ministro da Justiça chegou ontem à capital. (Págs. 1 e 3)

André Lara Resende

Um dos pais do Real, o economista diz que não será possível resolver a crise com crescimento porque atingimos “os limites físicos do planeta”. (Págs. 1 e 38)

Paul Gilding

O professor de Cambridge alerta que, ainda nesta década, a exaustão dos recursos naturais obrigará o mundo a parar e rever a economia. (Págs. 1 e 37)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Fotógrafo da morte de Herzog diz que ditadura o usou

Folha localiza o homem que documentou a farsa que se tornou símbolo do regime militar no Brasil... Documentar o corpo do jornalista Vladimir Herzog "enforcado", com os pés encostados no chão de uma cela do DOI-Codi, foi a primeira aula prática de Silvaldo Leung Vieira, em 1975, no curso de fotografia da Polícia Civil de São Paulo... A tentativa dos militares e policiais paulistas, que operavam na rua Tutoia, de simular o suicídio falhou e a repercussão da morte de Herzog ajudou a enfraquecer a linha dura do regime militar. Silvaldo é uma das poucas testemunhas. (Pág. 1)

Brasil vira polo de imigração de trabalhadores na América Latina

O número de trabalhadores estrangeiros legais no país cresceu 57% no ano passado, para 1,51 milhão, segundo o Ministério da Justiça... A chegada de trabalhadores peruanos, paraguaios e bolivianos impulsionou esse aumento. Com isso, o perfil dos imigrantes mudou... Os trabalhadores dos países vizinhos têm baixa escolaridade e pouca qualificação profissional. (Pág. 1 e Mercado B1)

Policiais em greve na Bahia fazem bunker na Assembleia

Armados, os grevistas da PM baiana transformaram a Assembleia Legislativa, onde estão acampados, em um bunker. A situação ficou mais tensa após o governador Jacques Wagner (PT) anunciar que a Justiça mandou prender 12 pessoas. Em dia ensolarado, e com proteção do Exército e da Força, as praias de Salvador lotaram ontem. (Págs. 1 e Poder A14 e A15)

Jânio de Freitas: Cota maior de responsabilidade é do governador

A cota mais pesada de responsabilidade pelos distúrbios criminosos na Bahia cabe a Jacques Wagner, o mais prestigiado por Dilma Rousseff. Não é imaginável que a greve da sua polícia o surpreendesse. (Págs. 1 e Poder A10)

Ativistas dizem que Síria matou acima de 200

Forças sírias bombardearam a cidade de Homs, bastião da oposição, matando ao menos 200, segundo grupo ativistas. O ataque, que o governo nega, coincide com negociações na ONU sobre uma resolução que pede a saída do ditador Bashar al Assad. (Págs. 1 e Mundo A16)

Editoriais

Leia "Privatização no ar", sobre leilão para a concessão de aeroportos no país, a realizar-se amanhã, com alerta para uma possível elevação das tarifas. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Incentivo fiscal busca salto tecnológico

A presidente Dilma Rousseff prepara quatro medidas provisórias que vão estabelecer Regimes Tributários Especiais para facilitar a importação de máquinas para produção de equipamentos de alto conteúdo tecnológico nas áreas de semicondutores, TV digital, telecomunicações e computadores pessoais. O objetivo é tentar garantir que a indústria consiga fabricar produtos melhores e mais avançados gastando menor número de horas, o que reduz o custo final. A desoneração vai focar mercadorias que não estão disponíveis no mercado brasileiro, justamente para dotar a indústria local dessas tecnologias. Com o incentivo, o governo espera obter um salto tecnológico no País, como se prevê que aconteça com o novo regime automotivo. (Págs. 1 e Economia, B1 e B4)

Mauro Borges Lemos – Presidente de Agência Industrial... “Há um dever de casa que tem de ser feito. Estamos perdendo produtividade”

PMs estão por trás da violência na Bahia, acusa governador

A onda de violência continua na Bahia e o governador Jaques Wagner disse ontem acreditar na participação de policiais militares grevistas em homicídios e saques ocorridos na capital baiana. Em 30 horas, foram registrados 20 assassinatos na Região Metropolitana de Salvador. (Págs. 1 e Metrópole, C4 e C5)

Compras: Excesso de bagagem

Passageiros vindos de Miami e de Nova York aguardam malas no Aeroporto de Cumbica, onde a retenção de bagagens “excedentes” pela Receita cresceu 60% em um ano; a TAM teve de recalcular a calibragem e o combustível por causa do peso do avião nos voos que voltam de Miami. (Págs. 1 e Metrópole, C1 e C3)

Mortos na Síria chegam a 260, diz oposição

Subiu para 260 o número de mortos nos bombardeios lançados na noite de sexta pelo governo sírio em Homs, diz a oposição. Apesar disso, a Rússia ainda resistia a aprovar resolução contra a Síria na ONU. (Págs. 1 e Internacional, A23)

Aliás, na Ilha

Especialistas analisam o primeiro ato da diplomacia de Dilma Rousseff em relação a Cuba. (Págs. 1, J4 e J5)

Leilão de aeroportos será uma 'guerra'

Especialistas avaliam que o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, previsto para amanhã, vai transformar a BM&F Bovespa numa arena. (Págs. 1 e Economia, B8)

Drogas legais e ilegais matam 8 mil por ano (Págs. 1 e Vida, A26)

Decisão do Supremo salva 150 processos do CNJ (Págs. 1 e Nacional, A8)

Fernando Henrique: Crer e perseverar

O Brasil esteve até agora ao abrigo da tempestade. As vozes oposicionistas são insuficientes para comover multidões. Pior ainda quando estão roucas. (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)

Mário Vargas Llosa: As ideias e o caos

Quem acredita que a história da América Latina é uma obra-prima de injustiça deveria ler o livro recente do mexicano Enrique Krauze. (Págs. 1 e Internacional, A25)

Mac Margolis: O biombo do Atlântico Sul

As Malvinas – ou Falkland, para os britânicos – despertam paixões que a razão não explica. Hoje são o maior biombo do mundo. (Págs. 1 e Internacional, A23)

Notas & Informações

O binômio de Dilma... A presidente diz que a gestão econômica precisa de disciplina e ousadia. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Chagas, o retrato do atraso

Das 120 casas do povoado de Nova Vista (GO), 40 abrigam doentes de Chagas. Apesar de ter eliminado, há seis anos, o barbeiro Triatoma infestans, o Brasil não conseguiu proteger os brasileiros mais pobres das outras espécies do inseto. São 3 milhões os portadores do mal e 606 municípios com alto risco de infestação. O Correio percorreu regiões endêmicas para uma série de reportagem que será publicada a partir de hoje. (Págs. 1, 6, 7 e 8)

Presídio federal para PMs da Bahia

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse em Salvador que não haverá anistia para policiais baianos envolvidos em vandalismo e que a Polícia Federal está orientada a punir transgressões à lei. Doze mandados de prisão foram emitidos. Desde o início da greve, terça-feira, houve 56 assassinatos no estado. (Págs. 1, 2 e 3)

Nova fraude no sistema de transporte

Zebrinhas estão circulando com validadores de bilhetes eletrônicos clonados. Amanhã, fiscais do DFTrans vão encaminhar à Polícia Civil relatório sobre as irregularidades descobertas. (Págs. 1, 25 e 26)

Seu Bolso: Fuja dos juros do cartão

As altas taxas atormentam os usuários. A presidente Dilma cobra soluções urgentes ao Banco Central. (Págs. 1 e 16)

O poder nas mãos do chefe da Polícia do DF (Págs. 1 e 28)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: Entre o medo e a morte

Por trás do rosto escondido, está uma história de horror. O problema é que a violência de maridos contra a mulher é rotina e as estatísticas são assustadoras... Elas escondem o rosto, trocam de nome, vivem com medo. São mulheres que sofreram violência dentro da própria casa. Foram vítimas dos maridos. Se os relatos são de estarrecer, as estatísticas são ainda piores. O Brasil lidera o ranking da violência doméstica, de acordo com a Sociedade Internacional de Vitimologia. Nada menos que 70% das mulheres assassinadas no país foram atacadas pelos próprios companheiros. E 25% das brasileiras já sofreram algum tipo de agressão. Mariza, um nome fictício, fica tensa só de lembrar o drama que enfrentou durante anos. Ela chegou a ter filhos com o marido, apesar de contar que fazia sexo por medo, sob coação. (Págs. 1, 25 e 26)

"Sentia-me um objeto dele. À disposição dele, na hora que ele quisesse" (Mariza - Nome fictício)

Uma família destruída

Eles ainda não sabem a verdade. Poupados pela família e recebendo assistência psicológica, os filhos da procuradora Ana Alice Moreira de Melo e do empresário Djalma Brugnara Veloso só hoje devem ser avisados de que os pais morreram. O brutal assassinato seguido de suicídio tornou as duas crianças, de 7 e 3 anos, reféns da incerteza sobre o próprio futuro. Elas são as vítimas inocentes da tragédia em família. (Págs. 1 e 27)

As duas faces do PAC

Minas conseguiu executar obras do programa acima da média nacional, mas sofre com projetos esquecidos pelo governo federal. (Págs. 1, 3 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Transposição em xeque

Projeto bilionário que nasceu polêmico, obra de desvio de parte das águas do São Franscisco devia ficar pronta este ano. Em vez disso, está com vários trechos parados. O JC percorreu canteiros de obras, viu áreas deterioradas, ouviu relatos e inicia hoje série sobre o tema... O homem / A obra / O descaso (Págs. 1 e Economia, 6 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Casa da Moeda: Por que o escândalo ainda vai derrubar muita gente (Pág. 1)

"Joga dos míssil aí"

As revelações de 1.000 horas de interceptação de conversas do bandido FB, terror do Rio. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Época

Manchete: Ele invadiu a nossa vida...

...e ganha bilhões de dólares com tudo o que colocamos de graça no Facebook (Pág. 1)... 30 dias para você não se expor demais nas redes sociais (Pág. 1)

Exclusivo: O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é punido por escândalo financeiro (Pág. 1)

Quando o sexo vira vício: Os relatos dramáticos de quem luta contra a dependência sexual (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ

Manchete: O peso e a sua personalidade

A medicina revela como e por que o jeito de ser pode levar você a engordar... Especialistas ensinam o que fazer para controlar o temperamento e emagrecer (Pág. 1)

Entrevista exclusiva: Meryl Streep: "Dilma é corajosa" (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: como Mantega quer blindar a economia

Em entrevista exclusiva, o ministro da Fazenda detalha a estratégia do governo Dilma para acelerar os investimentos no País e garantir um crescimento de 4,5% do PIB neste ano, a despeito da crise econômica internacional. (Pág. 1)

Schincariol: O estilo do novo presidente (Pág. 1)

Gestão: As lições do CEO que sumiu da empresa há 18 meses (Pág. 1)

Exclusivo: Fundador do Skype de olho no Brasil (Pág. 1)

Manchete: 100 bilhões de dólares curtiu?

Mark Zuckerberg 27 anos, criador do Facebook... Exclusivo: Eduardo Saverin, o brasileiro que ajudou a criar o Facebook, fala a Veja (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Carta Capital

Manchete: Justiça. Que Justiça?

O Supremo rejeita o corporativismo no caso do CNJ, mas não afasta a crise no Judiciário. (Pág. 1)

Pinheirinho: A violência paulista chega ao mundo, mas não a Brasília (Pág. 1)

EUA: O capital se intermediários: Rommey deverá ser candidato. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME

Manchete: Onde investir em 2012

Bolsa: As ações mais quentes do ano... Carteiras: As melhores opções para cada fase da vida do investidor... Renda fixa: Como ganhar com a queda dos juros... Cenários: Tempos de otimismo para a economia mundial? (Pág. 1)

A Petrobras, sua nova presidente e os acionistas. Os desafios de Graça Foster. (Pág .1)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Nova prova: Preso há quatro anos é inocentado por DNA

Exame aponta que jovem de Lajeado cumpre pena por estupro em lugar de outra pessoa. (Págs. 1, 4 e 5)

Copa ameaçada: Secretário já admite a Arena como opção

João Bosco Vaz reconhece que a paralisação da obra no Beira-Rio pode estimular um plano B. (Pág. 1 e Esportes)

O cotidiano da crise europeia

Série de reportagens mostra, até quinta-feira, como a dificuldade econômica mudou o estilo de vida no continente. (Pág. 1 e Dinheiro)

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...