Dados do Censo Empresarial 2009, realizado em parceria com o Sebrae e a Petrobras, mostraram o perfil dos empresários do município de Itaboraí e apontaram as principais dificuldades do mercado.
O levantamento indicou que o número de empresas na cidade vem crescendo, e que 64,7% delas atuam no comércio e 22% são prestadoras de serviços. "Itaboraí tem mostrado um ambiente favorável para as empresas e devemos alertar para nossa mão de obra local.
Se essas empresas não encontram profissionais dentro do município, vão trazer pessoas de fora. E não queremos que alguém de fora ocupe o lugar que é do nosso povo", disse o gerente regional de articulação do Sebrae, Américo Diniz.
A pesquisa apontou ainda que as maiores dificuldades do empresariado local são com a falta de capacitação em vendas, o atendimento ao cliente, administração, informática e marketing.
Por isso, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, acredita que a grande aposta do município está na capacitação dos trabalhadores e nas vantagens para abrir uma empresa na cidade.
"Hoje atendemos a mais de dois mil alunos com aulas de inglês, espanhol, informática e língua portuguesa em nosso centro de capacitação, tudo gratuito. Demos todos os incentivos, aprovamos a Lei da Micro e Pequena Empresa, damos descontos para a abertura do negócio, alvará gratuito e uma série de outras vantagens", concluiu o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário...