NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Informativo Rede de Cidades abril 2010

INFORMES
Encaminhamentos do 2º Encontro Nacional da Rede por Cidades Justas e Sustentáveis
Nos dias 27 e 28 de março, nos reunimos em Teresópolis para pensar em um plano de ação comum para o ano de 2010. A partir de diversas discussões, pensamos nas potencialidades que possuímos como rede e nos desafios que encontraremos pela frente, além de sistematizar algumas ações em comum para esse ano. Confira os encaminhamentos do encontro.
Rede de cidades agora conta com grupo de emailPara facilitar a comunicação entre os integrantes da Rede de Cidades criou-se um e-groups da rede. Todo email mandado para rededecidades@googlegroups.com é recebido por todos que estão cadastrados. O site do e-groups pode ser acessado aqui. PUBLICAÇÕES E EVENTOS Movimento Nossa São Paulo lança publicação com comparação entre indicadores e metas
É lançada a publicação “São Paulo em Indicadores e Metas”, um trabalho detalhado de pesquisa e de comparação entre indicadores que revelam um diagnóstico da cidade sob quatro diferentes perspectivas.

Educação Ambiental em Ilhabela
Confira a cartilha 2009 de Educação Ambiental do Projeto Bela Ilha e da ONG Elementos da Natureza no link http://en.calameo.com/read/0002292788c62cb7c4060.

Conheça o Diagnóstico da Criança e Adolescente em Joinville
O objetivo é aproximar o poder público e a sociedade da realidade das comunidades em que as crianças e adolescentes estão inseridos. Além de oferecer uma ferramenta de acompanhamento da evolução dos indicadores sociais.

Igreja Católica promove discussão sobre o Porto Sul em Ilhéus
A Cáritas Diocesana de Ilhéus realiza no próximo dia 9 de Abril um encontro de reflexão sobre o Porto Sul. O evento faz parte da programação da Campanha da Fraternidade deste ano cujo tema é “Fraternidade e Economia: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

Votação Projeto Ficha Limpa 7 de abril - campanha de divulgação
Dia 7 de abril será a votação da Lei Ficha Limpa na Câmara dos Deputados. Ou eles irão apoiar a lei e remover políticos corruptos e criminosos da política brasileira, ou eles irão decidir preservar os piores deles ao custo de toda a nação. Confira a mobilização que está sendo feita.
NOTÍCIAS
As cidades como promotoras do bem-estar
Artigo de Oded Grajew discute importância das cidades na promoção do bem-estar e explicita particularidade da iniciativa do IRBEM, do Movimento Nossa São Paulo.

Observatório Social de Ilhabela
Com a finalidade de aumentar a participação da sociedade civil nas decisões que definem o futuro de Ilhabela, voluntários do movimento Nossa Ilha Mais Bela se organizam para a criação do Observatório Social de Ilhabela.

Movimento Nossa São Paulo e vereadores agendam seminários sobre transporte e mobilidade
O Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Movimento Nossa São Paulo e a Comissão de Transporte da Câmara Municipal irão promover quatro seminários até o final deste ano para discutir temas relacionados à mobilidade urbana na cidade.

Estado da Bahia desrespeita a população e concede licença à BAMIN em Caetité
No dia 12 de março de 2010, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEPRAM) da Bahia, reuniu-se em caráter extraordinário para resolver diversas pendências de licenciamento ambiental dentre elas a Licença de Localização da Bahia Mineração Ltda. (BAMIN), cujo resultado foi a aprovação por 11 votos favoráveis a 05 votos contrários.

Observatório do Recife apresenta balanço
O Observatório do Recife apresentou a um total de 25 empresários, executivos de empresas e representantes de associações empresariais que contribuem com o movimento, o balanço da sua atuação em 2008-2009 na construção de uma cidade mais justa e sustentável.

2º Balanço do Programa de Metas - Prefeitura de São Paulo
Balanço aponta que até o final de 2009, 94,6% das metas já foram iniciadas; 31% das fases correspondentes a cada uma das 223 metas foram cumpridas e um novo sistema de monitoramento foi implantado, permitindo o acompanhamento diário da evolução de cada item do Programa pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/agenda2012.

O desafio de gerir cidades - uma análise sobre a CICI2010
Conceber a cidade como bem público; envolver os diferentes atores sociais em torno de processos participativos e deliberativos, que tornem os espaços de convivência urbanos mais democráticos, dinâmicos e acolhedores da diversidade; e usar as redes sociais e o poder da internet para pressionar a administração pública a oferecer serviços mais eficientes e aperfeiçoar sua gestão.

Faça parte da ABRACCI!
A Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade é uma articulação em rede de entidades e organizações da sociedade brasileira interessadas em eliminar a cultura da corrupção e da impunidade da prática administrativa, política e empresarial e da vida cotidiana em nosso país. Conheça!

RCV convoca a participar de abaixo-assinado contra Emenda Ibsen
Passada a manifestação contra a Emenda Ibsen, em que o estado do Rio mostra sua insatisfação contra o projeto que redistribui os royalties e tira R$ 7 bilhões do RJ, um abaixo-assinado pretende colher 500 mil assinaturas contra o projeto, para ser enviado ao Senado Federal, que vai apreciar a emenda.

Controladoria Geral da União em parceria com Observatório Social de São Luis
O Observatório Social de São Luís em reunião com a Controladoria Geral da União iniciou a formação do Grupo de trabalho de Controle Social e Transparência na gestão Pública. Neste primeiro encontro, foram apresentadas as linhas gerais dos trabalhos das respectivas instituições e seus pontos de convergência para uma atuação conjunta.

O Observatório Social de São Luis e os Objetivos do Milênio
O OSSL participou da reunião de planejamento do Núcleo Maranhense para a Disseminação dos Objetivos do Milênio (NEM-ODM). Um coletivo formado por vários setores da sociedade preocupados em trabalhar no cumprimento das metas definidas, a partir dos objetivos aprovados pela ONU, em assembléia realizada em setembro de 2000.

Maioria das subprefeituras de São Paulo não cumpre a ‘Lei da Transparência’
O Movimento Nossa São Paulo fez um levantamento para saber se as subprefeituras, a Câmara Municipal e o Tribunal de Contas do Município (TCM) estão cumprindo a chamada Lei da Transparência (13.949, de 21 de janeiro de 2005). Grande maioria dos órgãos mencionados não cumpre.

Nossa BH promove plenária para discutir nova Lei de Parcelamento e Uso do Solo
A Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediou a plenária promovida pelo Movimento Nossa BH sobre o Projeto de Lei 820/09, que trata das mudanças no Plano Diretor do Município e na Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo Urbano de Belo Horizonte.

2 comentários:

  1. Com a emenda Ibsen Pinheiro, o Rio perderá 7 bilhões? A pergunta que não quer calar: o que era feito com esse dinheiro? Resposta, nada! Então ele não fará falta. Prá fazer "nada" não precisa dinheiro. Acho, que o dinheiro não era para o estado do rio de janeiro a não ser que o governador seja como aquele Francês (rei) que dizia: "O estado sou eu!"

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  2. É verdade grande mestre o que eles faziam com esse dinheiro?...pois não temos os policiais, médicos e professores mais bem pagos... Onde está essas verbas...Uma boa pergunta?

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário...