NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

domingo, 17 de outubro de 2010

DA BOCA DO POVO

81% de bom e ótimo?
Pesquisa indica que a aprovação do governo Lula está em 81%. Outra pesquisa divulgada há um mês informa que 59,5% das famílias brasileiras estão inadimplentes, não conseguindo pagar suas contas e dívidas. Pesquisa Serasa divulgada na quinta-feira passada informa que a inadimplência aumentou ainda mais nestes últimos 30 dias! Pergunto: como, então, está tudo bom e ótimo? Dá para entender? Acorda Brasil!
JOSÉ LUIZ DE ANDRADE FIGUEIRA
__________________________________
Perna curta
Já em 28/3 o Datafolha publicou que 76% da população considerava o governo ótimo ou bom. Como estas eleições estão demonstrando, a mentira tem perna curtíssima, pois, se a avaliação da época fosse verdadeira, Dilma Rousseff teria ganho já no primeiro turno. A realidade é que 50% da população considera este governo medíocre! Ficou claro que as pesquisas de popularidade são, na realidade, propaganda do governo, aos moldes do nazismo de Hitler e Joseph Goebbels.
LUIZ EUGENIO SWINED MARTINS
__________________________________
SEGUNDO TURNO
Quem vê de fora, acha que os problemas da miséria, da segurança, da saúde, do saneamento, da educação e da infraestrutura no Brasil, foram todos resolvidos. O que está preocupando o povo brasileiro no momento é a influência das igrejas na administração pública...
Victor Germano Pereira
__________________________________
GRITO DO IPIRANGA
Marina Silva, seus 20 milhões de eleitores aguardam o "Grito do Ipiranga". 20 milhões de eleitores depositaram em suas mãos uma das decisões mais relevantes da História recente da vida brasileira e que poderá determinar o futuro político deste país; 20 milhões de eleitores disseram não à promiscuidade entre Estado e governo; 20 milhões de eleitores se recusam a apostar na possibilidade, mínima que seja de "cubanizar", "venezuelar" ou "boliviar" a vida política nacional, impondo uma ditadura civil, em nome dos pobres e oprimidos; 20 milhões de eleitores se insurgiram contra o autoritarismo populista, que estimula a luta de classes, como artifício de palanque; 20 milhões de eleitores lhe delegaram explicitamente a autoridade ética, moral e política para frear a degradação da máquina pública, aparelhada por apaziguados políticos de todos os matizes, cujo interesse é sangrar o orçamento público; 20 milhões de eleitores disseram não aos conchavos políticos que colocam ombro a ombro partidos fisiológicos, com programas partidários tão desconexos, mas com muita sede de poder e verbas .
Marina, a questão não é Serra ou Dilma. A questão é que tipo de democracia queremos nos arriscar a ter, diante do quadro que se avizinha, onde o partido governista, abdica de qualquer escrúpulo, deixa de lado a ética, assume papel messiânico e absolutista, ignorando princípios jurídicos elementares, que diferenciam governo e Estado, em nome da permanência no poder .
Marina, confesso que fui eleitor do Lula em seu primeiro mandato, animado com o fabuloso trabalho realizado pelo governo FHC em relação ao combate à inflação e ao ajuste das contas públicas, legando, ao seu sucessor um País estável economicamente e reconhecido internacionalmente como porto seguro para investimentos. Naquele momento, após oito anos de governo FHC, e com economia em crescimento, acreditei que a eleição do Lula permitiria maior atenção à questão social. Ledo engano. Lula instituiu o assistencialismo populista, amplificando-o em escala, construindo verdadeiros currais eleitorais, totalmente dependentes das verbas governamentais. Na ocasião, também acreditei que, juntamente com o foco no social, o governo Lula investiria fortemente na reforma do sistema de ensino e em leis severas que inibissem a devastação ambiental de nossas riquezas naturais. Também ledo engano, pois nada foi concretamente realizado nessas áreas. Continuamos na mesma.
Marina, neste momento, a importância da sua declaração pública de voto se assemelha ao fato histórico do "Grito do Ipiranga", na medida em que seu engajamento aberto e transparente na oposição deverá carrear massa significativa de eleitores para a campanha do PSDB, equilibrando as forças políticas, atualmente pendendo para a continuidade, em face da força da máquina do Estado e dos currais eleitorais alimentados com verbas públicas.
Marina, seus 20 milhões de eleitores também exigem que este apoio não seja concedido de forma gratuita. Exija em troca, por documento público, de forma aberta e transparente, a assunção do Ministério da Educação e de garantia de destinação do quantum orçamentário necessário a promover ensino de elevada qualidade para todas as classes.
Marina, seus 20 milhões de eleitores reconhecem seus valores éticos e morais e esperam contar com seu pleno apoio, impedindo o continuísmo e que nos tornemos uma nova filial da "revolução bolivariana", que já assola a América Latina.
Sergio Magalhães
__________________________________
À MARINA SILVA
Este 17 de outubro de 2010 pode entrar para a História como o dia em que Lula foi posto em xeque, caso Marina Silva tenha a ousadia de apoiar José Serra para presidente da República.
Marina, Aécio Neves e Serra são as peças que, unidas, formam o triunvirato de salvação do País daquela que, sem dúvida alguma, personifica mais um engodo eleitoral fabricada em laboratório por marqueteiros contratados a peso de ouro, tal qual Collor de Mello, pois é pública e notória a falta de experiência política e administrativa de Dilma Rousseff, além de não podermos conhecer parte de sua história, oculta em plena democracia vigente.
Creio que Marina não vá optar pela escolha mais fácil da neutralidade, pois é uma mulher de personalidade forte, então, ela tem a opção de ficar ao lado de pessoas de estatura moral, cuja conduta sempre foi pautada pela seriedade, como Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, Aloysio Nunes Ferreira, Hélio Bicudo, Jarbas Vasconcelos, Roberto Freire e José Serra, ou dos figurões José Sarney, Renan Calheiros, Fernando Collor, José Dirceu, Antonio Palocci, Ciro Gomes, Roseana Sarney, Marta Suplicy e Dilma Rousseff.
Se Marina fizer jus a tudo o que pregou durante sua campanha, só existe uma escolha.
Coragem, Marina. Entre para a História.
Sandro Ferreira
__________________________________
POSIÇÃO DA MARINA
Atenção, senadora Marina Silva! Sua opinião a ser divulgada pode ter uma influência definitiva no resultado do segundo turno das eleições. Uma posição de neutralidade pode fortalecer a vitória da Dilma, ao ignorar, Marina, não apenas os atos dolosos - para não dizer criminosos - praticados por seu partido, o PT, como o mensalão, etc., mas principalmente a gravíssima ocorrência na Casa Civil, então chefiada pela candidata.
Admitindo que Dilma não estivesse diretamente envolvida (?) nesse escândalo, ela evidenciou uma incrível incapacidade administrativa na condução do mais importante Ministério do governo. Ora, falhando na administração de apenas UM ministério, é fácil concluir sua (in)eficiência como presidente do País, tão grande e complexo! Marina, nesta hora não esqueçamos também a pressão que o governo da Dilma obrou tanto sobre o Ministério do Meio Ambiente e sobre o TCU para flexibilizar suas atuações, com o objetivo de acelerar as obras do PAC, aliás, inacabadas ou não iniciadas por outros motivos. Marina Silva, sabemos que podemos contar com sua conhecida atitude de honestidade e patriotismo!
Pablo L. Mainzer
__________________________________
NAS SUAS MÃOS
Se a dona Marina for coerente, ela vai apoiar o PSDB. Pois não foi ela quem repudiou as atitudes de seu ex-partido, o PT?
Sustentabilidade exige coerência, é esta atitude que esperamos de dona Marina.
A Sra. Marina não queria o segundo turno?
Aí está.
Romeu de Toledo Zandoná
__________________________________
A POSIÇÃO DE MARINA SILVA
Como eleitor, no primeiro turno, de Marina Silva, não poderia deixar de observar que: 1) Não foi boa a escolha de Marco Aurélio Garcia como seu interlocutor do PT, dadas as posições internacionais adotadas por esse senhor, trivialmente conhecidas e incompatíveis com as posições da candidata; 2) não é possível concordar com a assertiva de que ambas as candidaturas são parecidas, considerados os problemas éticos que contaminaram às inteiras a candidatura da situação; 3) é certo e elogiável compor sobre pontos programáticos, mas estes não podem ser impostos integral e incondicionalmente a seus eventuais parceiros. O reexame do projeto de novo Código Florestal, de modo criterioso e democrático, no próximo ano, é uma proposta absolutamente razoável.
Amadeu Roberto Garrido de Paula
__________________________________

LULA E JESUS: Presunção
Lula, presunçosamente, no Piauí comparou-se a Jesus Cristo e a Tiradentes. É inacreditável como uma pessoa pode julgar-se um deus. Muita presunção, egolatria e vaidade moldam o perfil do nosso presidente, que se julga ser o maior de todos.
FRANCISCO ZARDETTO
__________________________________
Soberba
Sobretudo quando é desmedida, dá-se com a soberba o mesmo do que com a esperteza: ela engole o esperto. Já que Lula se compara a Jesus, para que não se consuma no pecado capital esperamos pelo menos um pequeno milagre, porque transformar poste em presidente parece que não está sendo nada fácil.
JAIRO P. GUSMAN
__________________________________
Enterro
A soberba de Lula enterra definitivamente aquele que um dia foi capaz de merecer a admiração de seus iguais. Quanto mais alto se chega com essa lastimável atitude, maior a queda!
ANA PRUDENTE
__________________________________
Barbearia
Lula, comparando-se a Cristo porque também usa barba? Ora, Cristo nunca a usou para esconder "papo-furado".
A. FERNANDES
__________________________________
EDUCAÇÃO: Mau exemplo
É lamentável o Lula se comparar a Jesus Cristo. Mais lamentável ainda é o Lula dar mau exemplo sobre a educação, dizendo que "a arte de governar não se aprende em universidade". Lembro-me de quando ele assinou a posse e disse que não precisava ter curso superior para ser presidente da República. Provou que, quanto mais ignorantes houver no País, mais votos eles (PT) compram. Temos de continuar com essa energia para que dia 31 José Serra ganhe a eleição, assim estaremos fazendo do Brasil um país melhor, tanto para os pobres quanto para os ricos. Lula está jogando fora tudo o que construiu nos oito anos que governou, pelo desespero de ver sua candidata perdendo votos. Pergunto: será que está tudo bem, mesmo, com o Brasil? Por que Lula tem tanto medo de Serra ser o novo presidente? Alguma bomba vai aparecer e há o perigo de ela explodir assim que Lula (e o PT) deixar a Presidência e as coisas forem aparecendo?
SÉRGIO ASSIS
__________________________________
REVOLUÇÃO: Parecenças
O "almofadinha" eleito governador do Rio Grande do Sul lançou um boato de que a campanha de Serra está parecida com os antecedentes da revolução de 1964. Ledo engano de Tarso Genro, a campanha de Dilma lembra muito mais uma revolução, a soviética de 1917, com a censura à imprensa que ela e o Lula, mais os 40 do PT querem implantar.
CARLOS E. BARROS RODRIGUES
__________________________________
DE VINGANÇAS... E indenizações
Lula: a derrota eleitoral de senadores da oposição foi "vingança" de Deus. E a derrota de Dilma seria "vingança" do diabo? Falando em Dilma, por que a candidata não torna público o valor da indenização que está pleiteando à Comissão de Anistia?
ROBERT HALLER
__________________________________
Insulto a Deus
PresiMente, nunca lhe disseram que não se deve usar o nome de Deus em vão? Como ousa dizer "Deus fez a vingança que eu queria"? Deus é amor, bondade, nunca faria vingança. Aliás, se toda a CPMF tivesse ido para a saúde, ninguém seria contra ela. Também se não houvesse tanta roubalheira no império à sua vista, ela não seria necessária. Nós, alfabetizados, com toda a nossa contribuição e o respeito aos demais brasileiros, não concordamos com a divisão do País. E tenho dito.
JOÃO ALCINDO MARDEGAN
__________________________________
Blasfêmia
Nós, religiosos de todos os credos, não podemos aceitar o discurso de Lula de que Deus fez a vingança que ele queria. Ele precisa saber que o nosso Deus é bom, e não vingativo. Vamos orar e pedir a Deus que ele seja perdoado por tamanha blasfêmia.
ALVAREZ AGUILAR
__________________________________
PROMESSA: E o dinheiro?
O candidato José Serra vem prometendo passar o salário mínimo para R$ 600, dar 10% de aumento aos aposentados e 13.º ao Bolsa-Família. Provavelmente como milhões de seus eleitores, eu gostaria de saber de onde viriam os recursos para esses pagamentos já em 2011. E antes que a candidata pinçada pelo nosso semideus venha dizer que é uma promessa irresponsável e populista.
DURVAL ZANINI
__________________________________
"Dona Dilma Rousseff ainda acha que a religião é o ópio do povo?"
PAULO DE SOUZA CAVALCANTI

"Lula desconhece que Deus é bom, generoso, humilde e piedoso, quem é vingativo é Satanás"
ALVIMAR SANTOS JR.

"Se Lula se compara a Jesus, Dilma é Maria Madalena?"
EDUARDO HENRY MOREIRA
__________________________________
SÓ VOCÊ PODERÁ DECIDIR
Estamos no final das campanhas política. Só lamento que, num país onde mais de 100 milhões de pessoas votam, uma candidata que ficou em terceiro lugar na campanha para a Presidência tenha de decidir quem irá governar nossa Nação. Não que eu tenha algo contra Marina Silva, ao contrário, eu a admiro não só pelo seu comportamento, como pelo "espírito" brando que ela possui. Agora, daí a milhões de eleitores maiores de idade e sabedores da forma como o País está sendo conduzido dependerem da opinião de terceiros para eleger alguém eu acho um absurdo. Pense bem, e no momento de votar escolha realmente o candidato que no cômputo geral possa fazer mais para toda a sociedade, principalmente nos dias atuais, em que a vida, pelas próprias circunstâncias dos tempos, provavelmente ficará cada dia mais difícil.
Não deixe ninguém decidir por você. Você decide.
Virgílio Melhado Passoni
__________________________________
NÃO SE DEIXEM ENGANAR
Há uma grave falha na carta de Dilma aos evangélicos e católicos. Ela diz que o PNDH-3 está sendo revisto, enquanto o ministro Paulo Vannuchi nega isso peremptoriamente. Ela diz ser pessoalmente contra o aborto e que não enviará leis a respeito ao Congresso. Independe do fato que de sua fala contraria falas anteriores, gravadas e disponíveis na rede, Dilma - atenção! - não se comprometeu a vetar alguma iniciativa dos seus companheiros do PT, no sentido de descriminalizar o aborto. Este é o xis da questão e a grande armadilha da sua carta. Que as lideranças católicas e evangélicas não se deixem enganar.
M. Cristina da Rocha Azevedo
__________________________________
TUDO, MAS TUDO MESMO, PELO VOTO.
Minha solidariedade aos seguidores da senhora Dilma Rousseff, obrigados a conviver com hipocrisia, infâmia, falta de brio e amor-próprio expressados no texto da "Mensagem da Dilma". Ainda há tempo encontrar o melhor caminho.
Luiz Nusbaum
__________________________________
CABE TUDO NO PAPEL
Que decadência! Dilma, sem crédito perante os cristãos, mesmo tendo diversas declarações suas gravadas pela imprensa de que é, sim, a favor do aborto, agora em carta diz à Nação que (desde criancinha) é contra...
Esse é o juramento (falso) de uma candidata que quer ser "presidenta" do Brasil e não tem coragem cívica de defender suas ideias. Mas se vende por um voto...
Se no papel cabe tudo, no Palácio do Planalto não deveria...
Paulo Panossian
__________________________________
CARTA DA DILMA
Aproveita a chance, pessoal. Pede para a Dilma, que ela assina qualquer coisa agora.
Nada como ser PT. Se o poste cumpre depois, é outro assunto.
Ulysses Fernandes Nunes Junior
__________________________________
RELIGIOSIDADE DE DILMA
Essa forssação de barra de Dilma para mostrar uma religiosidade que ela não tem, com o único objetivo de conquistar votos de eleitores católicos e evangélicos, me lembra dum caso ocorrido em 1988, na disputa da prefeitura do Rio de Janeiro.
O finado deputado Álvaro Valle era favoritíssimo para ser eleito prefeito quando, a poucas semanas da eleição, começou a correr a notícia que ele seria gay.
Em vez de assumir essa condição, ou ignorar o assunto, Álvaro Valle cometeu o desatino de desmentir, insistentemente, o que ele considerava boatos, chegando ao cúmulo de arranjar um casamento às pressas, só para comprovar a sua masculinidade.
A emenda foi pior que o soneto, pois ninguém acreditou na farsa montada e ele, que era quase prefeito, foi derrotado na eleição.
A moral da história é que o povo não perdoa quem tenta iludi-lo.
Dilma está no mesmo caminho.
Ronaldo Gomes Ferraz
__________________________________
NEOCAROLA
A Sra. Dilma, candidata à Presidência, não entendeu ainda que suas tentativas de se tornar uma carola da noite para o dia são vexatórias. Tanto pra ela como para seu partido e correligionários. Como dizia minha avó: pau que nasce torto morre torto.
Arthur Soares
__________________________________
CAÇA AO VOTO RELIGIOSO
Brasil em transição, da cracia do demo para a teocracia.
Sergio S. de Oliveira
__________________________________
‘PADINHO MANDOU’
Quem manda manda. E agora, para enganar os eleitores desavisados, "padinho" Lula mandou sua candidata enviar uma carta prometendo não legalizar o aborto. Percebe-se nítida intenção de enganar eleitores. Dilma, porém, continua a achar que nem Jesus consegue tirar-lhe esta eleição, como expressamente alegou em entrevista em Minas Gerais. É muita falta de respeito pelo eleitor.
PEDRO MASCAGNI FILHO
__________________________________
CARTA AOS CATÓLICOS E OS BISPOS
Dou graças a Deus porque um grupo de católicos corajosos editou uma carta na qual demonstra porque os seus irmãos não devem votar na candidata do PT. O apelo relaciona as inúmeras falcatruas, corrupções, desvios da doutrina católica que o governo do PT e o sr. Lula praticaram ao longo destes anos, com estranho silêncio dos senhores bispos e da CNBB. Agora, alguns bispos, com o costumeiro autoritarismo, condenam esses irmãos que neste momento representam o "sal da terra". Na prática, eles dão apoio às propostas de um possível governo do PT. Por isso é que milhares de católicos não dão mais a mínima atenção ao que esses senhores falam e escrevem. Seguem sua consciência, a integridade da doutrina católica e a orientação que vem do papa. Permaneçam firmes neste enfrentamento e com eles estarei orando. Para a maior glória de Deus.
Antonio Ribeiro de Almeida
__________________________________
LIBERDADE RELIGIOSA?
"Minha campanha é pela vida, pela paz, pela justiça social, pelo respeito, pela prosperidade e pela convivência entre todas as pessoas", afirma a candidata Dilma no texto.
Ela mente, pois "puniu" a TV Católica Canção Nova porque alertou os fiéis de que ela era a favor do aborto! Isso é a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa que ela defende?
Orestes C. L. J.
__________________________________
CULTURA DA MORTE
No meio de tanta discussão sobre os favoráveis e os contrários ao aborto, o arcebispo de João Pessoa, dom Aldo Pagotto, postou no YouTube vídeo no qual acusa o PT e a candidata do partido à Presidência, Dilma Rousseff, de pregarem a cultura da morte no País. Segundo Pagotto, Dilma e o PT querem "descriminalizar o aborto e transformá-lo em direito humano fundamental". Para o arcebispo, "ataques à vida precisam ser combatidos". Na gravação, Pagotto pede que os católicos divulguem a mensagem ao maior número possível de pessoas, "porque estamos diante de um partido institucionalmente comprometido com a cultura da morte e que proíbe seus membros de seguirem suas próprias consciências". Ou seja, o PT utiliza a mentira para enganar a população, com uma candidata que caiu de paraquedas com a intenção de se tornar presidente. Os eleitores não deveriam entrar nesse jogo. Devemos, sim, é ficar atentos às propostas, pouco discutidas no primeiro turno. Quem vai solucionar o problema da educação? Afinal, são décadas e décadas de descaso com as crianças e os jovens que chegaram à vida adulta com poucas chances de disputar o mercado de trabalho com a parcela da sociedade que passou a vida dentro de escolas particulares. Vamos pedir que os candidatos mostrarem a solução que será dada ao Sistema Único de Saúde (SUS), belíssimo em sua concepção, mas pouco eficiente na prática. Será que defender a vida não é olhar para os milhares de brasileiros sem acesso a saúde, saneamento básico, vítimas das drogas e da violência? Há que dividir a atenção para outras mazelas que assolam o País.
Turíbio Liberatto
__________________________________
DEUS NA ELEIÇÃO 2010
Bateu desespero na campanha do PT! Na hora de comparar biografias, José Serra tomou à dianteira. É inegável que ele já foi testado e aprovado. Até o Ciro Gomes, que está na coordenação da campanha da adversária, disse e repetiu que Dilma Rousseff não é do "métier". Pelo menos por enquanto. Até o presidente Lula e seu time perderam o rumo. Agora, ele apela pra Deus!
Mirel Gonçalves Souza
__________________________________
SEGUNDO TURNO MILAGROSO
Não é por acaso que teremos segundo turno para a eleição presidencial. A Divina Providência tomou conta disso. Não estamos sós, Deus cuida de nós e os anjos são capazes de nos ajudar em meio a um mundo de crise. A vitória será daquele que prega o amor, o caminho da paz, a harmonia, a união dos povos, a compreensão, o perdão, a paciência, a solidariedade. Que o único poder do vitorioso seja o poder do amor. Que o vitorioso seja guiado pela Lei do Amor. A nossa vida é como uma viagem de trem e que nossa breve viagem seja uma grande oportunidade de aprender, ensinar, entender e atender aqueles que viajam ao nosso lado.
Não sei se Lula é religioso ou não, mas devia saber que Deus não comete vingança contra ninguém, portanto sua afirmação de que "Deus fez a vingança" que ele desejava, não elegendo senadores que votaram contra o governo (continuidade da CPMF), considerando a derrota de seus adversários uma obra divina, é uma blasfêmia. Como, também blasfemou ao se comparar a Cristo por usar barba comprida como Jesus usava. Falta-lhe humildade, pois desconhece que os humildes serão exaltados. As pessoas serão julgadas pelos seus atos no juízo final, para quem crê em Deus.
Lula falseia quando diz que a oposição divide o País em primeira classe e segunda classe, quando, na verdade, é o governo Lula que tenta provocar uma luta de classes, colocando os pobres contra os ricos. Só que agora Lula e família não são mais considerados pobres, pois ficaram ricos. Basta de hipocrisia, porque nada que foi dito às escondidas permanecerá na escuridão, um dia virá à tona.
Que a oposição seja vitoriosa, seja um instrumento de paz entre os povos, trazendo perfeita harmonia e sintonia universal, para que vivamos na luz.
Que Deus ilumine os eleitores na hora da votação e proteja o Brasil.
Cleiton Rezende de Almeida
__________________________________
ISLAMISMO
Os dois candidatos, na pressa expressa de ganharem a eleição, fizeram visitas alternadas, presença física nas missas da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, procurando revelar em sua face uma fina estampa, de fé inabalável, inacreditável, embalada por orações murmuradas em sussurros, leveza de anjos e querubins, a caminho do céu.
A candidata, ao lado do deputado recém-eleito, carismático, "personal trainning" da religião, ouvia dele instruções a fazer. Ações como rezar tal oração, sentar, levantar, ajoelhar, benzer-se, esticar os braços para frente, com a palma das mãos para cima, dobrando os cotovelos, "não, não é ginástica isso, não", dizia ele. Assim, a "performance" foi bem representada.
O candidato, não mais de camisa azul de mangas arregaçadas, tal qual um trabalhador, de sol a sol, mas de circunspecto terno escuro, acompanhado do atual governador eleito, expressão de ex-coroinha de igreja, tinha suas ações mais desenvoltas, envoltas na seriedade do recinto sagrado.
Os fiéis, que lá estavam olhos arregalados, espantados, uma vez que jamais os tinham visto, aos domingos, naquela igreja, obrigação de cristão, mantinham o suspense e a surpresa no ar, revelando rostos de indecisão e descrença.
Ambos, um dia um, outro dia e outro, saíram de lá e, apressados, estressados, correram para os templos evangélicos, onde oraram de mãos dadas com os crentes, olhos cerrados, procurando demonstrar a fé que os mantinha de pé.
Diante de tais situações inusitadas, minha fé recebeu rajadas de ventos duvidosos e meus passos seguiram caminhos tortuosos, em direção a Meca.
Sim, porque às mesquitas nenhum deles foi. Alá e Maomé, preocupados com o Oriente, em briga eterna com o Ocidente, não lhes distribuíram urnas de votos.
Além do que ficaria difícil para os candidatos abrirem o tapetinho persa no meio da rua, ajoelharem-se e rezarem apontados para Meca. Muitos brasileiros que os vissem no inusitado ato julgariam que o segundo turno da eleição estaria esquentando demais sua cabeça, portanto, não seriam mais, confiáveis. "Já chega um palhaço, que ganhou com expressivo número de votos! Agora, não!"
Também a candidata não iria usar o chádor, ou xádor, veste feminina que cobre o corpo todo de recatadas muçulmanas, e muito menos a burca, que lhe tamparia o rosto, impedindo a visão de seus queridos companheiros.
Da mesma forma, o candidato de maneira alguma tiraria os sapatos, as meias e entraria na mesquita para ajoelhar-se, curvar-se totalmente, encostando a cabeça no chão para rezar, o que lhe provocaria uma terrível dor lombar, embora o muezim, do alto do minarete, entoasse seu chamado musical.
Lembramos que a Bíblia poderia ser levantada ou citada fartamente por eles, em recintos cristãos, mas o Corão, não, este não...
Tais fatos expostos acima, e outros, frutos do marketing político, escuras remessas de promessas, me levaram a decidir, a tomar novo rumo e tento, em minha vida de eleitora.
Pronto! Já está resolvido: vou virar muçulmana, maometana. Assim, tranquilamente, anularei meu voto.
E que Alá proteja para sempre o povo brasileiro! .
Cacilda Amaral Melo
__________________________________
LULA LÁ...
... brilha uma estrela... Lula lá... cresce a esperança...
Ah... que saudades daquele jingle,
Que saudades do tempo que eu era inocente
Do tempo que sentia orgulho em dizer
Sou petista, Lulista, Socialista, sou do PT
Ah... que saudades daquele jingle,
Que saudades daquele homem, parecido com meu pai,
Barbudo, metalúrgico, de origem pobre e que tinha,
no seu discurso, a solução que iria mudar
a vida da minha família.
Ah... que saudades daquele jingle,
Daquela mensagem convincente
que colocaria o Brasil no primeiro mundo,
acabaria com a corrupção, daria educação,
que faria, que ia, ia, ia, ia...
Ah... que saudades!
Hoje, diante do espelho, tenho vergonha.
Vergonha de lembrar das tantas e tantas
vezes que defendi aqueles que prometeram
mudar o futuro do meu país,
Fui enganado. Não dá mais.
Meu voto será de protesto!
Não! Jamais votei em palhaço, ou coisa que o valha,
Digo voto de protesto, pois meu voto será, unicamente, para somar contra,
Votarei na "Serra do Índio", se é que me entendem.
Votarei naqueles que, durante muito tempo,
Foram os protagonistas de tantos e tantos
Escândalos.
Votarei naqueles que venderam o solo da pátria amada Brasil,
Mas que, paradoxalmente, criaram as condições econômicas.
Que aí estão.
Votarei nas cores de outro partido,
Naqueles que não andam na mão esquerda,
Mas não voto e nunca votarei na Dilma.
Dilma representa, concretiza, materializa
O fim de um sonho inocente, o fim do meu sonho
E de tantos outros brasileiros que acreditaram
Que o PT era um partido diferente.
Dilma lá... apagará estrelas,
Dilma lá... diminuirá a esperança,
Dilma lá... será o Brasil, definitivamente, na lama.
Márcio Santos
__________________________________
POVO BURRO
Após o primeiro turno, o presidente Lula disse que o povo não teve inteligência suficiente para decidir a eleição. Espera aí, não ter inteligência é ser burro, certo? Foi isso que ele fez? Chamou o povo de burro? E ainda vão votar na candidata dele? Para ratificar o que ele disse? É, faz sentido. Um povo que dá 81,7% de apoio a ele e leva um burro pela cara, dizer o quê?
Panayotis Poulis
__________________________________
ALUCINAÇÃO OU MEDO?
IMPRESSIONANTE! Quando pensamos que já ouvimos todas as lulices (bobagens), sempre aparece uma nova e mais estapafúrdia do que a outra. A mais recente foi rosnada no Piauí, no auge da megalomania, verborrágico, S. Exa. exudou todo o seu ódio (contra a oposição), toda a inveja (por aqueles que têm formação superior) e talvez todo o seu medo, visto que as pesquisas apontam empate técnico entre a oposição e sua criatura: não só tornou a se comparar a Jesus Cristo, mas, ultrapassando todos os limites do bom senso, proferiu a maior de todas as blasfêmias, ao afirmar que Deus fez a vingança (?!) que elle queria contra os senadores (não reeleitos) que votavam contra o governo.
Lembrando uma das últimas "gracinhas" - a de que em 31/12/2010 tem vontade de pregar a faixa presidencial com cola e sair correndo -, nós nos perguntamos se seriam suas palavras fruto de alguma substância alucinógena ou medo, mesmo!
Aparecida Dileide Gaziolla
__________________________________
UNIÃO DE PESSOAS DO MESMO SEXO
O aborto é um assunto muito problemático. E que mereceu destaque e motivou a mobilização de integrantes de várias tendências religiosas que atacaram agressivamente a candidata Dilma, desvirtuando sua manifestação sobre o assunto. E isso repercutiu em sua votação no primeiro turno. No entanto, uma ex-senadora do PSDB, Eva Blay, do mesmo partido do Serra e ele próprio abordaram a questão. Ela, através de um projeto de lei em 1993 e ele, numa Norma Técnica de 1998, como ministro da Saúde. Qual será agora a posição desses correligionários sectários, coerentemente, comentando as declarações do candidato de que não é contra a união de pessoas do mesmo sexo? Isso também não fere certos preceitos religiosos?
Uriel Villas Boas
__________________________________
CONTENDA OU COTEJO?
Na linguagem do futebol, tanto um como o outro termo querem dizer disputa. É isso que está ocorrendo no PT. Essa disputa passará também a ser entre religiões, porque o PT, como todos sabem, sempre teve a Igreja Católica como um de seus braços. De olho no voto, Dilma diz aos evangélicos que será contra essas teses do PT. E diz por escrito. "Serei contra a liberação do aborto, casamento de homossexuais e contra o registro civil para transexuais." Aí fica a pergunta de um leigo: e a Marta Suplicy como fica nisso? Ela, que é sexóloga e favorável a tudo isso? Vai se agachar no meio dos tiroteios ou vai atirar para todos os lados? Fico à espera de resposta.
Mário Lopomo
__________________________________
ESTADO MÍNIMO
Tem chovido ataques pessoais de todos os lados neste segundo turno das eleições presidenciais. Algo degradante para os eleitores mais cultos. Para quem é do PT, a Dilma é uma santa e o Serra, um demônio. Para os do PSDB, acontece o contrário. Acabou o senso crítico entre os eleitores, não se questiona se o seu candidato, caso vença, procurará melhorar o seu desempenho na administração da coisa pública. Quem deve estar sorrindo até em velório é o poder econômico concentrador de renda, que nessas ocasiões fica nos bastidores manipulando os que estão na linha de frente. Por exemplo, para os que são favoráveis ou contrários às privatizações e terceirizações, não existe democracia verdadeira sem um Estado (mínimo) competente, honesto e justo, mais independente dos péssimos políticos de ocasião. E nisto os dois lados têm o rabo preso.
Luiz Antonio da Silva
__________________________________
LULA SE COMPARA A CRISTO
Numa de suas habituais verborreias, o Sr. Lula, em discurso no IFT do Piauí, disse que "... hoje pobre pode ser doutor, viajar de avião". Ora, digníssimo ser celestial, quantos doutores podem hoje viajar de avião? Com os impostos massacrantes em cima da classe média (a velha classe média), os oligopólios aéreos vergonhosos com os preços das passagens na estratosfera, aliás, quando a aparelhada Anac vai se manifestar? Garanto que não muitos!
Ao dizer que o povo é o dono do País e não pode permitir a volta ao desespero do passado, completa brilhantemente: "Cansamos de ser tratados como vira-latas." Nós quem, digníssimo? O senhor, que utiliza a máquina para se manter no poder? Sua panelinha que rouba e fica por isso mesmo? Quem lhe vende os ternos Armani pagos por nós, classe média?Nossa primeira-dama, com sua varias plásticas e botox pagos por nós? José Dirceu, que viaja de jatinho e carro importado com motorista? O Sr. Fabio Lulinha da Silva, que se tornou num instante o Steve Jobs tupiniquim? Seus parentes que ganham viagens "grátis" pela FAB para um convescote no palácio?
Ora, Sr. Lula, em seus desvarios pode até se comparar a Jesus Cristo, mas preserve sua biografia com o que ela tem de bom e pare de dizer sandices. Vá assar seus coelhinhos!
Cesar Araujo
__________________________________
VALORIZAR A VIDA
O que esperar de uma candidata a presidente da Nação quando ela própria chama seus concorrentes ao mesmo cargo de "turma do contra", "gente do mal"?
Que respeito ela tem por seus semelhantes? Valorizar a vida não consiste apenas em se dizer contra o aborto, mas também em respeitar a diversidade de opiniões, sem ódio no coração. É também respeitar a pessoa que trabalha garantindo a segurança do País, e não assassiná-la, como foi feito com Mario Kozel Filho. É, enfim, não roubar, não matar, não levantar falso testemunho, etc., etc... É dar às nossas crianças e jovens uma educação de qualidade que lhes permita alcançar o discernimento, o espírito crítico para que nunca caiam na armadilha das bolsas caça-votos.
Cléa M. Corrêa
__________________________________
CALÚNIAS
Na reta final do primeiro turno das eleições houve enxurradas de e-mails afirmando que a Dilma havia dito que nem Jesus Cristo a tiraria da Presidência, não apareceu em nenhum jornal confirmação de tal fato, pois tudo não passou de uma calúnia. Agora o Serra declarou à imprensa brasileira, em alto e bom som, que é a favor da união homossexual, assunto tão complicado como aborto e religião. Vamos, então, acompanhar a reação dos eleitores e defensores do Serra que são abertamente contra a união homossexual.
Jatiacy Francisco da Silva
__________________________________
O QUE IMPORTA
Voltamos à discussão do aborto. É natural que, para os marqueteiros, esse seja um cardápio tentador; temas que levam a posições plebiscitárias são capazes de polarizar posições. Besteira.
A sociedade tem elementos suficientes para discutir essa questão a qualquer momento e ambos os lados contam com representações legítimas para argumentar, pressionar e fazer valer suas posições. Neste momento, colocar mais lenha nessa fogueira é inoportuno, uma vez que se perde espaço para a discussão de questões muito mais urgentes, como por exemplo, sobre quem vai assumir a paternidade (ou, no caso, maternidade) do famigerado PNDH-3.
Qual dos candidatos vai assumir publicamente o compromisso de preservar, defender e garantir a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa? Qual dos candidatos vai assumir publicamente o compromisso de respeitar a propriedade privada nos moldes definidos pela nossa Constituição?
Nosso presidente disse que assinou (o PNDH-3) sem ler (ops!). O "cara" assina cheque em branco e tem moral para pedir voto?
Ricardo Pirondi Gonçalves
__________________________________
DISPUTA DE PÉSSIMA QUALIDADE
Muito bom o artigo "Não é só o aborto, a vida está em volta" (15/10, A2), do jornalista Washington Novaes. Concordo que a busca incessante pelo voto dos católicos e evangélicos produz uma disputa de segundo turno de péssima qualidade, já que os presidenciáveis demandam grande parte do tempo de suas campanhas com essa discussão.
José Renato

As opiniões contidas nesta postagem não refletem necessariamente a opinião do BLOG SOS ITABORAÍ http://sositaborai.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...