NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 20 de agosto de 2011

Baixo índice de popularidade faz Sergio Soares pensar em abandonar a política

O partido dos trabalhadores (PT) está “doutrinando” em Maricá o candidato de Lula e Dilma a Prefeitura de Itaboraí Marcelo Sereno que já desponta como favorito em 2012.
Sergio Soares em entrevista a um jornal de São Gonçalo fez a manchete: ou nos unimos todos ou vamos perder a cidade para os piratas (que o povo chama de salvadores). Sergio Soares acordou para o novo momento da cidade e conclama a velharia de seus colegas de política na cidade para a cruzada que terá de convencer a população de que até um político sem tradição no município não possa fazer melhor do que o seu grupo, no poder nas últimas décadas. Altineu Cortes, Marcio Panisset e Marcelo Sereno, pela ordem de chegada, são a esperança de mudança amplamente sinalizada nas eleições de 2010 que os mocinhos da velha guarda esperam enfrentar – pela leitura do momento político municipal e pelas declarações do prefeito – o ex-vereador Helil Cardoso que errou na escolha de seu vice; talvez fosse imbatível ao lado de Sadinoel.
Amargando uma rejeição sem igual na estória municipal, os políticos da cidade se apavoraram com os últimos acontecimentos eleitorais. Acostumados a “oposição” de um arranjo local tradicional não esperavam que nomes fora do baralho que manuseiam poderia mudar as regras do jogo.
Depois de o deputado estadual Altineu Cortes ter lançado seu nome para a disputa e de abrir ferrenha oposição com sucessivas denuncias de irregularidades no governo municipal, a elite política local - composta do prefeito e do ex-prefeito, Cosme Salles, dos vereadores e verealixo, empresários, além do deputado federal Alexandre Santos – assustaram-se ao petista; tentando esfriar a candidatura de Marcelo Sereno e fazendo de conta de que ele e Altineu não ofereciam perigo ao feudo.
A parcimônia com que lidaram com a situação permitiram então novas investidas na cidade. Dessa vez então a do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que resolveu testar a força do seu partido, o PDT, apresentando para a disputa o nome do deputado estadual Marcio Panisset.
As declarações recentes de Sergio Soares, no entanto, altera o curso dos acontecimentos e claramente mostra agora um alerta vermelho quando na primeira reação pede socorro, clamando por uma união das correntes que tradicionalmente (usurpadores da cidadania) na cidade só se aproximam para os seus próprios interesses, situação clara e transparente para o eleitorado da cidade.
Na união que Sergio Soares propõe - a dos políticos da cidade - apenas um nome desponta: Helil Cardoso, do PMDB, que disputa, no momento, também, ser vice do presidente da Câmara, Lucas Borges. Líder nas mentiras em plenário, o vereador, sob as asas do partido do deputado Alexandre Santos e embora o discurso de oposição, seria, então a solução que Sergio Soares pede?
O ex-poderoso prefeito Cosme ainda com gosto amargo de 2010 na garganta, então admite não participar da disputa, reprisa um filme que já fez passar, com resultados catastróficos. Nas análises mais frias possíveis, contudo, a velharia política local poderia ir pensando em outros nomes.  Certamente gato escaldado, viu a eleição de Sérgio Soares e os resultados de 2010 onde a voz do povo falou mais que o dinheiro nessas condições. O grupo mandante procura um novo rumo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...