NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tim Maia faria 69 anos nesta quarta-feira; veja algumas curiosidades do 'síndico do Brasil'

Sebastião Rodrigues Maia nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1942. Começou trabalhando cedo, no bairro da Tijuca, onde distribuía marmita desde criança. Para chamá-lo, o pessoal gritava "Tião Marmiteiro" e ele respondia prontamente "é a PQP".
Tim Maia era uma figura única na música popular brasileira. Se estivesse vivo, faria 69 anos nesta quarta-feira, dia 28. Não sabemos se ainda teria a mesma voz grave e potente para cantar, se faria shows (ou se principalmente compareceria a eles), mas certamente continuaria como sempre foi: uma figura rebelde, excêntrica e genial.
O cantor nunca se colocou como um exemplo a ser seguido. Pelo contrário, sempre fez questão de andar na 'contramão' dos bons termos pré-estabelecidos. Um belo exemplo disso é que, no início da carreira, enquanto os vários grupos e cantores ganhavam dinheiro com as músicas da Jovem Guarda, Tim ia contra a tendência e soltava sua voz misturando soul e funk com samba e baião.
Mesmo após 13 anos de sua morte - causada em 15 de março de 1998, depois de ser socorrido às pressas no início de um show em Niterói, por conta de uma infecção generalizada relacionada a seus problemas respiratórios, de obesidade e diabetes -, o cantor ainda goza de uma enorme popularidade junto ao público brasileiro. Tudo isso por conta de hits que ele cravou na história da música nacional, como Sossego, Gostava Tanto de Você, Me Dê Motivos, Não Quero Dinheiro, Você, Primavera, entre tantas outras.
Mas Tim Maia não era um fenômeno somente por sua música, e sim também pela história repleta de episódios bizarros (registrados por Nelson Motta no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia) e opiniões controversas.
Tim era uma metralhadora de frases diretas e polêmicas. Abaixo, você lê frases marcantes de sua vida, que mostram que o cantor e compositor não tinha papas na língua e falava abertamente sobre as gravadoras, empresários, emissoras de televisão ou drogas. A seguir algumas curiosidades sobre o 'síndico do Brasil', apelido que ganhou de Jorge Ben Jor.
Roberto Carlos
"Fiquei três anos tentando fazer Jovem Guarda. Fui sabotado pelo Roberto e pela turma dele. Eles tinham medo da soul music."
"Roberto Carlos não é geniozinho. Ele é inteligente, batalhador e canta mais ou menos."
MPB
"No meu disco de bossa nova, gravei Garota de Ipanema em inglês sim. Em português, até o Dom Helder Câmara já gravou. Só falta mesmo o delegado Romeu Tuma fazer uma versão também."
"Quando soube que o Prince pediu 180 toalhas no camarim pra tocar no Rock in Rio, passei a pedir 18 toalhas por show. Ou seja, pedi 10% do Prince pra ver se fico mais valorizado."
"O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas são esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca."
Gravadoras
"O Rio de Janeiro é um dos centros mundiais do jabaculê. Nós somos testas-de-ferro das mesmas gravadoras que não deixam tocar música brasileira no rádio."
"Já sou independente. Rompi com as gravadoras faz tempo. Financeiramente, estou me dando muito melhor que antes."
Raça
"Gosto do Sargentelli. Ele é uma pessoa legal. Enquanto ele está vivo, deveria angariar fundos pra fundar uma universidade de pretos, já que ele colocou tantas mulatas pra mostrar a bunda."
"Hoje, sou latino, mas em Nova York eu era preto mesmo."
"O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue."
Sexo
"O bom é quando você senta em cima da mão esquerda pra ela ficar dormente e você pensar que é outra pessoa que está te tocando."
"Não saio com mulheres famosas porque não pago acima da tabela."
"Não sou sexualmente planejador. Fui criado na zona e sempre paguei royaltie normal."
"O problema do gordo é que ele quando beija, não penetra. E quando penetra, não beija."
Rede Globo
"Tive que acionar a Globo na Justiça porque eles me cortaram até do fundo musical do Xou da Xuxa. E quem mandou me cortar? O Boni!"
"Todo mundo quer me ver cantar na Globo porque ela é um veículo de comunicação mais danado."
Drogas
"Eu sou o bispo Tim Maia e tenho meus adeptos: chamo os ‘doidões’ para o Circo Voador e faço o meu show."
"Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco."
"A maior propaganda da cocaína está na TV. Eles mostram os papelotes e os caras abrindo os sacos com aquela faquinha."
Religião
"Quando cheguei lá, vi que a Cultura Racional era umbanda, candomblé, baixo espiritismo (...) "Ele (Jacinto Coelho) passou 15 anos com seu Sete da Lira e tinha uma propriedade enorme em Nova Iguaçu, que incluía até um motel para extraterrenos."
Estilo de vida
"Resolvi fazer uma dieta rigorosa. Cortei com o álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias."
Tim Maia
"Por enquanto sou um sujeito que, em vez de estar dormindo com uma Miss Brasil até às 9 da manhã, acaba dormindo com uma prostituta que sai correndo às 6h43 e ainda leva quinzinho. Mas isso vai mudar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...