NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 24 de março de 2012

Resumo jornalístico nacional em 24/03/2012


O Globo

Manchete: Prefeito pede socorro para alojar pessoal da Rio+20... Campanha tentará incentivar moradores a hospedar participantes... A menos de três meses para a Conferência Sustentável (Rio+20), a falta de infraestrutura hoteleira suficiente para abrigar 50 mil pessoas levou o prefeito Eduardo Paes a decidir lançar, até o início de abril, uma campanha incentivando os cariocas a hospedar estrangeiros. Para garantir a acomodação de todos os participantes - já está confirmada a vinda de 80 chefes de Estado e de 120 delegações, além de representantes dos 193 países membros da ONU e de milhares de integrantes de ONGs -, o Comitê Organizador da Rio+20 bloqueou reservas até mesmo em hotéis fora do Rio, em cidades como Angra dos Reis e Petrópolis. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a cidade tem 33 mil quartos incluindo albergues e motéis, e a taxa de ocupação para o período do evento (13 a 22 de junho) já passa de 90%. Congressos marcados para junho - como um internacional de odontologia, com três mil pessoas - já foram transferidos ou adiados para desafogar a rede hoteleira. (Página 1 e 14)

Carioca desperdiça chance de reciclar... A cidade-sede da Rio+20 ainda não assimilou a cultura da reciclagem, mostra a última reportagem da série. Para especialistas, campanha não basta: é preciso subsidiar o setor. (Págs. 1 e editorial "Lixo mancha a imagem da cidade da Rio+20", 21)

França à espera de explicações sobre atirador... A morte do extremista islâmico Mohammed Merah pela polícia levou a França a questionar por que ele não foi capturado vivo para explicar suas possíveis ligações com grupos terroristas, e também a eficácia das autoridades, que não o prenderam antes. (Págs. 1, 37 e Arnaldo Bloch)

Prazos eleitorais ameaçam Lei da Ficha Limpa... Promotores eleitorais temem que o prazo legal de cinco dias para pedir a impugnação de candidaturas dificulte o cumprimento da Lei da Ficha Limpa este ano. Eles temem não ter tempo de analisar toda a documentação dos candidatos. Em 2008, 381 mil concorreram. (Págs. 1 e 3)

China desacelera e pega Vale no inferno astral... Demanda menor da China, seu principal mercado, queda no preço internacional do minério de ferro e cobranças judiciais de impostos fizeram a Vale perder para a Ambev o posto de segunda colocada entre as maiores do país em valor de mercado. (Págs. 1 e 29)

Prosa & Verso... Nova onda de oposição ao acordo ortográfico em Portugal lança dúvidas sobre unificação da língua... "Se o acordo fosse adoptado, a pronúncia de muitas palavras ficaria desfigurada, com exceção do Brasil"... Vasco Moura, escritor português, em entrevista por e-mail, na qual pediu "respeito da ortografia portuguesa"...

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Dilma assume negociação para aprovar lei ambiental... Crise na base faz presidente tentar pessoalmente obter maioria e evitar desgaste antes de cúpula da ONU... A presidente Dilma Rousseff assumiu o comando da negociação para aprovar o Código Florestal, diante da iminência de uma derrota às vésperas da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho. Durante duas horas, ela discutiu as propostas com seis ministros. A orientação é evitar a votação na Câmara ao menos por um mês, para tentar obter maioria. A presidente admitiu que a estratégia pode não funcionar diante da pressão de aliados para liberar proprietários rurais da exigência de recuperar a vegetação nativa às margens de rios. Anteontem, Dilma pediu a Gilberto Kassab, presidente do PSD, que o partido apoiasse essa exigência, mas o prefeito paulistano disse que não tem controle sobre esse tema na bancada - entre os 47 deputados do partido, há muitos ruralistas. (Págs. 1 e Nacional A4)

Ruralistas aproveitam... A bancada ruralista tem aproveitado a crise na base aliada para emplacar sua agenda, informa o repórter Roldão Arruda. (Págs. 1 e Nacional A4)

Senador pode sofrer ação por suposto acordo com bicheiro... O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, avalia se pedirá ao STF abertura de inquérito para investigar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) por suposta cobrança de propina e favorecimento pela máfia dos caça-níqueis em Goiás. A situação se agravou após divulgação de que o senador receberia 30% da arrecadação do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Torres nega. (págs. 1 e Nacional, A6)

FGV prepara índice para medir felicidade... A Fundação Getúlio Vargas está elaborando um índice de Felicidade Interna Bruta (FIB). A intenção é fornecer os resultados ao governo para as políticas públicas. Os pesquisadores dizem que o PIB não dá conta da situação real do País, mas admitem que o PIB é bastante subjetivo. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

Assassinato de gartoto negro revolta Obama... O presidente Barack Obama engrossou a indignação na Flórida após o assassinato do negro Trayvon Martin, 17 anos, pelo vigilante branco George Zimmerman, que suspeitara dele. "Se eu tivesse um filho, ele seria como Trayvon", disse Obama. (Pags. 1 e Internacional A18)

Para papa, comunismo não funciona em Cuba (Págs. 1 e Vida A26)

Procurador duvida de prisão no caso do Metrô (Págs. 1 e Cidades C1)

Marco Aurélio Nogueira... Venenos e toxinas... A crise do governo com a base evolui porque a política chegou a um nível tão baixo que passou a liberar somente gases tóxicos e venenos. (Págs. 1 e Espaço aberto A2)

Roger Cohen... O falso debate sobre o Irã... Como os EUA aprenderam na última década, erros podem ocorrer sob a forma de escolhas irracionais impulsionadas pela política. (Págs. 1 e Visão Global A20)

Notas & Informações... A reunião com os empresários serviu para Dilma encenar iniciativa, em meio à crise com a base.(Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Adeus, Chico... Gênio na arte de fazer rir, Chico Anysio era um artista multimídia, antes mesmo de a expressão ser inventada. Começou no rádio. Fez teatro e cinema. Escreveu dezenas de livros. Compôs música. Cantou. Mas foi na TV que se consagrou como o maior humorista brasileiro de todos os tempos. Os 209 personagens que criou divertiram várias gerações de brasileiros. E bordões como "Afe, tô morta", do pai de santo Painho, e "E o salário, ó!", do saudoso professor Raimundo, caíram no gosto popular. Em Brasília, ele recebeu a última homenagem pública em vida, pelo projeto Mitos do Teatro Brasileiro. Emocionado, não perdeu a irreverência e o bom humor, mesmo sentado numa cadeira de rodas: "Estou aqui no meio dos grandes: Dulcina de Moraes, Procópio Ferreira, Dercy Gonçalves, Nelson Rodrigues e Cacilda Becker", disse. "Tomei até um susto, porque todos estão mortos. Pensei: será que eu vou ter que morrer também?" A plateia, que já o aplaudia de pé, explodiu numa sonora gargalhada. Chico lutava contra a morte havia três meses. Ontem, aos 80 anos, perdeu a batalha. (Pág. 1 e Suplemento Especial)

Fanático tinha ligações com neonazistas... Polícia Federal investiga se o brasiliense suspeito de planejar um massacre a alunos da UnB recebeu dinheiro de grupos extremistas (Págs. 1 e 33 a 36 e Visão do Correio, 26)

Dilma parte pra briga com a base... A ordem, no Planalto, é não recuar no embate com ruralistas sobre mudanças no texto do Código Florestal, aprovado no Senado. A questão rachou a base aliada. (Págs. 1 e 2)

Brasileira afoga o filho na Argentina... Adriana Cruz matou o menino de 6 anos na banheira. O crime seria uma vingança contra o ex-marido e causou revolta no país vizinho. (Págs. 1 e 29)

BC vai vigiar quem pegar empréstimo... Governo aumenta fiscalização para evitar o endividamento excessivo dos brasileiros. Cliente que tomar mais de R$ 1 mil em banco será monitorado. (Págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: RS entra em rota de droga peruana que vai para a Espanha... Terceira prisão de traficante estrangeiro no aeroporto Salgado Filho em 51 dias confirma que a Capital virou entreposto para quadrilha... Conexão inclui Peru, Bolívia e o norte do Brasil. (Págs. 1 e 36)

Olho no juro: Crédito além de R$ 1 mil será vigiado... Banco Central vai fiscalizar empréstimos para evitar inadimplência. (Págs. 1 e 22)

Direto ao ponto: Papa rejeita comunismo em Cuba... Às Vésperas de visitar o país, Bento XVI diz que Igreja pode ajudar a mudar regime. (Págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação/Banco de notícias/Sinopse do dia/Radiobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...