NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Curiosidades: Coisas do Brasil

________________________________________
Descobrimento do Brasil
A primeira pessoa a se interessar pela questão da casualidade ou intencionalidade do descobrimento do Brasil foi o imperador Pedro II. Em 1849, consultou a respeito o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. A resposta foi formulada no ano seguinte por Joaquim Norberto de Souza Silva, defendendo a tese da intencionalidade.
________________________________________
Os primeiros escravos no Brasil
Os primeiros escravos negros foram trazidos para o Brasil em 1538 por um certo Jorge Lopes Bixorda. Calcula-se que, desde então e até 1865, quando o tráfico foi finalmente proibido, entraram no país cerca de 15 milhões de escravos.
________________________________________
Introdução da iluminação pública
A primeira cidade a ter iluminação pública na América Latina foi Campos, Estado do Rio de Janeiro. As luzes de suas ruas acenderam-se no dia 24 de julho de 1883. A segunda cidade brasileira a substituir os lampiões de gás foi Juiz de Fora, Minas Gerais, em 5 de setembro de 1889.
________________________________________
Primeira brasileira na política
A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte, apesar da proibição de que mulheres se envolvessem em política. Sua vitória foi possível apenas depois de um recurso judicial.
________________________________________
Os primeiros cursos de Direito do País
11 de agosto de 1827, foi neste dia que Dom Pedro I promulgou a lei que criou os dois primeiros cursos superiores do País, que ofereciam formação jurídica. Até então, os brasileiros e os filhos de portugueses que desejassem prosseguir os seus estudos de 3º grau precisavam ir à Europa. Os locais escolhidos para sediar as faculdades foram a Faculdade do Largo São Francisco em São Paulo e, em Olinda, o convento de São Bento. Hoje, a Faculdade de Olinda está no Recife e pertence à Universidade Federal de Pernambuco. Já em São Paulo, a Faculdade de Direito foi incorporada, em 1935, ao núcleo inicial da atual Universidade de São Paulo. Briga eterna: saber qual das duas foi a primeira faculdade do Brasil. Embora criadas pela mesma lei, os pernambucanos dizem que a deles é a mais antiga porque Dom Pedro I esteve lá antes de visitar a de São Paulo. Enquanto isso, em São Paulo, dizem que a faculdade mais antiga é a do Largo São Francisco porque lá foi ministrada a primeira aula, a aula inaugural dos Cursos Jurídicos no País, no dia 1º de março de 1828, às 4 h da tarde.
________________________________________
Primeiro comandante da Marinha brasileira foi inglês
O primeiro comandante da Marinha de Guerra do Brasil foi o almirante inglês Alexander Cochrane. Assumiu o cargo em 21 de março de 1823. Cochrane, discípulo do grande herói britânico Nelson, comandava a esquadra chilena quando foi contratado por ordem expressa do Imperador Pedro I.
________________________________________
As primeiras moedas do Brasil
As primeiras moedas em que aparece o nome do Brasil são de 1816. Foram emitidas especialmente para comemorar a elevação do Brasil à categoria de Reino. Cunhadas em ouro, prata e cobre, traziam a inscrição: Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
________________________________________
Batalha de Tuiuti foi a maior já travada na América do Sul
A América do Sul nunca se notabilizou pelos conflitos entre as nações que a integram. A maior batalha já travada no continente foi a de Tuiuti, em 24 de maio de 1866, com a participação de 20 mil soldados brasileiros, 4 mil argentinos e mil uruguaios contra 24 mil paraguaios.
________________________________________
Iniciativa mais precoce de abolição da escravatura no Brasil veio em 1823
É de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, a iniciativa mais precoce para abolir a escravatura no Brasil. Em 1823, propôs à Assembleia Constituinte a extinção do tráfico no prazo de cinco anos, seguindo-se a libertação gradual dos escravos. O tráfico só foi extinto em 1865. A abolição só veio em 1888.
________________________________________
Arquipélago de Fernando de Noronha foi a primeira capitania hereditária no Brasil
Fernando de Noronha é tanto nome do arquipélago como da principal ilha, entre as 20 que o constituem. Descoberto por Gonçalo Coelho em 1503, o arquipélago foi doado ao comerciante de pau-brasil Fernão de Noronha como a capitania hereditária de São João, a primeira a ser criada no Brasil. Foi possessão holandesa de 1635 a 1654, e francesa, em 1737, retornando então aos portugueses.
________________________________________
Portugal, ao contrário da Espanha, tratava o território de suas colônias como um todo
O Brasil é apenas uma nação e não um conjunto de pequenas repúblicas, como acontece com o resto da América Latina, porque os portugueses tratavam o território como um todo. A Espanha dividia suas possessões em três vice-reinados: Nova Granada (Colômbia, Venezuela e Equador); Peru (Peru, Bolívia e Chile); e vice-reinado do Prata (Argentina, Uruguai e Paraguai).
________________________________________
Conflito desigual terminou com o massacre dos sertanejos na tragédia de Canudos
A tragédia de Canudos é uma nódoa na história brasileira. Em junho de 1896, Antônio Conselheiro encomendou madeira na cidade de Juazeiro, para revestir a igrejinha que construíra. O vendedor recebeu o dinheiro mas não entregou a madeira. Fez correr o boato que Conselheiro invadiria Juazeiro, para cobrar a dívida. Requisitadas tropas estaduais, iniciou-se um conflito desigual que terminou com o massacre dos sertanejos.
________________________________________
Requisição de cama para a visita do Ouvidor Real a São Paulo em 1920 foi parar na Justiça
Em 1620, ocorrendo a visita do Ouvidor Real a São Paulo, foi requisitada a cama de propriedade de Gonçalo Pires porque era a única que merecia este nome na cidade. Na hora da devolução, Gonçalo recusou a mobília, alegando que fora estragada pela bexiga indisciplinada do Ouvidor. O caso foi parar na Justiça. Encerrou-se sete anos depois, sem sentença, porque Gonçalo morreu, sem deixar descendentes.
________________________________________
Chica da Silva entrou para a história pelo fascínio que exercia sobre seu amante
Chica da Silva foi uma ex-escrava que entrou para a história brasileira pelo fascínio que exercia sobre seu amante, o rico desembargador João Francisco de Oliveira. Ela o obrigou a construir um lago artificial no vasto jardim da casa que ele lhe presenteara e pôr ali um navio de verdade, com mastros, velas e âncora, para que Chica e os amigos pudessem navegar, o que faziam com grande alarido.
________________________________________
A primeira cruz do Brasil é pequena e de ferro
A enorme cruz de madeira, que aparece no quadro "A Primeira Missa no Brasil", pintado em 1861 por Victor Meirelles, não corresponde a pequena cruz de ferro, de 40 centímetros de comprimento, que foi realmente usada no primeiro evento religioso em nossa terra, no domingo, 26 de abril de 1500. A cruz de madeira que Victor Meirelles representa em sua tela foi construída para a segunda missa, rezada na sexta-feira, 1º de maio. A cruz de ferro foi deixada no Brasil quando a esquadra retomou a viagem para Calicute, no dia seguinte.
________________________________________
Retrato desconhecido de Tiradentes
Na polêmica sobre o que é mito ou verdade no episódio da Inconfidência Mineira, está o retrato de Tiradentes. Para dar mais autenticidade ao toque do martírio, foi inventado um alferes de barba, parecido com Cristo, quando nem mesmo a sua fisionomia se conhece. Tiradentes só foi reabilitado como herói a partir de 1870, quando começou a propaganda republicana. Todos os retratos a ele atribuídos, com barbas ou sem barbas, foram pintados a partir do fim do Império.
________________________________________
Segundo país do mundo a adotar selos foi o Brasil
O Brasil destaca-se na história dos serviços postais por ter sido o segundo país do mundo a emitir selos. O primeiro foi a Inglaterra. Em 1840, o governo britânico emitiu o selo de um penny, valor da menor moeda britânica em circulação. Trazia a efígie da Rainha Vitória. O selo brasileiro começou a circular dois anos depois, por determinação do imperador Pedro II. Tinha o nome de olho-de-boi. Foi emitido com os valores de 30, 60 ou 90 réis, conforme se destinasse a selar correspondência para a mesma cidade, o país ou o exterior.
________________________________________
Adição de álcool à gasolina é obrigatória no Brasil desde 1931
A adição do álcool à gasolina não é recente no Brasil, como se supõe. Foi tornada obrigatória por decreto de 1931, na proporção de 5 por cento. Ao tempo da Segunda Guerra Mundial, a percentagem chegou a elevar-se até 60%, baixado depois para uma média de 2,5 por cento. Foi a partir de 1971 que o teor mínimo de 16,2% tornou-se obrigatório, elevando-se posteriormente até atingir os 24 por cento de hoje. O Rio Grande do Sul é o único Estado da Federação que não usa o álcool como aditivo. Por estar muito distante das destilarias, o que encareceria o produto, obteve a permissão legal de trocá-lo pelo mtbe, que produz em seu pólo petroquímico de Triunfo.
________________________________________
Os 18 nomes de dom Pedro
Dom Pedro I devia ter grande dificuldade em lembrar de seu nome completo, pois ele era composto por 18 palavras. O imperador se chamava Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Para o filho não ter o mesmo problema, dom Pedro II foi batizado com apenas 15, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.
________________________________________
As grandes, e imundas, navegações
Os navios usados nas grandes navegações eram verdadeiros lixões flutuantes, pois as condições de higiene da época não proporcionavam possibilidade de se manter as naus limpas. Os porões eram infestados por ratos e baratas que se multiplicavam a cada dia, sendo esses os locais escolhidos pelos tripulantes para fazer suas necessidades já que o enjoo marítimo dificultava a subido ao convés. Além disso, havia uma moléstia muito comum aos marinheiros chamada de escorbuto, doença causada pela carência de vitamina C, que causava enfraquecimento geral, hemorragias diversas, hálito fétido e inchaço e sangramento nas gengivas. Os marinheiros precisavam conviver a bordo com os doentes até encontrar um lugar para atracar. O que se fazia com toda essa sujeira? A solução para melhorar o cheiro e condições da embarcação era uma só, desinfetar os cômodos à base de vinagre.
________________________________________
Um "dolaro", por favor!
A I Guerra Mundial trouxe grande devastação ao continente europeu, falindo as economias de muitos países. Como tentativa de reconstruir o patrimônio o governo fascista italiano lançou em 1925 uma campanha internacional de arrecadação de fundos chamada de IL Dollaro Per Ia Patria. Tratava-se da venda de uma cédula fantasia, na qual estava escrito no verso: IL Sig ... ha comtribuito alIa sottoscrizione "Il dolaro per la patria" presso Ia banca popolare italiana (O sr. ... contribuiu com a subscrição "O dólar pela pátria" junto ao Banco Popular Italiano). A contribuição era de um dólar e chegou a circular no Brasil.
________________________________________
Brasil já teve presidentes viúvos ou divorciados, mas nunca solteiros
O Brasil jamais teve um presidente da República solteiro. Ao longo desses 109 anos de república, apenas um viúvo - Humberto de Alencar Castelo Branco - tomou posse do cargo e apenas um presidente - Hermes da Fonseca - enviuvou e casou durante o mandato. Da mesma forma, somente um deles - Fernando Collor de Mello - era divorciado.
________________________________________
José e João foram os nomes que mais se repetiram entre os presidentes brasileiros
Entre os políticos que ocuparam a presidência da República, os nomes se repetiram foram João (João Café Filho, João Goulart e João Baptista Figueiredo) e José (Prudente José de Moraes, José Linhares e José Sarney). De todos, Prudente José de Moraes foi o único a ser eleito pelo voto direto.
________________________________________
Anita não foi a única paixão de Garibaldi
Anita não foi a única paixão de Garibaldi. Antes, amou Manuela Ferreira, sobrinha de Bento Gonçalves. A família se opôs ao romance porque ele era apenas um aventureiro. Manuela nunca se casou. Voltou para a casa dos pais, em Pelotas, e lá morreu em idade avançada. Vestia-se sempre de branco. Era conhecida como "a noiva de Garibaldi".
________________________________________
A única cidade brasileira fundada por franceses
Criada em 1612, São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses. Seu nome é uma homenagem a Luís XIII da França, o rei que ordenou a tomada do local. Antes da chegada dos europeus, a terra era habitada por índios Tupinambás, que a chamavam de Upaon-Açu (Ilha Grande).
________________________________________
Campanário da Igreja do Carmo, em MG, foi construído nos fundos por exigência de Chica da Silva
O campanário da Igreja do Carmo, em Diamantina, Minas Gerais, situa-se nos fundos e não na parte frontal como é corriqueiro. A raridade tem origem nos caprichos da ex-escrava Chica da Silva, amante do todo-poderoso desembargador João Francisco de Oliveira. Quando a igreja foi construída, ela exigiu o campanário nos fundos, para não ser incomodada pelo badalar dos sinos. Ele a atendeu.
________________________________________
Abadessa salvou freiras de Convento do ataque de soldados na guerra da Independência, em 1822
Quando se busca um santo para o Brasil, não se fala em Soror Joana Angélica, abadessa do Convento das Franciscanas da Bahia. Na guerra da Independência, em 1822, os soldados portugueses invadiram o Convento para estuprar as freiras. Soror Joana Angélica, desarmada, guarneceu a porta do claustro, retardando sua entrada. As freiras fugiram e os soldados, enfurecidos, mataram Soror Joana a golpes de baioneta.
________________________________________
Esposa do presidente Nilo Peçanha intervinha na política sem fazer cerimônia
Ana Soares Peçanha, esposa do presidente Nilo Peçanha, intervinha sem cerimônia na política e não tinha papas na língua. Certa vez, ameaçou quebrar a sombrinha na cabeça de Pinheiro Machado, o mais poderoso político da época, para defender o marido das críticas do senador gaúcho. Só não quebrou porque nunca mais o encontrou.
________________________________________
Números da produção de ouro no Brasil são desconhecidos devido ao contrabando
Oficialmente, o Brasil nunca foi grande produtor de ouro. Estima-se que não chegue a 3 mil toneladas a produção total, desde que a atividade da lavra começou. Na prática, os números são outros. Não se tem idéia das proporções do contrabando. Basta dizer que o Uruguai é um dos produtores sul-americanos de importância, sem possuir sequer uma jazida de ouro conhecida em seu território.
________________________________________
Dom Pedro I era amante insaciável
A partir dos 16 anos, dom Pedro I adquiriu fama de amante insaciável. Os nobres portugueses e ricos brasileiros escondiam as filhas quando o príncipe passava. A primeira da série de incontáveis amantes foi a bailarina francesa Noémi Thierry, com quem ele teve um filho (natimorto), antes que a Corte enviasse a moça de volta a Paris. A grande paixão de sua vida, entretanto, foi Domitila de Castro, a qual o nobre deu o título de marquesa, além de quatro filhos.
________________________________________
Rio Grande do Sul é o estado que mais presidentes elegeu
O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais presidentes da República elegeu, direta ou indiretamente. Foram seis: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. João Goulart assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros.
________________________________________
Antônio Conselheiro morreu de diarreia
Ao contrário do que se diz, Antônio Conselheiro, o líder de Canudos, não morreu de ferimentos recebidos na batalha travada para defender seu reduto de Belo Monte. A causa foi uma prosaica diarreia que o desidratou antes do massacre final praticado pelas forças federais, que decapitaram seu cadáver para levar a cabeça como troféu.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...