NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010

Evento promovido pela Rede de Cidades reúne mais de 800 pessoas em Porto Alegre

Convidados pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e a senadora Marina Silva reuniram uma platéia de mais de 800 pessoas na tarde desta quinta-feira (28), em uma das atividades do Fórum Social Mundial 2010. Sob o tema “Novos Paradigmas do Desenvolvimento”, eles fizeram críticas ao atual modelo de civilização e enfatizaram a necessidade de medirmos outras formas de riqueza, para muito além do PIB.

Encontro avalia avanços e dificuldades no combate ao trabalho escravo

Uma mesa sobre trabalho escravo contemporâneo foi um dos destaques do segundo dia de atividades do Fórum Mundial Social 2010, em Porto Alegre, nesta quarta (27/1). Organizado pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo e a Frente Nacional contra o Trabalho Escravo, o evento contou com a participação do ministro Paulo Vannuchi (da Secretaria Especial de Direitos Humanos), da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil Laís Abramo e do senador José Nery, além de representantes da Justiça, do Ministério Público e da sociedade civil.

Sociólogo português defende as cidades como laboratórios de transformação social e política

“As práticas administrativas municipais podem fazer experimentação social para além dos estados e do País. A grande criatividade política das últimas décadas, com raras exceções, surgiu nas cidades”. As declarações do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, sintetizaram o objetivo do Seminário Internacional Metrópoles Solidárias, Sustentáveis e Democráticas. O evento está sendo realizado na cidade de Canoas (RS), na Grande Porto Alegre, e faz parte das atividades oficiais do Fórum Social Mundial 2010.

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Ação no STF visa garantir plebiscito sobre conselho de cidadãos em Santo André

Um grupo de mais de 40 entidades está apoiando uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal para garantir que seja realizado um plebiscito solicitado por mais de 30 mil pessoas em Santo André, com o objetivo de implantar o Conselho Distrital de Cidadãos. O órgão teria o papel de agente de fiscalização dos poderes públicos. O plebiscito pedido por iniciativa popular para implantar o conselho foi autorizado pela Câmara Municipal, mas negado pela Justiça Eleitoral.

AGENDA CIDADÃ

Reunião para avaliar campanha pelo clima e planejar próximos passos

No próximo dia 3, organizações da sociedade civil brasileira que têm participado da mobilização para reverter os efeitos das mudanças climáticas vão se reunir para traçar estratégias de ação para este ano. O objetivo é mobilizar ainda mais a sociedade e sensibilizar os governos a tomarem medidas concretas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. A reunião ocorrera no dia 3, às 18h30, na Sede do Vitae Civilis, Rua Itápolis, 1468, Pacaembu, São Paulo.

SAIU NA MÍDIA

"Petrobras cai em ranking de ética do setor" - Valor Econômico
Protestos de várias entidades brasileiras fizeram a Petrobras perder o posto de companhia com melhor reputação ética entre as multinacionais do petróleo e gás, num índice publicado na Suíça, e ficar agora em quarto lugar numa classificação que ajudava na sua imagem corporativa. O índice anual de ética Leva em conta informações sobre 45 critérios, como impacto ambiental da produção, promoção social, gestão de detritos, informação ao consumidor, inovação ecológica de produtos, presença internacional, riscos ambientais, padrões trabalhistas e política anticorrupção.

"35% da coleta seletiva acaba no lixo comum" - Folha de S.Paulo
Boa parte do lixo que o paulistano separa, lava e guarda pensando que será reciclado vai parar no aterro, misturado ao lixo comum. Ontem, a aposentada Ilka Piquet, 73, moradora da Vila Madalena (zona oeste), separava embalagens de vidro, papel e isopor para serem levados pelo caminhão de coleta seletiva. Mas, por uma sucessão de falhas e de falta de fiscalização por parte da prefeitura, uma parte desse material, em média 35%, não será reaproveitado.

"Agência da ONU inicia investigação sobre suspeita de radiação na água de município baiano" - UOL Notícias
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) farão uma auditoria - de hoje (25) até o dia 3 de fevereiro - para verificar as instalações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a qualidade da água da região. O pedido de auditoria foi feito pela própria estatal que é acusada de contaminar com radioatividade parte da água consumida pela população da cidade baiana de Caetité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...