NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Emagrecimento


Dieta desintoxicante você mais leve, saudável e beeem magra!

Com um cardápio baseado na nutrição funcional, fica fácil desintoxicar o organismo e, ainda, mandar embora aqueles incômodos quilinhos extras

Por Rita Trevisan

Final de ano até o carnaval... Tai um período crítico para quem se preocupa com o peso. É comum abusarmos dos alimentos ricos em gordura, açúcar e aditivos químicos, presentes nos pratos prontos industrializados. As consequências desse exagero, claro, aparecem primeiro na balança. "Esses alimentos acabam intoxicando o organismo, o fígado fica sobrecarregado e o tecido adiposo inflama.
Essas toxinas podem interferir, sobretudo, no funcionamento da tireoide, glândula responsável pelo ritmo do nosso metabolismo, deixando-o mais lento. Há, ainda, uma ação sobre o apetite: o organismo tende a demorar mais tempo para perceber que está saciado nessas condições. Todos esses fatores prejudicam a perda de peso", explica a nutricionista funcional Patrícia Davidson Hayat, do Rio de Janeiro.
Mas o excesso de toxinas e a retenção de líquidos causa outros efeitos desastrosos no organismo. "É comum apresentarmos, em decorrência desse quadro, intestino preso, alergias, inchaço, dores de cabeça, indisposição, mau humor e erupções cutâneas", alerta a nutricionista funcional Daniela Jobst.

Operação limpeza

Sim, os alimentos funcionais podem ajudar, e muito, a reverter essa situação. Eles têm o poder de nutrir e, ao mesmo tempo, desintoxicar, promovendo uma verdadeira faxina interna e a revitalização de todos os órgãos do nosso corpo. Os benefícios dessa dieta são numerosos. Entre eles, ela é capaz de melhorar a digestão e a absorção dos alimentos, facilitando a nutrição celular. Também protege o organismo da ação dos radicais livres e permite uma redução calórica importante", garante Jobst. E então, disposta a dar aquela limpada no organismo e, consequentemente, afinar a silhueta? A especialista elaborou uma dieta de 1.200 calorias diárias, que permite eliminar até seis quilos em um mês, e o melhor, sem sacrifícios.

Cardápio funcional

A dieta, de 1.200 calorias diárias, elaborada pela nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo, desintoxica o organismo prevê uma perda de até 6 kg por mês
Rico em ômega 3, o atum ajuda o corpo a funcionar como um reloginho

Dose extra de saúde

Conheça outros pratos funcionais que têm a dupla função de nutrir e limpar o organismo. E mais: vão ajudá-la a enxugar as gordurinhas de vez!

Ovos mexidos com tomate e tofu
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 135 kcal*
Ingredientes
2 ovos
2 col. (sopa) de tofu
1 tomate
Orégano a gosto
Modo de fazer
1. Amasse o tofu com um garfo e pique o tomate em cubos pequenos.
2. Bata os ovos levemente, misturando-os ao queijo e ao tomate.
3. Leve ao fogo baixo e retire quando formarem uma pasta cremosa, com pequenas partes sólidas.
4. Ao final, acrescente uma pitada de orégano

Molho branco de soja
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 45 kcal*
Ingredientes
2 col. (sopa) de queijo tofu
2 col. (sopa) de azeite extravirgem
Água mineral ou suco de limão
Sal marinho
Alho e cebola a gosto.
Modo de fazer
1. Bata no liquidificador ou no processador todos os ingredientes até formar um creme. Se precisar, acrescente água ou suco de limão.
2. Use para acompanhar massas integrais.

Beirute de filé de frango com damascos
Rendimento: 1 porção
Calorias por porção: 180 kcal*
Ingredientes
l pão sírio integral
¾ de filés de frango
3 damascos secos
1 col. (sopa) de molho shoyu light
¼ de alface lisa
2 fatias médias de tomate
Modo de fazer
1. Higienize as folhas de alface e tomate.
2. Tempere o filé de frango com o molho de soja e grelhe na frigideira.
3. Junte os damascos picados quando os filés estiverem quase dourados.
4. Abra as fatias do pão sírio, coloque as folhas de alface, as fatias de tomate e o filé de frango grelhado com os damascos.
5. Cubra com a outra fatia do pão e sirva a seguir.

Abobrinha crocante com nozes
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 150 kcal*
Ingredientes
400 g de abobrinhas cortadas em rodelas
1 col. (sopa) de óleo de canola
150 g de tomates sem pele em fatias finas
1 xíc. (chá) de tofu orgânico picadinho
1 col. (café) de orégano
1 xíc. (café) de leite de soja
½ xíc. (chá) de migalhas de pão
1 xíc. (café) de nozes picadinhas
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Modo de fazer
1. Coloque o óleo numa panela, aqueça e acrescente a abobrinha.
2. Mexa por dez minutos em fogo brando, retire do fogo e tempere com sal e pimenta.
3. Arrume metade da abobrinha numa forma refratária, formando uma camada.
4. Polvilhe com metade do tofu, metade do tomate e metade do orégano.
5. Depois, coloque a outra metade da abobrinha e, por cima, o restante do tofu, do tomate e do orégano.
6. Misture o leite com as migalhas de pão e as nozes, jogue por cima das abobrinhas e leve ao forno por 30 minutos, aproximadamente, para gratinar.

Atum grelhado com ervas
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção : 140 kcal*
Ingredientes
2 filés grandes de atum fresco
2 col. (sopa) de azeite de oliva
2 ramos de salsinha ou de alecrim
4 fatias médias de limão
4 folhas de alface e sal a gosto
Modo de fazer
1. Pincele os filés de atum com o azeite de oliva e salpique o sal em toda a superfície.
2. Coloque em cada um deles um ramo de salsinha e 2 fatias de limão.
3. Embrulhe-os nas folhas de alface e deixe tomar gosto por pelo menos 1 hora. Em seguida, desembrulhe o atum, despreze a salsinha, a alface e as fatias de limão.
4. Disponha o atum em uma frigideira e leve ao fogo.
5. Deixe grelhar por 10 minutos, virando de lado na metade do cozimento. Retire assim que o peixe estiver cozido.

Arroz com broto de feijão
Rendimento: 10 porções
Calorias por porção: 70 kcal*
Ingredientes
2 xíc. (chá) de arroz
3 col. (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
4 xíc. (chá) de água fervente
Suco de ½ limão
2 dentes de alho amassados
1 col. (sobrem.) rasa de gengibre ralado
200 g de broto de feijão
1 col. (sopa) de cebolinha picada e sal a gosto.
Modo de fazer
1. Lave o arroz e escorra.
2. Leve ao fogo uma panela com 2 col. (sopa) de manteiga para aquecer.
3. Junte a cebola e, quando murchar, adicione o arroz.
4. Refogue por alguns minutos. Acrescente a água, o suco de limão e o sal e misture muito bem.
5. Cozinhe em fogo alto até começar a secar, abaixe o fogo, tampe e termine o cozimento.
6. Enquanto isso, leve ao fogo o restante da manteiga, junte o alho e o gengibre e frite por alguns segundos.
7. Acrescente o broto de feijão, misture bem e cozinhe por 3 a 4 minutos. Retire do fogo, adicione a cebolinha e misture bem.
8. Na hora de servir, coloque o arroz numa travessa e despeje por cima o refogado de broto de feijão. Sirva-o em seguida.

Inimigos da boa forma

Alguns alimentos podem ser extremamente tóxicos para o organismo, dificultando o emagrecimento. Então, se não consegue cortá-los do seu cardápio, ao menos reduza o consumo. São eles:

1 Refrigerantes
Eles são uma verdadeira mistura explosiva de açúcar - contêm o equivalente a 6 ou 7 colheres (sopa) de açúcar por copo! - e aditivos artificiais. O açúcar, além de ser pobre nutricionalmente, ainda atrapalha a absorção de compostos importantes, como o magnésio, o zinco e o cromo, essenciais para a produção de energia, o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, a resistência e o combate ao estresse. Para piorar, a bebida ainda possui corantes, aromatizantes e outros aditivos que só servem para intoxicar o organismo. "Eles acabam se acumulando no organismo, principalmente no tecido gorduroso", alerta a nutricionista funcional Patrícia Davidson Hayat.

2 Carnes Processadas
Também chamadas de embutidos, trazem uma grande quantidade de gordura saturada, sal, conservantes e corantes. "Todos esses compostos são grandes inimigos da saúde cardiovascular e promotores da obesidade. E tem mais: no organismo, eles formam substâncias chamadas nitrosaminas, que são cancerígenas. Elas participam da produção de um radical livre que ataca as células de diversos tecidos e órgãos", adverte Hayat.

3 Pães e massas feitas com farinha branca
Eles aumentam o nível de glicose de maneira rápida, porém, depois de um curto intervalo, levam à hipoglicemia. Além disso, são pobres em fibras e nutrientes. Então, o melhor é ficar com os feitos de farinha integral ou farelos.

4 Alimentos com pesticidas
A exposição aos agrotóxicos traz sérias consequências para a saúde em médio e longo prazo, já que os resíduos dessas substâncias vão se acumulando no organismo. "Muitos efeitos desses compostos ainda são desconhecidos. O que já se sabe é que eles interferem na saúde de um modo geral e no sistema reprodutivo, prejudicando suas funções", diz Hayat. Por isso, a especialista indica que se consumam, sempre que possível, alimentos orgânicos.

5 Pratos ricos em gorduras ruins (saturadas e trans)
Eles aumentam o colesterol ruim (LDL), ajudam a diminuir o bom (HDL) e, além disso, contribuem para o entupimento das artérias, podendo levar a infartos e derrames. "O organismo também fica mais sujeito a contrair doenças e apresenta dificuldade de combater as já existentes quando está exposto ao excesso de gorduras prejudiciais", diz Hayat. Então, vale lembrar: antes de comprar qualquer produto, leia o rótulo e confira se ele leva gordura saturada ou hidrogenada em sua composição.

6 Comida de fast-food
Em geral, os restaurantes deste tipo oferecem uma combinação nada saudável de alimentos ricos em açúcares e gorduras - incluindo a trans. Como vimos, ambos provocam efeitos extremamente prejudiciais ao organismo.

7 Açúcar
No processo de refinamento, há a remoção completa de todos os nutrientes contidos na canade- açúcar, de onde ele provém. Por isso, o produto final, que nós consumimos diariamente, é rapidamente digerido e absorvido, o que leva a um aumento súbito dos níveis de glicose e a uma acelerada deposição de gordura nas células. "A primeira sensação, após a ingestão, é de aumento de energia e bem-estar. Porém, a queda da glicose também é rápida, podendo provocar sintomas como fraqueza, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, sudorese e dores de cabeça", avisa Hayat.

8 Chocolate
O grande problema da maioria dos chocolates é a quantidade exagerada de açúcar e gordura saturada em sua composição, já que o cacau é ótima fonte de substâncias antioxidantes. Então, se a vontade de provar o doce for irresistível, opte por um chocolate que contenha 60% ou mais de cacau em sua composição.

9 Sal
Estudos mostram que o consumo de sal pelo brasileiro chega a 12 g por dia, o dobro da recomendação feita pelos órgãos oficiais de saúde, que é de 6 g! Esse excesso se traduz em quadros de hipertensão e retenção hídrica", diz a nutriocionista funcional.
Evite também a cafeína. Ela estimula a liberação de adrenalina, favorecendo o aparecimento de sintomas relacionados ao estresse

Suco de cenoura, repolho e alface: além de desintoxicar o organismo, é um poderoso estimulante

Sucos desintoxicantes
Eles promovem uma verdadeira faxina no organismo. Podem fazer parte do seu cardápio diário, em lanches ou no café da manhã. Conte com esses aliados da dieta!

Cenoura, repolho e alface
Ingredientes: 1 cenoura, 1 pedaço (100 g) de repolho, 3 folhas de alface, 1 copo de água.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe.

Maçã, couve e cenoura
Ingredientes: 1 cenoura, 1 folha de couve, 1 maçã.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe.

Couve com laranja-lima
Ingredientes: 1 cenoura, 2 dedinhos de raiz de gengibre, 1 pepino, 2 folhas de couve-manteiga, 2 laranjas-lima.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe.

Uva com kiwi e laranja
Ingredientes: 1 xíc. (chá) de uva Itália sem as sementes, 3 kiwis, 1 laranjalima descascada deixando a parte branca (facilita a digestão).
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe.

Misto de frutas e linhaça
Ingredientes: 1 fatia de mamão, 2 ameixas pretas, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada, 1 copo de água.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe

Limão com hortelã
Ingredientes: 1 limão, 1 copo de água, folhas de hortelã a gosto.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe.

Frutas vermelhas
Ingredientes: 8 amoras, 8 morangos, 8 framboesas, 1 copo de água, folhas de hortelã a gosto.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes. Se necessário, coe. Sirva com pedras de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...