NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 27 de março de 2010

Eficiência da vacina contra gripe suína é de até 90%, diz infectologista

A jornalista Fernanda Bassette, repórter do caderno Saúde/Equilíbrio da Folha, e o infectologista Celso Granato, chefe do setor de virologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e assessor médico do laboratório Fleury, participaram de bate-papo nesta sexta-feira sobre vacinação contra a gripe suína no Brasil.

Participaram do bate-papo 906 internautas

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.
*
(05:06:35) Celso Granato: Boa tarde, sou dr. Celso Granato, infectologista do grupo Fleury

(05:07:29) Fernanda Bassette: Boa tarde, sou a Fernanda Bassette, repórter de saúde da Folha. Estou à disposição.

(05:07:39) Anap fala para Fernanda Bassette: Boa tarde. Minha pergunta é para o Dr Celso: Sou gestante e tenho uma grande preocupação em tomar a vacina e afetar o bebe. Houve algum caso em outros países em que a vacina afetou o feto?
(05:08:56) Celso Granato: Com relação às gestantes, orientamos para conversar com o obstetra, porque alguns obstetras não gostam de vacinar antes da 17 semana de gestação. Depois da 17 semana, os obstetras não têm restrições. Não há relatos, no entanto, de problemas com gestantes e fetos com a vacina.

(05:09:32) Lala pergunta para Celso Granato: A baixa contagem de neutrófilos em pacientes oncológicos é contra indicação temporária para tomar a vacina? Há prazo recomendado entre a tomada da vacina e os dias de quimioterapia?
(05:10:18) Celso Granato: A vacina que tem sido dada agora é uma vacina com pedacinho dos vírus. Então não há risco de pessoas com baixa contagem tomar a vacina, isso não é uma contraindicação.

(05:10:30) Hélio fala para Celso Granato: Dr. quem tem lupos pode tomar a vacina?
(05:10:46) Celso Granato: Sim, sem problemas.

(05:11:02) Anap fala para Fernanda Bassette: Tive informações de que a gestante tem que tomar a vacina sem o adjuvante, os profissionais de saúde tem esta informação?
(05:12:40) Fernanda Bassette: Anap, essa informação não procede. A vacina pode ser a mesma para todos. A vacina com adjuvante só dói um pouco mais, mas não tem nenhuma relação com a gravidez

(05:12:46) Ricardo Rocha fala para Celso Granato: Boa Tarde! Meu filho com 10 meses de idade teve suspeita de gripe suina ( nunca confirmada) e foi medicado com tamiflu. Hoje ele está com 1 ano e 5 meses. Deve tomas a vacina, ou há alguma restrição a ela?
(05:13:39) Celso Granato: Sim, Ricardo, ele deve tomar a vacina, porque não temos como saber neste momento se ele teve a gripe A ou não. Caso teve, não há problemas, não haverá nenhum efeito colateral.

(05:13:43) Paulo Uberaba MG fala para Celso Granato: Essa vacina é realmente segura? Mesmo o governo usando um agente aditivador para aumentar a produção, ela continua eficaz?
(05:14:50) Fernanda Bassette: Paulo Uberaba, a vacina é segura sim e já está em uso em outros países. Não foi observado nesses países uma relação entre o uso da vacina e ocorrência de efeitos graves.

(05:15:06) edu fala para Celso Granato: E sobre o mercúrio contido na vacina? Verdade que alguns médicos americanos se recusam a tomar a vacina e NÃO deixam que seus familiares a recebam?
(05:17:08) Celso Granato: Edu, a vacina contém thimerozal, uma substância derivada do mercúrio usada para evitar a contaminação da vacina por bactérias e fungos. Existem pessoas que têm alergia a essa substância e não devem tomar a vacina. Quem já usou thimerozal (antigo princípio ativo do merthiolate) não deve se preocupar.

(05:17:21) Mauro Junior fala para Fernanda Bassette: Ouve um avanço em relação ao número de postos de vacinação?
(05:18:39) Fernanda Bassette: Mauro, os postos que atendem são os mesmos divulgados pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais da saúde desde o início da campanha.

(05:18:53) geovanna fala para Celso Granato: oi Celso, tudo bem? Estou em tratamento contra asma/alergia (com vacinas e forasec). Minha alergista recomendou que eu tomasse a vacina contra a gripe À agora no grupo de doentes crônicos. Ainda não fui ao posto de saúde e gostaria de saber se há algum tipo de triagem e se vc acha que meu caso pode não ser aceito como crônico. Tenho 25 anos. obrigada
(05:19:58) Celso Granato: Geovanna, se você tem asma e se você disser isso ao profissional do posto, você será considerado doente crônico e poderá tomar a vacina.

(05:20:06) h1n1 fala para Celso Granato: e referente aos e-mails disseminados na net falando sobre os perigos do Tamiflu?
(05:21:12) Celso Granato: h1n1, o tamiflu é muito seguro e muito eficaz para controlar casos de gripe. Como qualquer medicação, só deve ser usado com prescrição médica. Bem indicado por médico, pode ser usado.

(05:21:33) kiko fala para Celso Granato: O idoso, maior de 60 anos, portador de diabetes, deve tomar a vacina? Quando?
(05:22:04) Fernanda Bassette: H1N1, circularam vários e-mails falando que a vacina era perigosa e fazia mal à saúde. Todos os e-mails são falsos, dizem que a vacina chama-se Tamiflu, enquanto Tamiflu é o nome do medicamento usado no tratamento da doença
(05:22:08) Celso Granato: kiko, pode e deve tomar a vacina no grupo de doentes crônicos.

(05:22:11) Tati fala para Celso Granato: Por que a população entre 40 e 60 anos não está no grupo prioritário?
(05:23:15) Celso Granato: Tati, como o governo tem uma certa restrição no número de vacinas, foi tomada a decisão de vacinar pessoas em grupos que manifestaram formas mais graves da doença no ano passado. Pessoas de 40 a 60 anos não manifestaram, em geral, formas mais graves da doença.

(05:23:23) Sergio fala para Fernanda Bassette: Sou soro positivo...tenho que provar que tenho o vírus para tomar a vacina??
(05:23:51) Fernanda Bassette: Sérgio, não precisa não. Basta declarar que tem uma doença crônica no momento da vacinação

(05:23:55) j_p fala para Celso Granato: Dr. Celso, o senhor uma vez já salvou minha vida, e por isso sou eternamente grata. Tenho uma pergunta sobre gravidez e a vacina H1N1: Estou em plena saúde e com 24 semanas de gravidez. O sr, recomendaria tomar a vacina mesmo eu tendo condições de não me expor?
(05:25:16) Celso Granato: j_p, a menos que seu obstetra contraindique a vacina por qualquer razão, acho que você deveria tomar a vacina, sim.

(05:25:26) Garcia fala para Celso Granato: Boa tarde doutor! Qual é a eficiência dessa vacina e se ha necessidade de tomá-la periodicamente?
(05:28:26) Celso Granato: Garcia, nos grupos em que ela está indicada, a eficiência é de cerca de 80% a 90%, é muito segura. Essa vacina só deverá ser tomada uma única vez (exceto em crianças pequenas, que deverão tomar duas doses). No entanto, a vacina muda ano a ano, porque o vírus muda e a vacina é formulada de acordo com essas mudanças. Provavelmente, esses grupos deverão tomar a vacina contra a gripe, caso o vírus sofra mutações e haja necessidade de fazer uma nova vacina.

(05:28:37) diego. fala para Celso Granato: essa vacina ela pode gerar alguma reação? A minha mãe tomou e sentiu dores pelo corpo, porém meu pai tomou e não sentiu nada. Há à possibilidade da vacina dar alguma reação?
(05:29:53) Celso Granato: Diego: Sim, pode gerar reações, que variam de pessoa para pessoa. Entre 5% e 10% das pessoas podem desenvolver algum sintoma, como dor no corpo, pouco de febre, dor no local da injeção. Caso a pessoa tenha sintoma mais intenso, deve procurar um pronto-socorro (mas isso é raro).

(05:30:27) bea fala para Celso Granato: a vacina das unidades de saúde pública é diferente da que vai ser aplicada nas clínicas particulares?
(05:31:39) Fernanda Bassette: Bea, não, a vacina é a mesma em todos os lugares. O que pode diferenciar são os fabricantes - são três.

(05:31:45) Silvia pergunta para Celso Granato: Tenho uma filha tem sindrome de down, cardiopata, usa marca passo, qual dos tipos da vacina para H1N1 devo vaciná-la?
(05:33:26) Celso Granato: Sílvia, pode tomar qualquer vacina que for oferecida no posto de saúde. Não há diferença entre as vacinas produzidas por diferentes laboratórios que vá influenciar o paciente.

(05:33:33) Fernando Filho fala para Celso Granato: Dr mais uma dúvida, meu filho está com problemas de baixa nas plaquetas devido a uma vacina com mercúrio, é arriscado tomar esta vacina?
(05:34:09) Celso Granato: Fernando, neste caso, pode ser arriscado, sim. Procure o seu médico para mais orientações.

(05:34:20) mayte fala para Celso Granato: Dr. Celso, como percebemos que estamos efetivamente infectados sem ajuda médica?
(05:35:31) Celso Granato: Mayte, não é possível saber com certeza. Existe uma pequena tendência de quem contraíram o H1N1 sofrer de náuseas, vômitos e diarreia. Mas o diagnóstico certo só é dado com exames específicos.

(05:35:38) Branca fala para Celso Granato: Doutor gostaria de saber se a composição da vacina das grávidas é diferente das para não grávidas
(05:36:07) Celso Granato: Branca, não é feita nenhuma diferenciação na hora da vacinação.

(05:36:29) DocsSam fala para Celso Granato: Dr Celso, há descrição em que o uso da vacina seguiu acompanhado do óbito devido a reações adversas?
(05:37:59) Celso Granato: DocsSam, existem relatos de óbito nos EUA, mas todos os casos ainda estão sob investigação. Ainda não dá para afirmar a relação causa-efeito com certeza. Essas pessoas tinham outras doenças de base e, por isso, é preciso saber se realmente a vacina influenciou nessas mortes.

(05:38:04) Anap fala para Celso Granato: Meu esposo teve infarto há alguns anos, ele deve tomar a vacina?
(05:38:58) Fernanda Bassette: Anap, Se houver oportunidade em função da idade, ele pode tomar. Mas ele não é considerado um doente crônico pelo infarto isoladamente

(05:39:03) bruno fala para Fernanda Bassette: boa tarde gostaria de saber se haverá vacina publica para adolescentes de 17 anos
(05:39:53) Fernanda Bassette: Bruno, adolescentes e crianças entre 2 e 19 anos não estão contemplados no grupo de risco, portanto, não vão receber a vacina na rede pública. Na rede privada, qualquer pessoa poderá tomar a vacina

(05:39:59) Eli fala para Celso Granato: Todo medicamento, vacina tem que ter pelo menos de 3 a 5 anos de teste, a doença surgiu em 2009 e a vacina nem deu tempo de ser testada, qual a garantia que não haverá problemas futuros?
(05:41:34) Celso Granato: Eli, o que podemos afirmar é que a vacina contra gripe é usada nos últimos 40 anos. O que ocorre são mudanças nos tipos de vírus usados na preparação da vacina. Esta vacina é a mesma vacina, fundamentalmente, usada para prevenir gripe, mas é usado o vírus modificado.

(05:41:44) Juliana_df fala para Celso Granato: Dr. Celso, ainda no email q recebi, diz q o governo britânico alerta para "a vacina da gripe A pode provocar uma doença neurológica grave, a síndrome Guillain-Barré". Essa informação é verdadeira?
(05:43:33) Celso Granato: Juliana_df, já houve associação de vacina de gripe e a síndrome no passado. Mas o que se reparou é que o número de pessoas com a síndrome depois do surgimento da vacina contra o h1n1 diminui. O que mostra que não existe relação causa-efeito entre a vacina e a síndrome.

(05:43:41) Mariana fala para Celso Granato: Dr Celso, ouvi dizer q as vacinas particulares virão com uma dose tb da vacina da gripe comum. Isso procede? Se sim, devemos tomar a vacina da gripe comum tb?
(05:45:18) Celso Granato: Mariana, as clínicas particulares ainda não têm a vacina. Existe uma vacina que ainda está em processo de registro na Anvisa que terá, além do H1N1, outro vírus da gripe comum e da gripe tipo B. Mas ainda não está disponível no Brasil.

(05:45:24) Sátyro fala para Celso Granato: O berçário de meu filho exigiu que todos os bebês tomem a vacina contra H1N1. Eles podem fazer isso? É melhor tomar logo a vacina do posto de saúde ou aguardar a conjugada com a da gripe normal?
(05:47:12) Fernanda Bassette: Sátyro, eles não podem exigir porque crianças podem ser alérgicas. Os pais devem levar a criança ao pediatra para receberem a orientação sobre a vacina. As vacinas conjugadas são indicadas especialmente aos idosos. Por isso, ele pode tomar a vacina do posto normalmente

(05:47:34) Ariane fala para Celso Granato: Olá, boa tarde. Td bem Dr. Celso, tenho 23 anos e tenho problemas de alergias com muitos remédios. Quais as possibilidades de ter um efeito contrário qdo tomar as vacinas contra a meningite e H1N1?
(05:48:49) Celso Granato: Ariane, não existe relação entre a formulação dessas duas vacinas. Como é alérgica, solicite orientação de seu médico para saber se você pode tomar sem riscos de reações posteriores.

(05:48:54) ilza fala para Celso Granato: Boa tarde Dr. Celso, meu marido é transplantado de fígado devido a cirrose causada por hepatite C, Toma imunossupressores. O médico dele disse que é melhor ñ tomar a vacina, por ele estar bem, e ele insiste em tomar, pois tem medo de pegar a doença. No caso dele ele poderia tomar a vacina? obrigada
(05:49:53) Celso Granato: Ilza, o mais indicado é seguir a orientação de seu médico, que conhece bem o histórico de saúde de seu marido.

(05:49:56) Marie fala para Celso Granato: Existe alguma restrição quanto ao uso de medicamentos contínuos?
(05:51:02) Celso Granato: Marie, quem usa remédio de uso contínuo provavelmente deve ter alguma doença crônica e, por isso, deve tomar a vacina. Não há relato de interações entre medicamentos e a vacina.

(05:51:07) Mariana fala para Fernanda Bassette: Oi Fer! Eu te conheço! Quero saber se os postos abrem aos sábados para a vacinação.
(05:53:53) Fernanda Bassette: Mariana, na cidade de São Paulo os postos não abrem, mas, talvez na sua cidade eles possam funcionar. O ideal é ligar na secretaria municipal de saúde da sua cidade.

(05:54:02) Marie fala para Celso Granato: Nenhuma pessoa corre o risco de adoecer com H1N1, depois de imunizado?
(05:55:19) Celso Granato: Marie, não tem como ficar doente por causa da vacina. A vacina é muito eficaz, com proteção de 80% a 90%. Mesmo não sendo impossível não adoecer depois de imunizado, fica muito mais difícil de contrair a doença.

(05:55:26) mayte fala para Fernanda Bassette: Em clinicas particulares posso ser vacinada a qualquer momento ou tem regras?
(05:56:38) Fernanda Bassette: Mayte, as clínicas ainda não receberam as doses da vacina. Mas, como não há restrição para os grupos, qualquer pessoa poderá ser vacinada quando as vacinas estiverem disponíveis.

(05:56:44) nene pergunta para Celso Granato: esses boatos que estão espalhando sobre o mercúrio na composição da vacina que causa problemas neurológicos, isto é verdade?
(05:57:48) Celso Granato: nene, é difícil de imaginar que a quantidade de substância presente na vacina vá trazer problemas. Só é associado a problemas neurológicos em altas quantidades.

(05:57:48) santo fala para Celso Granato: Dr. Celso, é sabido que nos USA, a vacinação foi maciça, porém na Europa, há correntes que não defendem a vacinação. Qual o melhor conselho para pais brasileiros: vacinar já ou esperar um pouco mais?
(05:59:22) Celso Granato: santo, você tem razão. Isso pode ter ocorrido pelo fato de a doença ter se manifestado de forma mais branda na Europa do que nos EUA. Mas isso não deve servir de referência para nós: se as vacinas estão disponíveis, o indicado é se imunizar agora.

(05:59:48) Anap fala para Celso Granato: Dr. Como posso saber se tenho alergia a mercúrio?
(06:01:09) Celso Granato: Anap, em geral, sabe-se da alergia por uma experiência anterior (contato com a substância que causou alguma reação). Mas o evento é muito raro e não se deve deixar de tomar a vacina pelo medo de ter alergia.

(06:02:21) Fernanda Bassette: Pessoal, muito obrigada! Quem continuar com dúvidas pode acessar o site do Ministério da Saúde que fala especificamente sobre a campanha de vacinação (http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/index.asp) e também podem consultar o site do Centro de Vigilância Epidemiológica de SP (http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/influa_h1n1.html)

(06:03:03) Celso Granato: Obrigado também. Ainda indico o site www.cdc.gov, do centro de controle de doenças dos EUA que, para quem fala inglês ou espanhol, traz informações interessantes sobre a gripe.

Endereço da página:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u712592.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...