NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 25 de setembro de 2010

Informativo Rede de Cidades: Edição 27

SEMANA DA MOBILIDADE
Primeiro passo para adotar padrão da OMS para poluição ocorre neste ano... O presidente da Cetesb, Fernando Rei, afirmou que ainda neste ano deve ser iniciada a primeira etapa para que a agência ambiental adote padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS) para medição da qualidade do ar em São Paulo. “O primeiro passo seria dado este ano e em três anos deve haver a adoção dos padrões da OMS”.

Adesão abaixo da esperada
O pedido para o carioca deixar o automóvel em casa nesta quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, não surtiu o efeito esperado. De acordo com dados da Secretaria municipal de Transportes, 105 mil viagens em carros particulares deixaram de ser realizadas, o que representa 3,5% do total. A expectativa da Pasta era de que a adesão chegasse a 5% (150 mil viagens).

Ao contrário da cidade de São Paulo, Bogotá prioriza o transporte coletivo
“Bogotá, com todas as dificuldades, prioriza o transporte coletivo. Já em São Paulo, a prioridade são os veículos particulares.” Desta forma, o coordenador do Programa Bogotá Como Vamos, Carlos Cordoba, resume a principal diferença que observou entre o município colombiano e a capital paulista nas áreas de transporte e mobilidade urbana. Ele, que está na cidade a convite do Movimento Nossa São Paulo e da Comissão de Transporte da Câmara Municipal, participou nesta terça-feira (21/9) do seminário “A experiência de mobilidade na cidade de Bogotá”, realizado na sede do Legislativo paulistano.
Pesquisa: trânsito continua com nota baixa para paulistanos; avaliação sobre poluição piora... O paulistano dá nota 3,3 - em uma escala de 1 a 10 - para a situação do trânsito na cidade, é o que revela a pesquisa Movimento Nossa São Paulo/Ibope - Dia Mundial Sem Carro 2010, lançada na manhã desta quinta (16/09). Os aspectos mais bem avaliados no tema locomoção são “quantidade da faixa de pedestres” e “localização da faixa de pedestres”, com média 5,2.

Candidatos à presidência expõem seu compromisso com a sustentabilidade.
Um encontro promovido por sete organizações civis reuniu nesta terça-feira (21/9), no auditório do Sesc Consolação, em São Paulo, representantes de quatro candidatos à presidência da República convidados a se pronunciar sobre uma agenda para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Movimento Nossa Teresópolis lança campanha "Parque da Cidade - Parque Fluvial do Paquequer - eu quero!"
No último dia 17 o Movimento Nossa Teresópolis lançou a campanha Parque da Cidade – Parque Fluvial do Paquequer – Eu Quero!, um projeto do GT de Turismo que foi entregue ao Executivo durante o I Fórum Nossa Teresópolis - Propostas para uma cidade justa e sustentável, em dezembro de 2008. A criação do Parque da Cidade tem como objetivos oferecer lazer e recreação, recuperar o Rio Paquequer, resgatar a autoestima dos teresopolitanos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, além de promover o turismo na cidade.

II Cartilha de Indicadores do ODR será lançada em novembro
A proximidade do prazo previsto para a apresentação da II Cartilha de Indicadores do Observatório do Recife referente aos dados da qualidade de vida da população recifense, tem sido um dos focos centrais do trabalho da instituição no último quadrimestre do ano. Neste sentido, integrantes do Núcleo Executivo do ODR estiveram reunidos com o consultor da Kairós, Elvis Bonassa, para detalhar o layout e quais indicadores serão destacados no documento que deverá ser apresentado à sociedade recifense em novembro, logo após a realização das eleições.

Instituto Ilhabela Sustentável realiza sabatina com os candidatos do Litoral Norte
O Instituto Ilhabela Sustentável, que promove o movimento Nossa Ilha Mais Bela, elaborou um questionário e enviou-o aos candidatos que desejam representar o litoral norte paulista. Assuntos como Lei Cidade Limpa, balsa, trânsito de veículos pesados nos finais de semana, duplicação da Rodovia dos Tamoios, Porto de São Sebastião, verticalização, esportes náuticos x fluxo de navios, entre outros temas de fundamental importância são questionados para que o eleitor conheça os candidatos e possa escolher o que achar melhor.

Lançamento Plataforma e Fórum Virtual - cidades sustentáveis
Está no ar desde sexta-feira, 17 de setembro, o Fórum Virtual Nossa BH, um espaço para debater qualidade de vida, propostas e ações para a sustentabilidade de BH. Acesse www.nossabh.org.br/forum e registre sua opinião e seus questionamentos sobre a melhoria da qualidade de vida em BH. O objetivo do fórum é disseminar o conhecimento relativo à Plataforma Cidades Sustentáveis, fomentar a participação dos cidadãos belo-horizontinos em um debate tão importante para a cidade e convidar os candidatos a se pactuarem com a causa, por meio da participação nos debates que serão realizados e na assinatura da Carta Compromisso, disponíveis na Plataforma.

Plataforma discute iniciativas para uma melhor qualidade de vida
Com a proximidade das eleições, o ODR faz um lembrete aos candidatos majoritários e proporcionais sobre a necessidade de promoção de uma melhor qualidade de vida para a população. Neste sentido, o Observatório destaca a leitura atenta e detalhada do documento Plataforma Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br), uma pesquisa que apresenta uma série de iniciativas e práticas de sustentabilidade urbana implementadas com sucesso em várias cidades de diversos países ao redor do mundo.

Reunião da Rede Latinoamericana em Assunção
De 14 a 17 de setembro, membros da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e da Rede Latinoamericada por Cidades Justas e Sustentáveis se encontraram em Assunção, Paraguai, para o lançamento do movimento Nuestra Ciudad de Asunción. Além disso, foram dados encaminhamentos às questões discutidas na reunião realizada em março, no Rio de Janeiro.

ODR intensifica trabalhos em prol da cidade do Recife
O Observatório do Recife vem acelerando os seus trabalhos em torno das discussões sobre a capital pernambucana. Nesta direção, foram discutidas e implementadas, ao longo de julho e agosto, várias ações que passam desde a realização e elaboração de seminários, nova enquete, fóruns e a elaboração de Segunda Cartilha de Indicadores da instituição.

Seminário de saúde ambiental realiza curso de capacitação
A segunda etapa do I Seminário de Saúde Ambiental realizou na tarde de quarta- feira (22) e durante toda a quinta- feira (23) a capacitação dos profissionais de saúde com o tema “Resíduos sólidos com ênfase para resíduos de serviços de saúde’’. O evento acontece no auditório da Inspetoria Estadual da Fazenda, no centro de Ilhéus.

Rio assina os contratos de concessão dos ônibus municipais
SOs ônibus terão layout padronizado, com detalhes em cores específicas para cada região Foram assinados nesta sexta-feira (17) os contratos com os quatro consórcios vencedores da licitação para operar os ônibus municipais nos próximos 20 anos. Pela primeira vez na cidade, as empresas terão status de concessionárias, com obrigações legais e passíveis de sanções em caso de descumprimento das regras ou maus serviços prestados à população.

Governo sanciona Lei do Ficha Limpa para os servidores estaduais
O Diário Oficial desta quarta-feira (22) publica a sanção da Lei do Ficha Limpa para o funcionalismo estadual, assinada pelo governador do Estado em exercício, o desembargador Luiz Silvio Ramanho Júnior. O projeto, de autoria do deputado estadual Ranieri Paulino, prevê que está vedado ocupar cargos comissionados quem foi condenado por crimes administrativos e penais.

Às vésperas do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, um alerta: 17,28% das novas mães cariocas têm menos de 20 anos
Pelo quarto ano consecutivo, mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina participam do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, que se comemora em 26 de setembro, e que este ano tem como tema “Sua Vida, Sua Responsabilidade”. A data é promovida por organizações não-governamentais e sociedades médicas internacionais com apoio mundial da Bayer Schering Pharma. No Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a idade média da população para a ocorrência de gestação é 15,9 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...