NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Uma verdade que insistimos em não ver... E o governador ainda lidera as pesquisas isoladamente.

Defensoria tem mais de mil casos como o do menino que morreu esperando respirador
Matéria de: O Globo

Cerca de mil casos semelhantes ao do menino Fábio de Souza do Nascimento, de 14 anos, que morreu dia 9 de agosto depois de esperar por mais de seis meses por um respirador , estão em andamento na Defensoria Pública do Estado do Rio, segundo reportagem de Leticia Sicsu*, publicada na edição desta terça-feira do GLOBO. A Secretaria estadual de Saúde informou que havia aberto um processo de licitação para a compra do equipamento, mas Fábio faleceu antes. O caso será alvo de uma investigação interna.

Segundo o defensor público-chefe, Ariosvaldo Gois Costa Homem, são centenas de casos por ano de pessoas que solicitam à Justiça medicamentos ou algum tipo de tratamento médico e que, mesmo conquistando esse direito, não são atendidas.

Ainda de acordo com o defensor público, no caso de Fábio, que tinha leucemia e lutava contra a doença desde 1 ano de idade, é possível mover uma ação civil pública, se for do interesse da família, contra as três esferas de poder - município, estado e União - que não providenciaram o respirador para o paciente.

O prefeito Eduardo Paes comentou a morte do adolescente e classificou o caso como "inaceitável".

Comentário(s) para esta matéria
Edson Cubeiro dos Santos:
ATENÇÃO!... O MOVIMENTO TRÂNSITO MAIS HUMANO REALIZARÁ UMA MISSA NA IGREJA DA CANDELÁRIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE EXPLOSÕES DE GRANADAS DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DE GERICINÓ, QUE PERTENCE AO EXÉRCITO, E TAMBÉM PELA MORTE POR POLUIÇÃO DA NASCENTE DO RIO PAVUNA LOCALIZADA DENTRO DO CAMPO GERICINÓ, NO DIA 24 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)... CONVIDAMOS A TODOS PARA PARTICIPAREM.
EDSON CUBEIRO: 7628-1054 / 9122-9107...

KÁTIA GONÇALVES SAMPAIO: É isso que eles dizem Inaceitável, mas continuam fazendo o inaceitável, HIPÓCRITAS! Vai ser sempre assim, enquanto depender do governo nada acontece, só quando têm obras, aumentos para servidores, governador, juízes, etc...

Leví Inimá de Miranda: E, por fim, a Justiça demorará anos e anos para dar ganho de causa à família, em lide indenizatória. E, caso a família vença na tal Justiça, levará grande tempo para receber, mas com precatórios. E, decerto, algum juiz estabelecerá a indenização em alguns poucos mil reais pela vida perdida; melhor dizendo, assassinada.

Leví Inimá de Miranda: Então, a morte sobreveio, mas com o sofrimento extremo causado pela asfixia. Nenhum dos governos (federal, estadual e municipal) resolveu a questão, e agora simplesmente lamentam (?!). O INCA, diante do impasse, deveria ter realizado a reinternação do paciente, para amenizar-lhe, ao menos, o sofrimento. Desastrosamente, médicos, atualmente, não mais respeitam sequer o juramento de Hipócrates. São, em realidade, hipócritas. A vida vale pelo dinheiro que médicos podem amealhar a custa da dor.

Leví Inimá de Miranda: São incontáveis casos, mas somente de pessoas sem condição financeira para arcar com tamanhos gastos. Os desvalidos são sempre atingidos e o que faz a Justiça? Nada. Agora, "lamentam" o governo federal (o presidente está em plena campanha política para sua candidata) o governador (em campanha), o prefeito (engajado em campanhas alheias). Nada mais. Se o caso clínico do adolescente era grave e ele iria morrer mesmo, não importa. Todavia, a morte deu-se por insuficiência respiratória.

Demagalha: Infelizmente esse é mais um caso entre milhares de Cidadãos abandonados pelo poder público. Quase sempre sinto vergonha de ser Brasileiro quando tomo conhecimento desses homicídios oficiais, avalizados pelas autoridades escolhidas pelo povo.

Winkelhook: Com certeza os autores deste homicídio qualificado, isso foi homicídio, passaram o final de semana, tranquilos, bebendo ,comendo, se divertindo a vontade, sem o menor remorso. Enquanto isso a família do jovem sangrava.Um dia , e não coloquem Deus neste papo, alguém vai impor dor igual a esses canalhas.

Espiritoqanda: EU_MORENA, Enquanto isso; fui processado pela Defensoria Pública por um senhor que recebeu R$ 30 mil por uma obra que não concluiu... A justiça nos faz de palhaços!

Elita Alves Pereira: EU_MORENA; é bom fazer uma visita durante a noite também, desde que haja necessidade.

EU_MORENA: No processo para garantir o medicamento do meu filho, que é vitalício, o juiz começa o despacho solicitando que eu comprove a minha MISERABILIDADE, é um absurdo!!!... É direito garantido por lei!!!... É assim que somos tratados na defensoria, como MISERÁVEIS.

Elita Alves Pereira: Confirmo tudo o que dizem sobre o atendimento na Defensoria Pública, inclusive a Defensora de Plantão se notar que você está nervosa ela vai mandar você calar a boca, principalmente se ela for uma mocinha. Só que ela não imagina que ali seja a nossa última esperança e nem mesmo sente na pele o que estamos passando, enfim, é tão insensível como os médicos do Abatedouro Hospitalar.

EU_MORENA: O problema é que eles precisam da população, de denuncias para moverem ações, e cadê o povo???... Recebem medicamento de quinta nas farmácias do SUS, são tratados por clinico geral e não por especialistas e não estão nem aí, são poucos que lutam por um tratamento mais digno.

Elita Alves Pereira: continuação... Depois que o Juiz obriga o Estado arrumar o hospital, escreva, a sentença de morte está declarada, eles mandam para o hospital que não tem nada para salvar vidas, foi o que aconteceu com minha irmã e depois de quase escrever pro Papa, conseguimos vaga no Salgado Filho, tarde demais, 2 dias depois ela morreu... Era anunciado que era um centro pra tratamento neurológico, o único neurocirurgião segundo informações. Estava de férias, tiveram que importar um de outro hospital que nos mandou rezar, foram 12 dias para morte

EU_MORENA: O PIOR É QUE TODOS SERÃO REELEITOS!!!!

EU_MORENA: Façam uma visita na defensoria publica as terça e quintas entre 11 e 14 horas... Sempre tem um pai extremamente descontrolado, e sempre com razão, parece que eles só sabem falar "senta e espera" é só o que se ouve por lá... A situação por lá é caótica!!!!

Elita Alves Pereira: Realmente é inaceitável, mas isso acontece sempre, principalmente, para aqueles desavisados que acreditam que UPA veio para salvar vidas... Foi o que aconteceu com minha irmã, no início de julho de 2009, com dor de cabeça muito forte, levaram-na para UPA, chegou andando, falando e indo ao banheiro sozinha. Ficou quase 24 horas naquela pocilga, que não tinha médico competente, não tinha ambulância e nem vaga nos hospitais. Depois de uma madrugada no TJ conseguimos vaga nos Azevedo Lima, foi o caminho para morte.

EU_MORENA: Fiquei por 4 meses sem receber o medicamento do meu filho, no final de maio procurei a defensoria, lá somos tratados como pedintes, é humilhante a situação na defensoria... A prefeitura é quem deve cumprir o mandato, a receita foi em entregue em fevereiro, porém ficou em processo de compra até 28 de agosto... Todos os diabéticos que dependem das insulinas mais caras estavam sem receber o medicamento. É uma vergonha!!!!!!

Veredicto: Mil casos sem culpados?... Então, pra quê serve esse monte de órgãos criados e pagos com dinheiro público para defender a população?

Rezbolah: Para fazer compras ditas emergenciais o secretário de saúde do governador Sergio Cabral Joelhão Perrier, dispensa licitações e compra tudo superfaturado, como a reportagem feita pelo jornal O Globo já noticiou. O prefeitinho agora diz que a morte do menino é inaceitável. Quem são os responsáveis? Quem vai arcar com o ônus desta vida? Com certeza o Ministério Público não vai chegar a lugar algum, muito menos a justiça e tantas outras instituições. Ou seja, a culpa foi do menino por estar doente.

TwittoTudoEtodos: eu acho q se esses órgãos, como defensoria e MP, ficarem (de verdade, não só ameaçando) começando muitas ações públicas, que não vão mais conseguir nem aumento e nem concursos.

Humberto Filho: Enquanto pessoas morrem, os nossos governantes gastam $$$ com obras de "perfumaria" pela cidade e Favelas com projetos mirabolantes. cadê o investimento em saúde, educação e transporte ??

Herlon siqueira da Silva: Justiça na cidade do Rio de Janeiro tem serventia?

CIDADÃO_DO_RIO:
As vezes fico a me perguntar: Para quê Ministério Público; Defensoria Pública; Tribunal de Contas; Ouvidoria; Controladora; Tribunal de Justiça???? Um gasto enorme em folha de pagamento e despesas para manter esses órgãos para, se nada fazem em defesa da população! Brincam de controlar o Estado e defender o cidadão!!! Por isso que Tiririca tem um milhão de intenções de voto! Palhaçada por palhaçada, ele é mais engraçado!

carlos augusto dias schramm filho: A desculpa de ter que fazer licitação para compra de um aparelho é criminosa... Cade o Ministério Publico?

CIDADÃO_DO_RIO: Corrupção, incompetência e maldade! São estes os 3 adjetivos para o fato ocorrido. Não seria necessária licitação, já que, para compras inferiores a R$ 8.000,00 pode-se fazer dispensa. Mesmo que fosse R$ 100.000,00 poderia ser dispensa emergencial já que envolve risco de morte. A SMS do Rio gasta uma fortuna com coffe breaks para suas reuniões de trabalho semanais. Dinheiro há e incompetência também! Era motivo para exonerar toda área de compras do órgão! Qual nada são farinhas do mesmo saco!

Pinto_PiuPiu: Defensoria serve para alguma coisa ?

Pedro Pereira: se cutucar muito esta ferida o que vai sair de verme falando vai ser um Deus dará fim na corrupção, favorecimento e hipocrisia contra o povo tem que acabar.

Nota do BLOG: todos os comentários acima foram originalmente publicados no globo.com... Para tentar entender os valores humanos sugerimos que assista ao vídeo “Ilha das Flores” no Youtube.

Um comentário:

  1. Esta caso do menino me chocou! por que a familia não correu atrás, pegou empréstimo, pediu emprestado...sei lá...preferiu entrar na justiça e esperar o tempo passando com o menino doente? Isso é um absurdo total! E como sempre colocam a culpa em Cabral. Esse não será o primeiro e único caso, infelizmente, mas o Rio vem mudando muito essa triste realidade. Cabral está fazendo um bom trabalho!

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário...