NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Com obras do Comperj, Itaboraí sofre e enfrenta os males da migração... Super Lixão provoca excesso de residências a venda população procura fugir do

O município de Itaboraí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já vem sendo chamado de Eldorado (uma antiga lenda indígena de uma cidade que teria suas construções em ouro maciço) e até de Dubai, emirado rico em petróleo do Oriente Médio. Esses são alguns nomes dados por diversos empresários que tentam desesperadamente lucrar com “fantasias” divulgadas pela mídia paga em referência aos impactos econômicos que vem provocando na região a construção pela Petrobras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Um dos principais impactos é o aumento da população: só em 2010 foram muitos novos moradores que vemos amontoados, alojados em locais precários 12 onde cabem 4; roupas penduradas nas fachadas sinalizando uma grande favela, totalizando, segundo a prefeitura, 300 mil habitantes. No comércio, 160 novas empresas se instalaram no ano passado em Itaboraí, que vive uma demagogia imobiliária. Por outro lado, a cidade já sofre os dilemas do futuro: os preços dos imóveis não param de subir, sem venda, pois as empresas que aqui chegam só alugam nada compram.

E mesmo de um terço da população conta com rede de esgoto e saneamento básico. O serviço de telefonia e energia elétrica é precário lotam o fórum local com queixas na qualidade de serviços, sem sinal, falta de energia etc... Aqui o correio não atende grande parte da população nos dias de hoje ainda instala postos comunitário achando que faz um grande favor

Mas isso é só o início da transformação. Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que o Comperj vai atrair entre 320 e 700 indústrias para o município nos próximos cinco anos. A expectativa é que em dez anos a população chegue a um milhão. Lembramos que o BNDS é sócio do Comperj e vai ceder espaço dentro do Comperj para as Industrias.

— O Comperj gerou seis mil empregos em 2010. Este ano, o número deve ficar entre 10 mil e 11 mil. Mas estamos atentos a isso. Como a mão de obra na cidade não tem qualificação, estamos em um esforço de capacitação, conversando com o governo estadual e federal para trazer escolas técnicas e profissionalizantes. Sem isso, vamos ficar sem as melhores vagas — aponta Saíde Abrão, secretário de Trabalho de Itaboraí... Infelizmente o governo Estadual mandou a FAETEC para Saquarema e vai construir um presídio em Itaboraí

Preços de imóveis sobem 20% sem liquidez aqui tem gente querendo vender o imóvel faz 10 anos e a cada ano ele aumenta em 20% o valor por falta de sanidade mental ou talvez procurando um louco desavisado.

O Comperj, que está em reta final de terraplanagem, atrai gigantes do varejo. Além de Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia, o Prezunic está se instalando na cidade e a Ricardo Eletro já veio. Com isso, foram geradas 1.200 vagas no comércio em 2010, número 30% maior em relação ao ano anterior. Recentemente uma empresa divulgou que faria contratações houve filha quilométrica de desempregados. A lista de empresas ganha força com a Patrimóvel, que decidiu abrir filial na cidade, espaço que já conta com 70 funcionários. Com a demanda em alta, a companhia, em apenas dois meses, gerou R$ 100 milhões em negócios com a venda de quatro empreendimentos imobiliários.

O preço dos imóveis na cidade, segundo Bruno Serpa Pinto, diretor de Operações da Patrimóvel Niterói, registrou alta superior a 20% em menos de um ano, para unidades residenciais com dois quartos, por exemplo:
— A tendência de preços é de alta. Há ainda uma série de investidores pessoas físicas que estão comprando imóveis na cidade como forma de investimento. Lembramos o que tem de loteamento pouco habitado em Itaboraí é uma barbaridade. Sem venda faz anos.

A cidade virou alvo de construtoras e incorporadoras de todo o país. Até agora, já são 12 instaladas. A Rossi, com a Patrimóvel, vendeu em apenas um fim de semana 60 dos 160 apartamentos da Reserva Imperial. A construtora vai lançar em março outro empreendimento residencial, além de uma área, já adquirida, para seis mil unidades. A CHL vai lançar empreendimento com 400 unidades também em março. A Feg, construtora de Rio das Ostras, já iniciou as obras do Recanto das Flores, que terá 160 unidades. A mineira Passos também vai lançar seu empreendimento.

— Itaboraí já é realidade. Hoje, 70% das unidades que estão sendo lançadas fazem parte do Minha Casa, Minha Vida — afirma Serpa Pinto.

Lembramos ainda que a linha 3 do METRO não vem até Itaboraí, irá apenas até Guaxindiba São Gonçalo.

Itaboraí é uma cidade em que nada foram feitas para ter crescimento, Hospital lotado, ruas esburacadas, nepotismo político generalizado. Falta de concurso público, baixos salários para os concursados os contratados ganham muito mais... Ônibus nem pensar

Esse artigo foi escrito parodiando matéria publicada (certamente patrocinada) em jornal de grande circulação no Estado procurando evitar que você caia no golpe do falso Eldorado... Todos os grandes funcionários ligados ao Comperj vivem nas cidades vizinhas... Aqui a população está pedindo socorro!

3 comentários:

  1. Os políticos de Itaborai são um fracaso, maus representante e nunca viseram nada pelo munícipio e agora estão perdendo a vaga para os políticos que veem de outras localidade, ao invés de aproveitar a oportunidade do COMPERJ e levantar a moral, mas não só pensam em fazer Política ou seja mentir para o pova, enganar e dizer que está tudo caminhando bem, para ser reeleito e continuar afundando o município e sem mais comentários.....

    ResponderExcluir
  2. A rua Gabriel Dumas que fica próxima ao Fórum de Itaboraí, quando chove não da pra andar de tanto buraco e lama,não é asfaltada,e passa muito eleitor pra trabalhar e estudar,as ruas próximas é impossível passar com crianças pequenas,não tem asfalto,pediatra no hospital é superlotado,as crianças pedem Socorro em Itaboraí

    ResponderExcluir
  3. Dizem que ta em obra em Rio Várzea na rua principal em Itaboraí,não to vendo,a rua Afonso Melo que é caminho pro Condomínio Veneza com mais de 400 casas ta com tanto buraco que quando chove é difícil passar á pé,é quase em frente o mercado Rainha,e tem outas ruas perto iguais,e na hora de eleição querem votos, dou não, posso não, não terão meu voto não

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário...