NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tragédias anunciadas em Itaboraí RJ... Em Itaboraí única grandeza da cidade são os salários dos políticos... Eldorado ou Inferno?

Chuva realça problemas dos bairros de Itaboraí
O nome da cidade é Pedra Bonita (Itaboraí), mas a visita mais constante, este mês, é da chuva. E ela tem feito estragos na vida dos moradores de Itaboraí. Na última terça, após temporal, um córrego transbordou e invadiu o quintal das casas. O vento forte derrubou várias árvores. Além dos problemas de infraestrutura, os moradores estão sem abastecimento de energia.

Moradora da Rua 83 (bairro Morada do Sol), a pensionista Vera Lúcia Soares, 50 anos, disse que está no escuro desde que começou a chover, na terça por volta das 17h... “Além de estarmos no escuro, o rio encheu e a água invadiu o quintal. O rio precisa de limpeza urgente”, disse.

Um fator que agrava o problema da população é a total falta de saneamento básico no município. Com o transbordamento dos rios, a água é misturada ao esgoto que corre a céu aberto e invade os quintais e poços artesianos, de onde os moradores tiram água para viver, já que também não têm água encanada. E tem "idiota" que ainda chama isso aqui de “Eldorado”

“Com a enchente, a água da chuva entrou no meu poço. Vou ter que esvaziá-lo para limpar e acabo ficando uns dias sem água também”, afirma.

Outro morador que sofre com a precariedade é o vigilante Geraldo Pita de Araújo, 57, que afirma serem frequentes as quedas de luz na região... “Agora, já estamos prevenidos e não estocamos muita comida, mas já perdi muita carne aqui”, reclamou.

De acordo com Geraldo, sempre que falta luz, os moradores ficam de dois a três dias sem abastecimento... “São dias de espera até que eles venham religar a energia. A Ampla já nos dá uma previsão pessimista de 20 horas para o conserto, mas sempre passa deste prazo”, falou... Lembramos que a AMPLA empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na região não possui equipe de emergência no município de Itaboraí; ficamos sempre na dependência do gestor Vitor autorizar um carro terceirizado vim a fazer o reparo... Os muitos veículos com o emblema da AMPLA circulando pela cidade não fazem serviços emergenciais.

A iluminação pública é inexistente em muitos bairros, mas a cobrança é paga. Alguns moradores afirmam que pagam R$ 13 de taxa. Muitos já foram até a prefeitura reclamar para que a iluminação fosse colocada ou, no mínimo, a cobrança fosse retirada, mas nada foi feito até agora.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Itaboraí informou que está fazendo programa de manutenção chamado “Luz para Todos”, onde haverá a troca de todas as lâmpadas que ficam nos postes da cidade. Quanto às chuvas, a prefeitura informou que vai definir cronograma de limpeza e dragagem de rios e canais. A Ampla foi procurada, mas não retornou a ligação da equipe de reportagem até o fechamento desta edição... Lembramos que tem gente com anos de reclamação junto a prefeitura; que por sinal atende muito mal aos reclamantes.

Buraco causa acidente em Itaboraí
Moradores do bairro de Nova Cidade, em Itaboraí, já não aguentam mais os antigos buracos nas vias do bairro. Na Avenida Américo Cardoso, um buraco enorme no meio do asfalto está causando desconforto aos motoristas e até acidentes. O comerciante João Bonafé, 58 anos, presenciou um carro que quase colidiu com o poste devido à cratera... “Eu estava atendendo quando ouvi um barulho de carro freando. Por sorte, ele era bom motorista e não aconteceu nada de grave, mas ele rodou com o carro e quase bateu de frente com o poste”, afirmou o comerciante... Se a prefeitura pagasse salário do seu alto escalão no mesmo nível das cidades vizinhas sobraria dinheiro para uma Cidade melhor... Infelizmente quase todo no dinheiro de Itaboraí vai aos altos salários pagos e não nos concursados que vivem indo embora... Procurem saber o caso da Zootecnista concursada e outros.

Ponte cai em Itaboraí
Uma ponte que ligava a Avenida Vereador Hermínio Moreira, em Sossego, às ruas projetadas do bairro Retiro, em Itaboraí, caiu há dois meses após forte chuva. Sem a passagem, cerca de 300 moradores têm que caminhar por mais de 30 minutos para chegarem em casa – a distância é de cerca de um quilômetro. Além do problema da ponte, as famílias enfrentam a falta de pavimentação e iluminação.

Com a forte chuva, a ponte foi arrastada pelo Rio Aldeia e até hoje não foi reconstruída. Sem a ligação, os moradores têm que fazer o caminho a pé para chegarem do outro lado. Mas o problema da ponte não é o único... “O maior problema, com certeza, é esse rio. Com a falta da ponte, algumas pessoas se arriscam atravessando em cima das manilhas e correm risco de pegarem uma doença. E, com fortes chuvas, ele também transborda. A rua não é asfaltada e, à noite, fica uma escuridão total, porque nem iluminação pública nós temos”, disse a doméstica Alcinéia Souza de Lima, 36 anos.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí informou que existe projeto para a reconstrução de uma nova ponte e para pavimentação da rua, mas não deu previsão para o início das obras... Essa resposta parece uma mensagem gravada.

Comunidade de Itaboraí acumula problemas
Pelas ruas do bairro Rio Várzea, em Itaboraí, buracos no meio do caminho atrapalham a circulação de carros e pedestres no local. O desavisado que passa pelo local, corre o risco de ficar atolado nos buracos de lama no meio da via. A iluminação é precária e os bueiros entupidos deixam forte odor.

Na Rua Aurélio Barbosa os carros têm que passar por cima da calçada... “Este buraco existe há mais de um ano. Nós já reclamamos e nada. A gente tem que dar a volta pela rua de trás para chegar com o carro em casa. Não dá para competir com o buraco”, reclamou o comerciante José Araújo, 42 anos.

Além dos buracos, os bueiros transbordam com facilidade nos dias de chuva, deixando um odor desagradável. O asfalto das ruas, que foi feito há vinte anos, está desaparecendo. Outro problema é a falta de iluminação. As lâmpadas não funcionam corretamente. Quando uma acende, a outra apaga... “Isso aqui fica muito escuro e ficamos apreensivos em andar a noite”, disse.

O motorista Roberto da Silva, 31, acrescenta que todos os problemas são comuns na maior parte dos bairros... “Virando a esquina, os mesmos problemas são encontrados. Várias ruas estão com buracos enormes”, disse.

Itambi: mais 40 anos de descaso, poeira e lama
Nos dias de sol a poeira e o barro tomam conta das ruas Alexandre Leal e Serafim de Carvalho, no distrito de Itambi, em Itaboraí. Já quando chove; inúmeras poças de lama dificultam a passagem de pedestres e veículos. Estes são apenas alguns dos vários problemas que os moradores do local vêm enfrentando há mais de 40 anos... Iluminação pública precária e buracos abertos espalhados pela região são outras deficiências que existem no bairro. “Já fizemos inúmeras reclamações na prefeitura, mas até agora nada foi resolvido. A comunidade está totalmente abandonada”, disse o guardião de piscina Rogério Sena, 28 anos.

Segundo os moradores, uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para asfaltar as ruas do bairro, iniciada em 2009, não foi concluída e os problemas continuaram. “Pararam a obra e não deram nenhuma satisfação para nós. Enquanto isso; ficamos à mercê, andando nas lamas”, desabafa o servidor público Sebastião Santana, de 55 anos.

A população da região também sofre constantemente com enchentes. Um rio que corta a Rua Serafim de Carvalho transborda toda vez que chove. “Há dois anos uma enchente no rio deixou várias pessoas desabrigadas. Sempre que chove o rio volta a encher e a água invade a casa de quem moram nas proximidades”, disse Rogério.

A Prefeitura de Itaboraí informou que o prefeito Sérgio Soares junto com o secretário de Obras, Serginho Soares, irão providenciar máquinas, a partir da próxima semana, para preparar as ruas de Itambi, que receberão obras de pavimentação... Já passou o prazo é nada foi feito!

A base do texto acima é matéria publicada no jornal O São Gonçalo nos últimos dias... Lembramos que esse jornal calou-se quando da grandiosa manifestação popular na Câmara municipal em questões do lixão etc.. Infelizmente ainda no BRASIL se paga (patrocina) pequenos jornais.

A vinda do lixão para Itaboraí colocou em risco toda parte baixa da Cidade que como já vimos nos trechos acima possui muitos rios... Inclusive um deles fica ao lado do lixão... Já pensou uma chuva de 100 mm na região do lixão?... O rio carregando todo aquele lixo?... Certamente onde costuma alagar ficará muito pior... O Inea liberou o lixão sem o reflorestamento em volta e outras falhas... Nessa futura tragédia anunciada quem será considerado o culpado? O povo novamente como sempre... Na próxima eleição não vote no melhor pra você, vote no melhor para a comunidade em geral... Nos vereadores que aí estão NUNCA MAIS!

Itaboraí já recebeu o lixão do Conleste, presídio estadual e vem aí talvez uma usina nuclear se o povo não se mobilizar... Uma parcela da população já deu um basta na eleição estadual e têm “idiotas” espalhando pela cidade que o povo foi quem perdeu... Deus sabe todas as verdades: o povo conseguiu foi fazer ver sua revolta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...