NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Notícias que foram destaques no Jornal o São Gonçalo

Falta coleta de lixo em Santa Cecília
Um acúmulo de problemas: lixo, mato, poças de lama e água parada. Esta é a realidade da esquina das ruas Godofredo Ferreira e Albertina Marques, no bairro Santa Cecília, em Itaboraí. Moradores reclamam que, com o abandono e a falta de coleta de lixo, estão aparecendo bichos, como ratos e cobras no local.
A moradora Ana Cláudia Regina, 40 anos, disse que a prefeitura só limpa a rua principal. “O caminhão limpa a rua principal, as secundárias acumulam lixo, que ajuda na proliferação dos bichos. Na semana passada, apareceu uma cobra na casa do meu vizinho. Ficamos apavorados”.
A dona de casa Manuela Pereira, 29, moradora do bairro há 13 anos, tem medo dos filhos se machucarem. “Tenho dois filhos, um de 12 e uma menina de 8 anos. Aqui, o nosso medo não é de bandido, mas sim das cobras e ratos que estão aparecendo. O lixo está ficando jogado pela rua e o mato que vem crescendo, ajuda esconder os bichos”, contou a mulher.
Além da falta de coleta e manutenção das vias, os moradores ainda enfrentam a falta de pavimentação. “Nós já procuramos a prefeitura e, para surpresa de todos, fomos informados que as ruas constavam como asfaltadas”, finalizou.
-------------------------------------------------------

Visconde de Itaboraí acumula problemas ao longo dos anos
Ao invés de evoluir, os problemas foram acumulando no bairro de Visconde de Itaboraí, em Itaboraí. Há 63 anos, quando a aposentada Magali Nunes, 75 anos, foi morar no bairro, o problema era só falta de pavimentação. Atualmente, ela enfrenta – além da falta de asfalto – alagamentos e falta de condução.
Dona Magali mora na Rua dos Ferroviários há 63 anos. Ela disse que o bairro sempre foi ruim, mas que, nos últimos anos, o bairro está mais abandonado. “Com o calor que está fazendo, não posso nem abrir a janela. A poeira da estrada entra em casa e deixa tudo sujo. Quando passo pano molhado, fica cheio de lama”, contou a professora aposentada.
Ela também teme a chuva, pois o bairro fica alagado, já que os bueiros estão entupidos e os ônibus têm que mudar o itinerário para seguir viagem. “A única vantagem da época da chuva é que posso abrir a janela, mas não posso sair de casa. Fico ilhada”, disse a moradora, acrescentando que a via onde mora é uma das principais no bairro e continua sem asfalto.
-----------------------------------------------

Bairro de Itaboraí precisa de atenção
O índice de pavimentação e saneamento básico de Itaboraí é menor que 10%. O bairro de Marambaia é um desses locais que sofrem com a falta de atenção da Prefeitura de Itaboraí. Morador do bairro há cinco anos, Celmar Fernando Igrejas de Andrade, 71 anos, não compreende os motivos de tanto descaso, já que seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é pago em dia.
“Nós não temos saneamento e nem pavimentação. Isso não é justo com a população de Marambaia. Alguma providência tem que ser tomada”, disse Celmar.
----------------------------------------------------

Itaboraí convive com falta de infraestrutura
O nome do bairro é Sossego, mas os moradores não têm nenhuma tranquilidade. Várias ruas não possuem pavimentação e o caminho se torna intransitável, tanto para os carros, quanto para os pedestres. Além dos buracos, eles enfrentam esgoto a céu aberto e falta iluminação pública.
A Avenida Vereador Hermínio Moreira, via principal, é cheia de poeira e lama. Ela é asfaltada apenas pela metade. A aposentada Jovana de Paula, 83 anos, mora no bairro, há mais de 20 anos, disse que gosta do local e que aprendeu a conviver com os problemas.
“Eu ando nessa poeira até chegar à padaria. Mas quando chove, eu evito sair. Já escorreguei duas vezes na lama”, disse.
A moradora conta que uma vizinha, também idosa, quebrou o braço duas vezes andando no meio da lama. Os filhos a tiraram do bairro para morar com eles no centro.
Depois que o asfalto acaba; outros serviços também deixa de existir. Nos postes, não há lâmpadas. A aposentada Lea Cardoso, 61, disse que o culto da igreja evangélica teve que ser antecipado devido à escuridão.
“Por precaução, decidimos adiantar o culto em uma hora. Nunca aconteceu nada, mas é melhor prevenir”, opinou.
Ela aponta a falta de saneamento básico como o pior problema e afirma que a lama que se forma na rua não tem só terra e água e contém, também, esgoto.
“Aqui, o esgoto não tem tratamento e fica tudo espalhado no meio da rua. Com isso, ficamos com medo que os ratos entrem em nossas casas”, disse.
----------------------------------------

PM acusado de montar 'Gatonet' em Itaboraí
Policiais da 2ª Delegacia Policial Judiciária Militar (DPJM) estouraram, na segunda-feira, uma casa que funcionava como central clandestina de TV por assinatura (Gatonet), na Rua 9, no bairro Vila Cabuçu, em Itaboraí. Ninguém foi preso. Os agentes foram à comunidade após receberem denúncia sobre a participação de um policial militar no esquema ilegal.
Na residência foram apreendidos uma televisão, codificadores, além de outros equipamentos usados na distribuição dos sinais, como cabos e conectores.
--------------------------------------------

Menor apreendido com drogas em Itaboraí
Um adolescente de 16 anos foi apreendido, ontem, por policiais do 35º BPM (Itaboraí), na Reta Velha, em Itaboraí. De acordo com os PMs, com ele foram apreendidos 111 pedras de crack, 14 trouxinhas de maconha, 13 papelotes de cocaína e dois aparelhos de telefone celular. O menor foi autuado por tráfico de drogas.
-----------------------------------------

'Rodou' por tentativa de estupro em Itaboraí
Acusado de tentar estuprar duas adolescentes, ontem, no bairro City Areal, em Itaboraí, Luciano Alves de Lima, de 27 anos, foi preso por policiais do 35º BPM (Itaboraí). De acordo com a polícia, as vítimas, irmãs de 12 e 14 anos, estavam saindo da escola, quando foram abordadas pelo acusado e obrigadas a segui-lo sob ameaça.
Conforme a polícia, Um operário de uma fábrica da região teria ouvido os gritos e saído em defesa das vítimas. O operário foi agredido durante luta corporal com Luciano. A polícia foi avisada e deu voz de prisão ao acusado, que quase foi linchado por moradores.
Cocaína - Os PMs tiveram dificuldades para algemar Luciano, que, segundo os militares, estaria transtornado e, aparentemente, sob efeito de drogas. Na mochila de Luciano foram encontradas cinco cápsulas de cocaína vazias. Ele foi conduzido à 71ª DP (Itaboraí), onde foi constatado ter uma passagem por tentativa de estupro, em 2001, também em Itaboraí. Luciano foi autuado por estupro.
-----------------------------------------

Maricá terá 2 linhas novas para o Comperj
Maricá vai ganhar duas novas linhas de ônibus intermunicipais para transportar trabalhadores do município para o Comperj, em Itaboraí. A projeção da demanda é de 967 passageiros ao dia e, mensalmente, esse número salta para pouco mais de 29 mil. A estimativa é que este total aumente com o início dos trabalhos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Cerca de 30 pessoas serão empregadas com as linhas.
“O valor da tarifa do projeto será de R$ 2,70. Os reajustes das linhas intermunicipais são anuais, baseados no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). O projeto determinou que fossem seis ônibus em circulação e que, havendo o aumento da demanda, o Detro reavaliará a frota e, consequentemente, mais empregos serão gerados”, explicou o presidente do Detro, Renato Onofre.
O número de empresas que vão participar da licitação é uma surpresa. O que já se sabe, também, é que os carros vão rodar diariamente e os horários de circulação já foram divulgados.
O pedido para a criação das linhas foi feito pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá. O documento de licitação prevê ainda que, com a entrada em operação do Comperj – prevista para daqui a três anos – o ponto final seja levado do Centro de Itaboraí para a entrada principal da refinaria, que deverá ser no bairro de Itambi, acrescendo mais 21 quilômetros do percurso. O valor da passagem estipulado em R$ 2,70, no entanto, não será alterado.
As novas linhas são uma antiga reivindicação da população dos dois municípios, que se tornou urgente com a chegada do Comperj. O pedido de ligação com o comperj inclui, também, outras linhas de ônibus ligando Maricá a cidades como São Gonçalo, Nova Friburgo (na Região Serrana), Nova Iguaçu (na Baixada Fluminense) e Macaé (no litoral norte do estado).
“A ligação com Itaboraí é muito importante, principalmente neste momento de construção da Refinaria da Petrobras, já que vai facilitar a vida de quem trabalhar lá e morar em Maricá. Ano passado, o Governo do Estado inaugurou a reforma e recuperação da Rodovia RJ 114, que, em poucos minutos, liga os dois municípios. Temos, também, outros pleitos, como a ligação Maricá-São Gonçalo. Muitas pessoas se deslocam entre as duas cidades tendo que fazer a chamada baldiação”, argumentou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.
Confira os horários das saídas
Saídas de Maricá, dias úteis:
Às 5h e 5h40.
De 6h às 9h - intervalo a cada 20 minutos
De 9h às 17h - intervalo a cada 60 minutos
De 17h às 19h - intervalo a cada 40 minutos
De 19h às 23h - intervalo a cada 60 minutos
Sábado, domingo e feriado:
De 6h às 9h - intervalo a cada 60 minutos
De 9h às 17h - intervalo a cada 40 minutos
De 17h às 0h - intervalo a cada 60 minutos
Saídas de Itaboraí nos dias úteis:
De 5h40 às 9h - intervalo a cada 40 minutos
De 9h às 17h - intervalo a cada 60 minutos
De 17h às 20h - intervalo a cada 20 minutos
De 20h às 22h - intervalo a cada 60 minutos
Nos sábados, domingos e feriados:
De 5h às 8h - intervalo a cada 60 minutos
De 8h às 16h - intervalo a cada 40 minutos
De 16h às 23h - intervalo a cada 60 minutos

Detro adia data da licitação
Depois de já marcada a licitação para as linhas de ônibus que vão fazer a ligação entre Itaboraí e Maricá, que seria no próximo dia 2, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) pediu revisão sobre os critérios para a definição da outorga, tarifa, prazo de concessão, critérios de reajuste de passagem e da seleção de duas empresas para operar a linha. As informações constam no Projeto Básico do edital e o órgão encaminhou os detalhes ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A licitação, que será reagendada assim que o TCE se pronunciar em relação aos esclarecimentos prestados pelo Detro, previa que duas empresas operassem a linha 100R Maricá - Itaboraí, e a concorrência deveria ser na modalidade de maior oferta pela outorga, cujo valor mínimo seria R$ 705 mil. Foi vedado ainda a participação de consórcios entre empresas e o prazo da concessão será de 15 anos, renovável por, no máximo, o mesmo período. Em caso de empate na licitação, será realizado sorteio.
--------------------------------------------

Falta de luz causa manifestação no Gradim
Moradores da Rua Simão Lopes, no Gradim, São Gonçalo, protestaram na manhã desta terça (8) contra a falta de energia elétrica. Segundo eles, a rua está sem luz desde as 11h de segunda-feira (7). A PM acompanhou a manifestação. Uma equipe técnica da Ampla enviada ao local para verificar o problema. De acordo com a empresa, o sistema foi desligado automaticamente, para evitar um curto.
------------------------------------------

Bairro gonçalense sofre com falta d'água
Moradores da Rua Fernão Cortes, em Porto Novo, São Gonçalo, já sofrem, há três anos, com abastecimento de água precário. Mas, durante o verão, a situação piora. Todos os dias, eles têm que acordar de madrugada para tentar captar um pouco de água. A solução não sai barata. Ou eles gastam com as contas mais altas de energia elétrica ou têm que comprar carro pipa, que custa cerca de R$150.
Há três anos, eles vivem na precariedade. Mas há três semanas, a situação piorou. A rua está recebendo obras da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) e, segundo moradores, o caminhão de coleta de lixo passou por cima dos canos, que estão muito próximos da superfície e os quebraram, deixando os moradores sem água. Eles reclamam que não têm mais condições financeiras de pagar carro pipa.
Além dos gastos com a compra da água, eles reclamam que a conta continua vindo e em valores altíssimos.
“Além de uma conta de água alta, ainda pagamos luz. Precisamos ligar bomba por mais de quatro horas. Tem gente que já pagou R$400 de conta de luz”, disse Rosane Godoy, 52 anos.
A cena mais comum na rua é morador com balde de água na cabeça. Pessoas de todas as idades. Geraldo Ferreira Ribeiro, 78, faz um grande esforço carregando baldes em seus ombros.
A assessoria de imprensa da Cedae informou que uma equipe da companhia vai verificar a condição da rua e realizar os procedimentos necessários para o restabelecimento da água.
--------------------------------------------

PM prende funcionários em casa noturna de São Gonçalo
Policiais do Serviço de Inteligência do 7° BPM (São Gonçalo) realizaram, na madrugada de ontem, uma operação para proibir o baile funk e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos na casa de espetáculos Vibe Show, no Gradim, em São Gonçalo. A ação foi deflagrada em razão dos últimos incidentes que culminaram com a morte de um homem e um adolescente baleado, na semana passada. A PM teria tomado a decisão de proibir o baile na casa para evitar novos incidentes, conforme afirmou o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Cláudio Luiz da Silva Oliveira.
----------------------------------------

MP desmonta esquema de propina na Polinter
O inspetor da Polícia Civil Carlos Eduardo de Barros – lotado na carceragem da Polinter de Araruama – foi preso por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual, no Centro de Niterói, na manhã de ontem. Ele e outros dois policiais, além de oito detentos, são acusados de integrar uma quadrilha que agia na unidade prisional da Região dos Lagos, cobrando propinas em troca de benefícios para presos. O agente foi surpreendido em sua residência, na Rua Marquês de Paraná, e não resistiu à prisão.
Operação - A operação, batizada de Grades Limpas, contou com o apoio da Corregedoria Geral Unificada (CGU) das Polícias. Na ação, foram apreendidos R$ 20 mil em espécie. As investigações apontaram que o bando cobrava R$ 3 mil de entrada e uma quantia semanal de R$ 200 de cada detento em troca da permanência em celas especiais, onde havia regalias como aparelhos de som e de DVD, ar-condicionado e até um vídeo game de última geração. Nestas celas, foram apreendidos cerca de R$ 18 mil em espécie.
Investigações - Ainda de acordo com a investigação, os presos que denunciassem o esquema seriam punidos com agressões. Os policiais também descobriram que, dentro da carceragem, havia uma sala especial para visitas íntimas com cama e frigobar. Para usá-la, os envolvidos no esquema cobravam R$ 50 por um período de meia hora. Ao lado dela, nas salas de administração, havia cerca de 20 mil preservativos encaixotados.
----------------------------------------

Corregedoria vai ouvir PM
A Corregedoria da Polícia Militar vai analisar, nesta segunda (7), o caso do PM envolvido na agressão a uma juíza de São Gonçalo e ao amigo dela, um agente penitenciário, na madrugada de sábado, em Piratininga, Niterói. Por conta da ocupação do Complexo do São Carlos, no Rio de Janeiro, ontem, a investigação não foi iniciada no fim de semana.
O crime de lesão corporal, onde a juíza foi citada como testemunha, foi registrado na 81ª DP (Itaipu) e o delegado titular da unidade, Adílson Palácio, vai receber a imprensa na manhã de hoje, para prestar esclarecimentos, segundo informou um inspetor da delegacia. Internado no Hospital de Clínicas de São Gonçalo, o agente penitenciário não teve seu estado de saúde divulgado pela unidade médica, nem mesmo se continua hospitalizado. Já a juíza, prestou depoimento sábado pela manhã.
Segundo o agente penitenciário - o PM, ex-marido da juíza - estaria insatisfeito com a separação e teria feito disparos, além da agressão, dentro da casa da magistrada, logo depois de invadir a residência, onde a juíza estava com o agente.
--------------------------------------

‘Lista negra’ tinha nomes de juíza, delegado e PMs
O suposto plano de fuga descoberto pela polícia reforça as investigações sobre a “lista negra” com 12 nomes possivelmente marcados para a morte – entre eles o da juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo – encontrada com o Gordinho, preso em Guarapari, no Espírito Santo, no dia 3 de janeiro.
Além da magistrada, aparecem na ‘lista da morte’ de Gordinho, divulgada com exclusividade por O SÃO GONÇALO: o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, do Tribunal do Júri do município; três policiais do Núcleo de Homicídios da 72ª DP (Mutuá); o delegado titular da distrital, Geraldo Assed; além de testemunhas dos crimes, entre elas a mãe de uma das vítimas, e até mesmo os próprios integrantes do grupo de extermínio que o apontaram como sendo líder do bando.
De acordo com os policiais, o objetivo do criminoso era tentar neutralizar o combate ao grupo, executando primeiramente as testemunhas das ações, em seguida, os agentes responsáveis pela investigação e, por último, os membros do judiciário. Apesar da lista não possuir nenhuma ameaça direta às 12 pessoas, interceptações telefônicas, que estão sendo mantidas em sigilo pela Justiça, revelam a intenção do acusado de “eliminar” os responsáveis pela investigação e o deboche dos integrantes do grupo de extermínio ao referir-se aos agentes. O documento será submetido a um exame grafotécnico no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) para verificar se a escrita é de Gordinho. Em depoimento, ele confessou ser o autor da carta, mas afirmou que ela serviria apenas para orientar o advogado durante sua defesa.
Alvos - Esta, entretanto, não foi a primeira lista da morte apreendida com o bando. Em setembro, os agentes encontraram um manuscrito com os nomes de cinco criminosos que seriam os próximos alvos da ação do grupo de extermínio: Alex Sandro Costa da Silva, o Alex Orelhinha, 37, chefão do pó no Morro Menino de Deus, no Rocha; Bruninho BR e Formiga, ambos ligados ao tráfico na Favela Três Campos, na Trindade; Maiquinho do Querosene; além de Marcelo Bigode, responsável pelo fornecimento de armas para traficantes do Complexo do Salgueiro.
------------------------------------

Carta faz alerta para suposto plano de fuga de ‘milicianos’
Uma carta anônima, deixada no parabrisa do carro, utilizado pelo setor de homicídios da 72ª DP (Mutuá), que estava estacionado em frente ao Fórum de São Gonçalo, pode indicar um plano de fuga dos cabos do 12º BPM (Niterói), Christian Brito Guimarães, Alecsandre Nazareth Baiense e Alexsandro Hoffan Lopes, presos em setembro do ano passado sob a acusação de participar do grupo de extermínio acusado de sequestrar e matar traficantes da região.
O conteúdo do bilhete, que teria sido escrito por um advogado de um policial preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), afirma que os policiais, também presos no BEP, planejam fugir no dia em que acontecer o depoimento no fórum.
Em posse do bilhete, os investigadores da 72ª DP (Mutuá), entregaram o documento original à juíza da 4ª Vara Criminal, Patrícia Acioli, que anexou a carta ao processo que investiga o grupo. No mesmo bilhete, o advogado afirma que os policiais que investigam o grupo estão correndo risco de morte, já que outros policiais que também fazem parte do esquema ainda estão soltos.
Diante dos fatos, Wanderson Silva Tavares, o Gordinho ou Tenente, de 34 anos, que estava preso na base prisional da Polinter, em Neves e é apontado chefe do grupo, foi transferido para o Presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte da cidade. O depoimento dos acusados ainda não foi marcado pela Justiça.
Grupo é acusado de mais de 15 mortes em SG, Niterói e Itaboraí
O inquérito que apura a ação do grupo de extermínio – batizado de Extermínio S.A. – está com mais de mil páginas e seis volumes. As investigações sobre a atuação do grupo formado por civis e PMs começaram a partir do sequestro e morte de Rafael Dias de Miranda, 22, e Diego Torres da Silva, 20, cujos corpos foram encontrados dentro de um rio, na localidade conhecida como Ipuca, no Jardim Catarina, no dia 13 de julho do ano passado.
A partir do crime, os policiais iniciaram uma busca por casos parecidos na mesma região, cujos valores dos resgates pedidos pelos criminosos variavam de R$ 15 a R$ 50 mil.
No dia 10 de setembro do ano passado, os agentes prenderam cinco policiais acusados de envolvimento nos crimes, além de uma mulher apontada como informante do bando, iniciando a desarticulação da quadrilha.
---------------------------------------------

Prefeitos do Conleste vistoriam o Comperj
A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT), e os demais prefeitos das 13 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste) visitaram as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Acompanhados do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, os chefes de Executivo foram fiscalizar o andamento dos trabalhos dos operários. A previsão é de que o Comperj esteja concluído em 2013.
------------------------------------------------

Cedae diz que bairros de Maricá terão água tratada no Carnaval
Quem mora na parte alta dos bairros Boqueirão e Saco das Flores deverá começar a receber abastecimento de água tratada antes do Carnaval. Essa é a estimativa da Cedae em Maricá. De acordo com os engenheiros, a complementação do serviço de instalação da rede de água naquela localidade passará ainda pela fase de desinfecção, quando a empresa responsável pela obra faz uma limpeza final dos dutos com água clorada, para retirar possíveis impurezas.
Paralelamente, a companhia ainda vai verificar se há vazamentos na rede para, em seguida, fazer os reparos que forem necessários. Após esse serviço, os técnicos da empreiteira irão às residências para realizar as ligações de água e instalas os hidrômetros para medição de consumo.
A região, também conhecida como Jardim Balneário, recebe água tratada até a esquina entre as ruas 73 e 74, já na parte alta. A instalação da rede de água foi feita em setembro e, em seguida, equipes da empresa cadastraram as residências para receber os medidores. O serviço será feito gratuitamente
--------------------------------------------

Políticos da região se unem por estádio
O deputado estadual Rafael do Gordo (PSB-RJ), o deputado federal Alexandre Santos (PMDB-RJ) e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, irão se encontrar na próxima quarta-feira (9) para discutirem a criação de um projeto de construção de um estádio de futebol em São Gonçalo. A ideia é proporcionar condições para que o empreendimento possa ser aproveitado nos Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro.
“A cidade precisa ter um clube disputando o Campeonato Carioca e acredito que um estádio na região possa ser um diferencial, além de ser importante para nós, que temos poucas opções de lazer. Incluiremos um parque aquático e uma arena esportiva para trazer o jovem para a prática desportiva”, disse Rafael.
Intermediador do governo estadual com o Ministério dos Esportes, o deputado federal Alexandre Santos afirmou que um estádio em São Gonçalo será benéfico para toda a região e a verba para a realização da obra pode ser de participação mista, a exemplo de como será no Porto da Praia da Beira, em Itaoca.
“Vamos utilizar os mesmos moldes, a exemplo do Porto. Temos a conversa na quarta-feira com o Ministro para falar da questão, que pode ser benéfica. O governador Sérgio Cabral irá tomar ciência do projeto e deve dar o aporte necessário”, explicou Santos.
O peemedebista destacou que não acredita na possibilidade de utilização do estádio na Copa de 2014, mas não descarta correr com o projeto para, ao menos, deixar tudo nos moldes exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para ser aproveitado nas Olimpíadas de 2016, no Rio.
“O esporte é um grande instrumento de inserção social, e São Gonçalo, Itaboraí e Niterói precisam de um estádio capaz de atender a todas as demandas, moderno e de fácil acesso para todos”, ressaltou.
----------------------------------------

São Gonçalo mostra suas metas para 2011
O cenário para os últimos dois anos de governo da prefeita Aparecida Panisset (PDT) é positivo. O resultado foi mostrado em reunião com todos os secretários municipais, realizada ontem, no Centro de Integração de Comperj (antigo Cisg), na Estrela do Norte. De acordo com os integrantes do primeiro escalão, o município irá apresentar novidades nas áreas da Saúde, Trabalho e Infraestrutura. O encontro foi comandado pelo chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, a pedido da prefeita.
Na Saúde, a Prefeitura irá ampliar a sua rede de consultórios odontológicos. Um deles será especializado em pacientes com câncer, graças a uma parceria entre a administração municipal e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A previsão é de que a unidade seja inaugurada em junho deste ano.
Já a Secretaria municipal de Trabalho vai intensificar os cursos de formação de mão de obra para a construção civil. Além disso, a pasta está desenvolvendo um site (www.empregasaogoncalo.org.br) para intermediar mão de obra em todas as áreas.
Infraestrutura - O subsecretário municipal de Infraestrutura, Jomar Coelho, listou melhorias que serão feitas na coleta de lixo através de uma campanha educação ambiental para conscientizar a população a não jogar lixo em áreas públicas.
O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Jorge Mariola (PDT), disse que esta reunião vai ajudá-lo na defesa dos interesses do Executivo no Legislativo.“Quando existe uma equipe de trabalho, onde os secretários se reúnem para prestarem contas, é muito positivo. Estou mais esclarecido para defender os interesses do governo”, disse Mariola.
----------------------------------------

Maricá lança projeto de habitação com ONG
A Prefeitura de Maricá, em parceria com uma ONG, lançou Projeto Local de Habitação de Interesse Social de (PLHIS), que inicialmente vai fazer um estudo para identificação de áreas em assentamento precário em todo o município. O PLHIS faz parte das 30 metas estabelecidas pelo prefeito Washington Quaquá (PT - foto) para democratizar o acesso à moradia em Maricá.
UPP e Obama
O governador Sérgio Cabral quer mostrar uma Unidade de Polícia Pacíficadora para o presidente dos EUA, Barack Obama, que estará no Rio de Janeiro, em março. Cabral sugeriu para a embaixada norte-americana agendar uma visita de Obama a UPP do morro Chapéu Mangueira, na Zona Sul.
Fórum anuncia calendário
O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio divulgou, esta semana, o calendário de atividades das Câmaras Setoriais e as metas da entidade para 2011. Mobilidade e tecnologia, além da reforma do piso salarial serão alguns dos temas que serão debatidos este ano.
---------------------------------------------

Esgoto do Comperj vai para Maricá
Já está definido o destino do esgoto que será produzido no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A Petrobras determinou que o descarte dos efluentes industriais será em Maricá, na praia de Itaipuaçu, dois quilômetros adentro do mar. A instalação de um emissário submarino será feita através de uma parceria entre a estatal e o município, e será construído com 40 quilômetros de dutos, metade em território maricaense. Para que o projeto comece a ser executado, falta o relatório do impacto ambiental, feito pela estatal, e a aprovação do Instituto Estadualdo Ambiente (Inea).
De acordo com a secretária de Projetos Especiais do município, Luciana Andrade, os efluentes industriais vão chegar ao mar depois de passarem pelo chamado tratamento terciário, na própria sede do Comperj, onde a água antes utilizada no processo de produção é purificada com o triplo de filtragem de dejetos.
“O impacto na área de despejo será mínimo, pois a própria salinidade da água vai cuidar de neutralizar qualquer possível efeito dos resíduos químicos, que já será quase nenhum”, garante a secretária.
Outro ponto importante apontado por Luciana foi o fato que não haver desapropriações de imóveis para a construção do emissário. Segundo ela, o prefeito Washington Quaquá solicitou alterações no trajeto para, entre outros itens, evitar transtornos à população que vive nos bairros por onde os dutos vão passar.
Luciana Andrade destacou, ainda, que na eventualidade de vazamento de material industrial, não haverá contaminação do lençol freático.
“Não há risco de contaminação do lençol freático, já que o material, ao passar pelos dutos, já estará tratado. A única coisa que estamos aguardando é a liberação do estudo do impacto ambiental”.
Em resposta, o Inea afirmou que ainda não recebeu a solicitação da licença. O órgão elabora um Estudo de Impacto Ambiental e um Relatório de Impacto Ambiental que exige a realização posterior de audiências públicas para, então, o processo de licenciamento ser concluído.
-------------------------------------------

ONU-Habitat prevê saneamento em todas as residências da região até 2012
Uma meta quase impossível de ser alcançada. A Organização das Nações Unidas - Habitat (ONU Habitat), que monitora os índices de desenvolvimento social do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), prevê que a região atinja 100% de saneamento básico até 2012. O objetivo da ONU-Habitat é fazer com que os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito,Tanguá, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Magé, Silva Jardim e Araruama alcancem a meta até o ano da instalação do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj).
No sistema de Saúde, espera-se que até 2012, as 13 cidades devem receber R$ 79 milhões. E segundo o diretor do consórcio, Álvaro Adolpho Tavares, e do coordenador da América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Oscar Roldan Marmolejo, os recursos virão do Governo Federal e da Petrobras com o monitoramento da organização, em contrapartida pela instalação do Comperj. O Plano Diretor do Conleste prevê, entre as principais ações com montante de recursos, o reforço na estrutura de atendimento do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no centro de Niterói, através da implementação dos serviços de neurocirurgia para atendimento de alta complexidade, cirurgia cardíaca e um Centro de Tratamento de Queimados com um banco de tecidos e pele, orçados em R$ 4,6 mihões.
Serão beneficiados ainda, também em Niterói, o Hospital Municipal Carlos Tortelly, no bairro de Fátima, e a Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro, em Itaipu, que vão ser equipados com tomografia computadoriza, ao custo de R$ 700 mil cada aparelho.
Alvaro Adolpho afirma que o plano vai aumentar em 10% a oferta de leitos de unidade de terapia intensiva para adultos no Huap, além dos hospitais Estadual Alberto Torres (Heat), Municipal Luiz Palmier, Pronto Socorro de São Gonçalo, Municipal Conde Modesto Leal e Estadual João Batista Cáfaro, ambos em Itaboraí, Municipal de Magé e Municipal de Guapimirim.
“O desenvolvimento da região, com a construção e operação do Comperj, impactará, sobremaneira, essa região o que implica a adoção de providências urgentes para a saúde”, ressaltou o diretor do consórcio.
Oscar Marmolejo Rolda afirma que o modelo do Conleste se baseia em práticas de desenvolvimento sustentável realizadas com sucesso em cidades, como Bogotá, na Colômbia, Curitiba, no Paraná, e São Paulo.
As 13 prefeituras foram procuradas e até o fechamento desta edição as únicas que se pronunciaram foram Itaboraí, através de sua assessoria de imprensa, e Tanguá, pelo prefeito, Carlos Pereira, que é, também, presidente do Conleste.
“Neste ano de 2010 foi concluído um estudo, realizado por uma empresa privada, da real situação do município para definir qual o melhor caminho a seguir. Serão necessários investimentos de R$ 281 milhões para o município de Itaboraí ter fornecimento de água e tratamento de esgoto em 80% de seus lares até o ano de 2030”, informou a nota.
Para o presidente do Conleste, o ano de 2010 foi de conquistas, já que a Petrobras decidiu custear os projetos da região.
“A previsão da ONU-Habitat é quase que um milagre. Mas nós tivemos um sucesso nesses últimos meses, quando a estatal resolveu custear os nossos projetos e quem vai fazer esse plano estratégico regional vai ser a Fundação Getúlio Vargas. Como se trata de uma fundação séria, os estudos já começam em janeiro e no próximo ano espero já poder captar os recursos necessários. Tudo é possível. O que nós vamos priorizar com os projetos é saneamento e água. Estou confiante nesse estudo. Eu acredito que até abril cheguemos a 60% de saneamento da zona urbana e com os futuros recursos, vamos ampliar ainda mais esse projeto de saneamento do município”, aposta Carlos Pereira.
-----------------------------------

Luxo e luxúria em mansão de Maricá
Investigado pela polícia como um dos principais fornecedores de cocaína para comunidades de Maricá, na Região dos Lagos, Walter Alfredo Pagano Blanco Junior, 38 anos, foi preso por policiais da 82ª DP (Maricá), na tarde da última segunda-feira, sob acusação de estuprar uma menina de 11 anos e mantê-la em cárcere privado junto com a mãe, sob ameaças de morte.
De acordo com as investigações, o acusado se apresentava como magistrado do Tribunal de Justiça (TJ) para justificar a vida de luxo que ostentava no bairro Caxito, onde possuía um sítio com mais de cinco mil metros quadrados, dois chalés, piscina semi-olímpica, sauna seca e até uma moderna sala de jogos com ar condicionado. Ele comentava no município que analisava habeas corpus de presos e cobrava cerca de R$ 20 mil para soltá-los e que, por isso, costumava andar com altas quantias em dinheiro.
-------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...