NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Mentes Perigosas" aponta 19 indícios de um candidato a psicopata


"Mentes Perigosas"

Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva

Editora: Fontanar

Páginas: 224
No best-seller "Mentes Perigosas", a médica Ana Beatriz Barbosa Silva, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), dedica um trecho aos pais que suspeitam que seus filhos são "francos candidatos à psicopatia", palavras usadas pela especialista.

"Podemos observar características de psicopatia desde a infância até a vida adulta. Antes dos 18 anos, por uma questão de nomenclatura, o problema é chamado de Transtorno de Conduta", escreve a autora na página 170.

Em seguida, ela lista 19 características comportamentais que, se verificadas em um padrão repetitivo e persistente, podem fazer soar o alerta de que algo está errado.

"Não pretendo ser pessimista, no entanto não seria honesto da minha parte afirmar que a psicopatia infanto-juvenil atualmente tenha uma solução satisfatória. O máximo que podemos fazer é adotar posturas no trato com essas crianças no intuito de melhorar a forma como a psicopatia vai se manifestar no futuro", alerta a médica.

Em um trecho do livro, ela resume como se dá a percepção do mundo por esses criminosos: "Para os psicopatas, as outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usados sempre que necessários para a satisfação do seu bel-prazer."

Confira os 19 indícios apontados por "Mentes Perigosas".

1- Mentiras frequentes (às vezes o tempo todo)
2- Crueldade com animais, coleguinhas, irmãos etc.
3- Condutas desafiadoras às figuras de autoridade (pais, professores etc.)
4- Impulsidade e irresponsabilidade
5- Baixíssima tolerância à frustração, com acessos de irritabilidade ou fúria quanto são contrariados
6- Tendência a culpar os outros por erros cometidos por si mesmos
7- Preocupação excessiva com seus próprios interesses
8- Insensibilidade ou frieza emocional
9- Ausência de culpa ou remorso
10- Falta de empatia ou preocupação pelos sentimentos alheios
11- Falta de constrangimento ou vergonha quando pegos mentindo ou em flagrante
12- Dificuldades em manter amizades
13- Permanência fora de casa até tarde da noite, mesmo com a proibição dos pais. Muitas vezes podem fugir e levar dias sem aparecer em casa
14- Faltas constantes sem justificativas na escola ou no trabalho (quando mais velhos)
15- Violação às regras sociais que se constituem em atos de vandalismo como destruição de propriedades alheias ou danos ao patrimônio público
16- Participação em fraudes (falsificação de documentos), roubos ou assaltos
17- Sexualidade exacerbada, muitas vezes levando outras crianças ao sexo forçado
18- Introdução precoce no mundo das drogas ou do álcool
19- Nos casos mais graves, podem cometer homicídio.

Vale ressaltar que essas características são apenas genéricas e que o diagnóstico exato só pode ser firmado por especialistas no assunto. Além do mais, o leitor deve atentar para a frequência e a intensidade com as quais essas características se manifestam.

É muito comum e até compreensível que os pais de jovens com características psicopáticas se perguntem quase sempre em um tom de desespero: "O que nós fizemos de errado para que nosso filho seja assim?" Os pais se sentem culpados por acharem que falharam na educação dos seus filhos e que não souberam impor limites. Isso é um grande equívoco! Não resta dúvida de que a educação, a estrutura familiar e o ambiente social influenciam na formação da personalidade de um indivíduo e na maneira como ele se relaciona com o mundo. No entanto, esses fatores por si só não são capazes de transformar ninguém em psicopata.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...