NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 14 de agosto de 2010

Resultado processo de seleção edital Cidades Sustentáveis - Fundação AVINA

A equipe avaliadora do processo de seleção de propostas para o fortalecimento da mobilização e incidência nos municípios integrantes da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis agradece a todos os autores das excelentes propostas que se apresentaram.

A análise dos textos e os contatos para esclarecimentos que tivemos com alguns proponentes nos levam à conclusão do extraordinário dinamismo e da criatividade, competência e compromisso que muitos têm com esta causa tão cara para todos nós.

Mesmo não sendo possível contemplar com recursos financeiros a todas as propostas, estamos convencidos da assertividade e do profundo alinhamento existente entre a estratégia definida pela Fundação AVINA, o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados em muitas cidades articuladas à Rede Brasileira visando ao objetivo de que estes municípios se desenvolvam com qualidade de vida para todos e de forma sustentável.

Informamos abaixo o nome dos proponentes e ementa das sete propostas escolhidas para serem contempladas com recursos da Fundação AVINA. No decorrer da próxima semana faremos um novo contato com cada um deles para encaminharmos os procedimentos burocráticos necessários ao desembolso dos recursos.

Proponente: Observatório Social de São Luís
Ementa: Avançar no sistema de indicadores da cidade; mobilizar mais capital social para as agendas do OSL, por meio de uma campanha de cuidado com a cidade, de cursos e grupos de trabalho sobre os temas que o OSL prioriza. Simultaneamente, desenvolver política de captação de recursos para a sustentação financeira do OSL.

Proponente: Observatório de Recife
Ementa: Fortalecer o ODR nas suas ações de comunicação, no desenvolvimento do Comitê de Monitoramento e grupos de trabalho (GT´s), garantindo mais autonomia e sustentabilidade. Com isso, pretende-se aumentar o arco de alianças do ODR, o número de pessoas informadas e mobilizadas em torno das agendas propostas pelo ODR e melhorar a organicidade e dinâmica do trabalho articulado dos grupos que se reúnem a partir das convocações do ODR

Proponente: Movimento Nossa Salvador
Ementa: Organizar o sistema de indicadores de Salvador, a agenda de prioridades do MNS, bem como aumentar a sua visibilidade e organicidade.

Proponente: Movimento Nossa Ilha mais Bela
Ementa: Aumentar o número de pessoas informadas e mobilizadas para as agendas do Movimento Nossa Ilha mais Bela e consolidar o Observatório de indicadores de Ilhabela.

Proponentes: Movimento Nossa Zona Leste/Nossa São Paulo/Fórum em Defesa da Vida e pela Paz
Ementa: Aumentar a articulação de grupos populares com as agendas propostas pelo MNSP e oferecer para outros movimentos, metodologia sistematizada de educação cidadã para incidência no planejamento público.

Proponente: Niterói como Vamos
Ementa: Organizar indicadores de habitação, saneamento, transporte, lazer e esporte, trabalho, emprego e renda, pobreza e desigualdade social.Mobilizar a juventude, especialmente por meio das redes sociais de Internet e monitorar os investimentos para compensação das vítimas das enchentes e proposição de políticas de proteção da população contra novos desastres.

Proponente: Movimento Nossa BH
Ementa: Potencializar as ações de comunicação e mobilização do MNBH, especialmente em torno das agendas prioritárias no segundo semestre de 2010: monitoramento e incidência nos processos legislativo e orçamentário; e divulgação da plataforma Cidades Sustentáveis no contexto do processo eleitoral.

Atenciosamente,

Joice Lacerda
p/ equipe Cidades Sustentáveis
Fundación AVINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...