NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dica de Saúde – Cuidados com os olhos

Sem querer fazer paródia com o dito popular, mas temos um “Aviso aos Navegantes”. Você que utiliza o computador por várias horas é bom ficar de “Olho Fechado”. Ué! O correto não seria “ficar de olho aberto”. Leia o texto com atenção.

QUANTAS VEZES O OLHO HUMANO PISCA, POR MINUTO?
Em uma conversa, os interlocutores piscam uma média de 22 vezes por minuto. Porém, quando se está sentado diante de um computador, os olhos piscam menos de 5 vezes por minuto. Quando alguém lê, a frequência desta piscadela se produz 12 a 15 vezes por minuto.

Olho seco e menos piscadelas: A concentração da nossa atenção na tela faz diminuir a frequência do piscado e aumenta a sintomatologia do olho seco. Isto aumenta a fadiga ocular e mental. Um olho sem a lubrificação do piscado é como um motor sem óleo: os pistões se aderem à parede do cilindro e o motor vai para o lixo.

Olho seco e posição do monitor: O monitor deve estar abaixo do horizonte visual. Isso permite que as pálpebras cubram uma maior superfície do globo ocular e diminua a exposição da córnea. Assim será menor o ressecamento da película lacrimal que cobre a córnea e protege dos sintomas do olho seco.

Olho seco e cansaço visual: Uma das causas de incômodo e cansaço visual reside em que as pessoas que devem usar óculos nem sempre os têm adequados a distancia da tela do monitor, coisa que devem resolver com seu oftalmologista. A isso se soma o fato de muitos lugares de trabalho não contarem com uma iluminação adequada.

SOBRE A ILUMINAÇÃO
Localização do monitor em relação às fontes de iluminação (janelas, lâmpadas). Trata-se de evitar os reflexos no monitor, aumentando assim a visibilidade e diminuindo a fatiga ocular. Para um uso correto das telas dos monitores, deve-se verificar que a iluminação ambiente seja suficientemente tênue para um bom contraste da tela sem que dificulte a visão de textos, documentos, etc. que estejam sobre a mesa.

SINTOMAS VISUAIS MAIS FREQUENTES
· Olhos cansados.
· Pálpebras pesadas.
· Visão borrada.
· Olhos avermelhados.
· Olhos secos.
· Incômodo e dor causado pela luz.
· Areia nos olhos.
· Incômodos permanentes.

SINTOMAS NÃO OCULARES MAIS FREQUENTES
· Cefaleias.
· Dor e contração cervical.
· Dores lombares.
· Mudanças de humor com irritação e insônia.
As causas destes sintomas estão relacionadas fundamentalmente com fatores posturais tanto dos olhos como do corpo.

PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS QUE DEVEM SER PREVENIDOS
Ao estar sentado por muitas horas sem mover as pernas, parte do sangue que deveria retornar ao coração, se acumula nas veias das pernas, braços e pescoço dificultando de forma crescente a circulação sanguínea. Periodicamente devemos movimentar as pernas para que a circulação do sangue seja adequada em todo momento.

A TELA DO MONITOR EMITE RADIAÇÕES?
Todos os estudos biomédicos efetuados até a data de hoje, não têm demonstrado que existam riscos para a saúde as radiações ionizantes ou não ionizantes emitidas pelas telas dos computadores. O que realmente se há comprovado é que os principais responsáveis da mencionada sintomatologia são os fatores relacionados com a posição do corpo em frente a um PC e, especialmente, a disposição dos olhos diante da tela, como também a maneira que desenvolvemos as atividades com estes equipamentos.

RECOMENDAÇÕES PARA OS USUÁRIOS DO PC
· Utilize colírios umectantes periodicamente.
· Se utilizar Lentes de Contato use os colírios umectantes com maior frequência.
· Sente-se diante da tela do monitor de modo que sua visão seja ligeiramente para baixo.
· Não trabalhe mais de 50 minutos direto. Descanse de 5 a 10 minutos, levante-se e olhe para longe e para perto sucessivamente.
· Dirija sua visão ao longe para mobilizar os músculos do olho.
· Regule a temperatura ambiente para evitar o aumento da secura ocular.
· Consulte o oftalmologista se sentir necessidade de correção óptica e para controlar e evitar o início de olhos secos.
Salve seus olhos! - Pisque para lubrificar.

Colaboração: José Maria Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...