NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prática Ortomolecular proporciona um estado de maior disposição, juventude, saúde e qualidade de vida a partir do combate aos radicais livres

Atingir o peso ideal, ganhar energia, disposição, manter uma vida sexual ativa, controlar o estresse e combater os principais fatores que aceleram o envelhecimento.

É o que promete a ortomolecular, terapia utilizada para corrigir as alterações metabólicas e alcançar o equilíbrio interno do organismo, a partir do combate aos radicais livres, elementos responsáveis pelo aparecimento de doenças e pelo envelhecimento.

Com mais de 20 anos de dedicação aos estudos sobre o assunto, o geriatra e gerontólogo Eduardo Pinho Tavares, da Clinlife, explica que os radicais livres são provenientes do mecanismo de oxigenação das células potencializados por agressões externas como fumo, poluição, estresse, alimentação inadequada, exposições prolongadas ao sol e uso de substâncias químicas. Todos esses fatores são considerados grandes vilões de uma longevidade saudável.

Para neutralizar os efeitos tóxicos dos radicais livres, a prática ortomolecular equilibra nutrientes, vitaminas, minerais, aminoácidos e oligoelementos que estão em falta ou em excesso no organismo, o que é detectado a partir de uma completa avaliação médica e laboratorial. “É possível verificar, ainda, se os alimentos estão chegando às células, pois, muitas vezes, a pessoa alimenta, mas não absorve os nutrientes”, diz.

“Em muitos casos, basta elaborar uma dieta personalizada, introduzindo no cardápio do paciente os alimentos funcionais, para que suas células voltem a funcionar normalmente, pois a carência de verduras e frutas é uma das principais causas do desequilíbrio orgânico. Já em outras ocasiões é necessário reforçar com a suplementação”, afirma Eduardo Pinho Tavares.

Ele alerta que a prática ortomolecular, apesar dos benefícios comprovados, não é um tratamento ‘milagroso’ e a pessoa precisa ser analisada como um todo, dentro de seu contexto social e familiar, seus hábitos alimentares, rotina, nível de sedentarismo, ansiedade e estresse.

“O objetivo da ortomolecular é promover o equilíbrio químico do organismo, colaborando para a melhoria dos mais diversos problemas de saúde, físicos e mentais, como diabetes, colesterol alto, obesidade, falhas de memória, entre outros”, conclui.

Veja alguns elementos funcionais utilizados na dieta ortomolecular para combater os radicais livres: Brócolis, repolho, couve, couve-flor, pepino, cenoura, agrião, espinafre, pimentão, tomate, acerola, laranja, abacaxi, frutas secas, mamão, uva, kiwi, caqui, damasco, manga, tamarindo e pequi.

O que é a Prática Ortomolecular

O conceito de prática Ortomolecular foi definido em 1960 por Linus Pauling, bioquímico laureado duas vezes com o prêmio Nobel e consiste na administração de sais minerais e vitaminas. O conceito de medicina Ortomolecular foi ampliado com a inclusão de noções adiantadas de nutrição, atividade física e reabilitação, sem desmerecer o emprego de medidas terapêuticas da medicina clássica.

Como princípio básico, todo paciente que se encontra física e psiquicamente em bom estado geral – mantendo-se nos níveis adequados de peso para idade e sexo, levando uma vida ativa (não só no trabalho como fora dele), que não fuma, bebe socialmente, não tem motivo de estresse, nem doenças degenerativas associadas (hipertensão, diabetes, coronariopatias, osteoartrose, arteriosclerose) – não precisa suplementação de vitaminas, sais minerais e nutrientes, uma vez que não está presente nenhum fator de risco.

Mas esta situação é de mera fantasia, pois não existe um indivíduo que goze simultaneamente destas qualidades, é praticamente de rotina a necessidade de suplementação Ortomolecular para prevenir e tratar a degeneração celular.

Já foi mencionado que a terapia Ortomolecular tem como pilar fundamental a conservação do equilíbrio do meio interno, permitindo a todos os órgãos que formam o corpo humano agir em harmonia, pois esta harmonia é que defende o organismo das agressões externas e/ou internas.

Todo indivíduo luta na vida para alcançar uma posição socioeconômica segura e duradoura. Se tivesse esta mesma disposição para com sua saúde, a incidência de doenças degenerativas crônicas estaria em níveis imperceptíveis, assim como cairiam às taxas de morbi-mortalidade.

Porém, o homem é muito egoísta, luta a vida inteira para ser rico, possuir bens, dinheiro e ser famoso, e esquece-se da luta pela sobrevivência de seu próprio organismo.

Quando ele se lembra, o corpo já está invadido por processos desestabilizadores que levam à invalidez, incapacidade ou a própria morte. Nessa fase da vida ele tenta uma solução, passando o dia tomando comprimidos para dor, inflamação e assim por diante.

Nesse momento, toda sua riqueza e sua fama não valem nada, pois a degeneração celular se estabeleceu em seu organismo e, a médio prazo, a doença sempre ganha.

A medicina Ortomolecular tem como principal objetivo antidotar tudo aquilo que a vida moderna acarreta ao organismo, evitando o seu desequilíbrio. O tratamento se baseia na orientação de hábitos alimentar correto (evitando principalmente gorduras e açúcares), incentivo à prática regular de exercícios, abandono de hábitos suicidas (fumo e álcool), orientação de técnicas anti-estresse e prescrição de vitaminas, sais minerais e aminoácidos, balanceados para o organismo de cada paciente.

Dessa forma, a Medicina Ortomolecular, visa não só aumentar a longevidade como lhe atribuir qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...