NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Noticias de repercussão nacional em 19/02/2011

Ex-senadora do PT ameaçada de expulsão
Depois de 23 anos de militância, de três mandatos consecutivos de deputada estadual e um de senadora, Serys Slhessarenko (PT-MT) denunciou no seu twitter que está ameaçada de expulsão do partido.

Em maio do ano passado, Serys perdeu para o deputado Carlos Abicalil o direito de ser candidata à reeleição. Na ocasião, em discurso no Senado, chamou o PT de partido "desleal".

Abicali perdeu a eleição. Havia duas vagas de senador. Ele foi o terceiro mais votado. Como prêmio de consolação, no último dia 2 foi nomeado secretário de Educação Especial do Ministério da Educação.

Serys foi candidata à deputada federal. Perdeu. De "prêmio", pode acabar expulsa.

- Não sei o que alegam para me expulsar - disse Serys ao blog há pouco.

Abicali controla o Diretório Regional do PT no Mato Grosso. Que ontem recebeu o pedido de expulsão de Serys.

O desabafo da ex-senadora postado no seu twitter:
* Olá amig@s, estou afastada porque tô muito enrolada com a mudança, colocando tudo em ordem, mas não poderia deixar de desabafar...
* Já não bastava terem me tirado o direito de ser candidata à reeleição, ter sido apunhalada pelas costas, terem me traído...
* Agora querem me expulsar do partido que ajudei a construir, que ajudei a tornar um partido importante e respeitado em [Mato Grosso].
* O PT é o meu partido, é a minha história.
* Estou chocada... O PT é destruído, encolhe, por uma direção ditatorial e despótica e eu que sou a infiel. O interesse partidário é abandonado.
* Nunca usei, nem usarei o partido para satisfazer interesses pessoais... O Partido é maior, é o PARTIDO DOS TRABALHADORES... Alguns esquecem.
* Estou decepcionada... Desculpem o desabafo, mas ver um grupelho, uma facção querendo tomar o partido à força, não dá. PT é democrático.
* Só me contaram do processo, não sei quem assinou. Para falar a verdade não me interessa, são pessoas que reduzem o partido.
* O PT precisa sair desta situação. Em 1990, quando assumi como deputada, ser petista era ser um bicho esquisito, torciam o nariz para nós.
* Mas aguentei firme, lutei por estabelecer o partido, compor seus quadros, juntos com companheiros e companheiras que só pensavam no partido.
* Pensavam em tornar o partido em uma trincheira na batalha pela justiça social, em defesa dos trabalhadores, dos mais pobres, dos excluídos.
* É dolorido ver o partido sendo utilizado como trampolim, como um instrumento de prática da vaidade e do egocentrismo.
* Infelizmente já posso dizer que estou ficando acostumada com a atitude destes "companheiros e companheiras.
* Tenho orgulho da militância petista, da história petista, de termos conseguido nos tornar um partido forte.
* O PT é um partido honrado, com um programa sério e que chega aos 31 anos mais forte que nunca. Iinfelizmente alguns cresceram o olho.
* O que ocorre comigo não é partidário, é humano, é a busca do poder pelo poder, e isso não é partido que promove, é o próprio ser humano.
*******************************

Perde e ganha mínimo
Do blog de
José Roberto de Toledo
O governo tratorou a oposição na votação do salário mínimo. E quem ganhou com isso?

Ganham:
PMDB e seus líderes – O partido mostrou por que está sempre no poder, não importa quem vença a eleição. Quando a confederação de interesses tem um objetivo comum, ela alcança 100% de unidade. O partido ganha simbolicamente e, mais importante para seus integrantes, deve levar de troco vice-presidências no Banco do Brasil e na CEF, diretoria na Petrobras, presidências do DNOCS e DNPM, entre outros mimos (sabemos disso graças aos repórteres João Domingos e Eugênia Lopes).
Orçamentariamente, o lucro do partido corre o risco de ser maior do que os cortes que o governo pretende fazer nos seus gastos.

Ganham mais do que perdem:
Dilma e o governo – Mostrou força para extrair os votos dos partidos supostamente aliados. Sinalizou para o mercado e para a sociedade que prioridade é o combate à alta da inflação. Correu risco de desgastar sua imagem junto à base mais popular, cedeu algumas jóias ao PMDB e confirmou que no seu governo continua valendo a prática do “é dando que se recebe”.

Perde mais do que ganha:
Oposição - Evidenciou que lhe faltam votos para atrapalhar o governo na Câmara, ao menos enquanto a economia estiver em alta e Dilma mantiver a caneta e o Diário Oficial funcionando. Ao menos ficou com o discurso de que defendeu os mais pobres.
Serra e Aécio foram secundários no embate (note-se que algumas defecções de oposicionistas vieram da bancada de Minas). Alckmin aproveitou para faturar, decretando salário mínimo de R$ 600 em São Paulo. Marcou um tento na disputa interna.

Perdem:
Quem ganha salário mínimo – E os setores do comércio, dos serviços e da indústria que atendem essa base de consumidores. Pela regra implementada, o reajuste será baixo agora e proporcionalmente muito mais alto em 2012. Na média, o reajuste deverá implicar algum ganho de poder de compra.
Por que retardar esse ganho virtual para daqui a um ano, se a inflação é mais um problema de oferta do que de demanda? Talvez porque o governo não tenha segurança de que as coisas estarão de fato melhores no próximo ano e prefira ter margem de manobra para rever essa mesma regra se assim for necessário. O mais pobre pagou a conta.
**************************

20 anos do Memorando Summers
Em 1991, o executivo do Banco Mundial, Lawrence Summers, escreveu mais um memorando. Não existia Wikileaks. Mesmo assim, o rotineiro documento acabou circulando fora do Banco Mundial. Até chegar na redação da The Economist.

Foi assim que se tornou o famoso Memorando Summers, parte da história do movimento ambientalista. O texto dizia o seguinte: Cá entre nós, o Banco Mundial não deveria incentivar mais a migração de indústrias poluentes para os países menos desenvolvidos?

Três razões justificariam tal sugestão, escreveu Summers, lembram Henri Acselrad e outros autores no livro O que é justiça ambiental:

1) o meio ambiente seria uma preocupação “estética” típica apenas dos bem de vida;
2) os mais pobres, em sua maioria, não vivem mesmo o tempo necessário para sofrer os efeitos da poluição ambiental. Alguns países da África ainda estariam subpoluídos, disse Summers, lamentando que algumas atividades poluidoras não fossem diretamente transportáveis, tais como produção de energia e infra-estrutura em geral;
3) pela “lógica” econômica, pode-se considerar que as mortes em países pobres têm um custo mais baixo do que nos países ricos, pois seus moradores recebem salários mais baixos.

A revista The Economist publicou o memorando. Na edição seguinte, no entanto, disse que aquela era uma contribuição ao debate. Reclamou apenas da sua linguagem inadequada. O então Ministro do Meio Ambiente, José Lutzenberger, ‘verde’ de indignação, escreveu de volta a Summers. Chamou sua proposta de “totalmente insana”, um “colonialismo da imundice”.

Hoje, países desenvolvidos, em desenvolvimento, emergentes, BRICs – para citar algumas das categorias mais utilizadas - tentam se entender na crise da mudança climática. O caminho é longo e as pegadas ecológicas, bem diferentes. O Haiti, um dos mais pobres do mundo, teria uma das menores pegadas ecológicas (WWF 2008).

Texto de Josi Paz é Doutoranda em Sociologia pela Unb, pesquisa o tema Sociedade de Consumidores e Mudança Climática.
************************

Reforma política e Big Brother
É ainda cedo para avaliar a musculatura política do governo Dilma Rousseff, com base apenas no resultado esmagador da votação do novo salário mínimo na Câmara dos Deputados (376 a 106).

Em regra, o Congresso não costuma negar a um governo recém-empossado o que ele lhe apresenta como fundamental (mesmo não sendo) - no caso, o novo mínimo de R$ 545.

Fernando Collor, por exemplo, confiscou depósitos bancários e a poupança da população, sob o argumento de que era essencial ao êxito de seu plano econômico. Questionou-se a constitucionalidade (além da inédita truculência) da medida. Mesmo assim, foi aprovada.

É o chamado voto de confiança, componente da trégua dos cem dias. Dilma foi beneficiária dessa tradição, que, na votação de quarta-feira, operou o fato inédito de colocar as centrais sindicais ao lado da banda conservadora do Congresso: elas aplaudiram o líder ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) e vaiaram o ex-sindicalista Vicentinho (PT-SP). Momento inesquecível para ambos – e para o país.

O PMDB, responsável pelo placar avantajado, jogava com algo além da trégua dos cem dias: o loteamento de cargos, em pleno curso. A conta já foi repassada a Dilma, que terá que quitá-la, se quiser reeditar momentos como aquele. Vai precisar, sem dúvida.
Texto de Ruy Fabiano é jornalista
**********************

O foco de Dilma com Obama
Texto de Ilimar Franco, O Globo
A participação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança na ONU não será prioridade na primeira reunião de trabalho entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama.

O americano visitará o Brasil no dia 19 de março, e o principal objetivo da presidente brasileira é debater o comércio bilateral entre os dois países. Dilma quer que os EUA aumentem suas compras de produtos e serviços brasileiros.

No ano passado, o Brasil teve um déficit comercial bilateral de US$ 7 bilhões. A presidente brasileira também pretende debater medidas para conter a verdadeira inundação de produtos importados da China.
***************************

Troca de sinais
Tom Jobim dizia que o mapa do Brasil é de cabeça pra baixo não por acaso. Aqui as coisas estão sempre invertidas, fora do lugar, às avessas. O desvio é a norma.

É o país que chama a raposa para tomar conta do galinheiro. Ou que escolhe para presidir a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Câmara, justamente um deputado que é réu no processo do mensalão.

É a terra onde um juiz, que devia ser exemplo de obediência à lei, vive transgredindo-a. Ao ser flagrado dirigindo sem carteira e sem placa no carro, dá ordem de prisão à funcionária que o flagrara na blitz da Lei Seca. Já fizera o mesmo com um policial rodoviário, além de outras condutas indevidas, como comer em restaurantes sem pagar.

A última dele foi desacatar hóspedes que reclamaram da barulhenta festa que ele organizara no quarto de um hotel em Búzios. Há um ano sendo investigado, mas, enquanto isso, continua aprontando impunemente.

O Rio está cheio de casos de inversão de sinais, como ficou demonstrado pela Operação Guilhotina (guilhotina é uma metáfora enganosa, tanto quanto "cortar na própria carne". Trata-se de hipérboles, isto é, exageros. Ela não vai cortar cabeça alguma e nem a carne, ainda que podre).

A gente dorme acreditando que finalmente está sob a proteção de uma polícia honesta e acorda vendo o chefe de uma delas acusado por uma testemunha de receber gordas propinas de bandidos e camelôs. E o subchefe sendo preso por negociar armas com milicianos e traficantes.

Sei que não se deve condenar sem provas, mas nem absolver, como é costume. O homem público tem como ônus não apenas parecer honesto, mas dar provas de que é. Portanto, cabe a Allan Turnowski, já indiciado, convencer a Justiça de que é inocente.

Ele nega também ter vazado informação para um policial preso pela Operação Guilhotina. Curiosamente, outro episódio de vazamento aparece no capítulo XVI do livro "Elite da tropa 2". Ali, sem os nomes, o "superintendente da Polícia Federal" chama o "chefe da Polícia Civil e seu subchefe" para uma reunião em que é anunciada sigilosamente uma operação na Rocinha para prender o traficante Rouxinol (na vida real, Roupinol).

"Ninguém mais além dos senhores deve ser avisado", adverte o diretor da PF. Dez minutos depois, um grampo grava a fala de Roupinol: "A Federal tá em cima. Tá preparando a festa pra cair em cima da gente. Querem me pegar."

Para terminar, mais uma troca de sinais. Turnowski caiu por ter perdido a confiança dos seus superiores, o que não impediu que saísse coberto de elogios do secretário de Segurança e do governador. Antes, ele teria anunciado que, se caísse, cairia atirando.
*******************************

Manobra petista
O Globo
A indicação, pelo PT, do deputado João Paulo Cunha como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, além de ser um menosprezo da opinião pública e uma demonstração de que a Câmara já não tem mais força moral para impedir gestos que a desmoralizem, faz parte de uma ampla manobra petista para constranger o Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão que se avizinha, tratando os acusados como virtualmente absolvidos.

Dessa manobra participa, sobretudo, o ex-presidente Lula, que depois de ter feito um discurso à nação dizendo-se traído, ainda em 2005, tem se dedicado nos últimos anos a tentar apagar da história do país o maior escândalo de corrupção já registrado, alegando que se tratou de uma tentativa de golpe para tirá-lo do governo.

Ainda na Presidência da República, Lula recebeu no Palácio o ex-ministro José Dirceu, acusado pelo procurador-geral da República de ser o "chefe da quadrilha" do mensalão.

Dirceu saiu alardeando que Lula se dedicaria, quando deixasse a Presidência, a esclarecer "a farsa" do mensalão para provar que ele não passara de um golpe político. Ele, que dissera anteriormente que "mensalão não é corrupção, é financiamento de campanha com caixa 2", agora adota a teoria conspiratória que transforma o episódio em uma luta dos legalistas do PT contra os golpistas.

O próprio Lula adotou o discurso, sendo essa pelo menos a terceira versão que abraçou. Primeiro se disse "traído", sem acusar ninguém — insinuou que quando deixasse a Presidência revelaria —, depois alegou que o caso não passava de uso do caixa 2 em campanha eleitoral, o que seria tradicional no Brasil, e agora vem com essa história de golpe antidemocrático.

"Vocês viram o que aconteceu comigo em 2005?", gritou em recente comício. "Mais uma vez (sic) se tentou truncar o mandato de um presidente democraticamente eleito".
***************************

PMDB espera que o governo faça sua parte
Texto de Adriana Vasconcelos, Maria Lima e Leila Suwwan, O Globo
Concluída a votação do salário mínimo no Senado, na próxima quarta-feira, o PMDB espera que o governo faça sua parte e retome as nomeações de segundo e terceiro escalões.

A unidade demonstrada pela bancada peemedebista da Câmara - 100% dos votos - fez com que os deputados do partido aumentassem suas expectativas e a lista de demandas.

Embora a presidente Dilma Rousseff já tenha dado sinais que quer fazer uma limpa em indicações do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em seu governo, como fez em Furnas, fontes ligadas ao Planalto e ao partido revelaram nesta sexta-feira que ele não desistiu: teria encaminhado - e o líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), estaria negociando - uma lista com 19 nomes para acomodação no governo.

- O Eduardo Cunha está procurando, no setor, um nome técnico para indicar para a Diretoria Internacional da Eletrobras. Ele quer apadrinhar também a manutenção de Paulo Roberto (Costa) na diretoria de Abastecimento da Petrobras. O Henrique já está com a lista dele - contou nesta sexta-feira um ministro do governo Dilma.

Publicamente, o líder peemedebista nega que seu esforço para garantir a unidade da bancada peemedebista em favor do mínimo de R$ 545 tenha sido feito para garantir um espaço maior para o partido no segundo escalão do governo.

Ele afirma que a preocupação maior do PMDB nas próximas semanas será deflagrar, assim como já fez na última quarta-feira em relação à reforma política, o debate sobre a reforma tributária e as políticas de saúde e segurança pública para o país.

- Não pretendemos falar mais de cargos. Nossas demandas já foram encaminhadas há 15 dias. Cabe agora ao governo decidir o espaço de cada partido. Daqui para a frente, queremos que o PMDB seja uma referência de unidade no Congresso. Tudo aquilo que vier do governo e for de interesse do país, vamos votar a favor. Isso não tem nada a ver com cargos, até porque mais de 20 deputados que votaram a favor do mínimo de R$ 545 não fizeram campanha para a presidente Dilma Rousseff - observou Alves.

Leia mais em Depois da votação do mínimo, lista de pedidos de indicação de peemedebistas tem 19 nomes
*******************************

STJ aumenta indenização para filha de Lula
Do blog Radar Político
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aumentou em dez vezes a indenização que o colunista Gilberto Luiz di Pierro, conhecido como Giba Um, terá de pagar a Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Giba Um terá de pagar agora R$ 100 mil.

O ministro Luis Felipe Salomão afirmou que a cifra estipulada inicialmente não cumpre os dois objetivos de “desestímulo” e “compensação”.

Na decisão, o ministro levou em consideração a gravidade do dano causado por notícias consideradas “de forte carga valorativa” sobre Lurian e o ex-prefeito da cidade de Blumenau (SC) Décio Nery de Lima, a reincidência das publicações e a posição profissional e social dos envolvidos.

O colunista publicou em seu blog notícias as quais, conforme a decisão do ministro, fazem parecer que Lurian foi beneficiada “de forma escusa” pelo ex-prefeito de Blumenau, do PT. Na época da publicação dos textos, de dezembro de 2001 a janeiro do ano seguinte, Lula concorria ao seu primeiro mandato de presidente da República.

Conforme o site do STJ, Giba Um havia sido condenado em primeira instância a pagar R$ 10 mil. Lurian recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) alegando que o valor estipulado para a indenização era irrisório. No entanto, a corte negou a apelação. A filha do ex-presidente Lula, então, recorreu ao STJ.
****************************

Casal Capiberibe vai tentar anular julgamento do TSE
Texto de Adriana Vasconcelos, O Globo
O ex-senador João Capiberibe e sua mulher, a ex-deputada Janete Capiberibe, decidiram ingressar com uma nova ação judicial para tentar anular o julgamento em que foram condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por compra de votos.

A decisão do TSE fez com que os dois perdessem seus mandatos parlamentares, em 2005. Com a condenação anterior, acabaram sendo enquadrados, nas eleições do ano passado, na Lei da Ficha Limpa.

Os dois apresentaram requerimentos ao Ministério Público do Amapá solicitando cópia dos depoimentos de três ex-funcionários do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), aliado do senador José Sarney no estado.

Eles acusam o antigo chefe de ter pago R$ 2 mil e dado casas a testemunhas para que elas dissessem ter sido cooptadas a votar nos Capiberibe na eleição de 2002, em troca de R$ 26.

- Não tenho a menor expectativa de nada. Meu nível de descrença atual não me permite alimentar qualquer ilusão. Mas vou insistir na anulação desse julgamento. Minha luta é por minha biografia - desabafou Capiberibe.
Leia mais em Casal Capiberibe vai tentar anular julgamento do TSE
**********************

Tiririca supera Lula como preferido para máscaras no Rio
Folha.com
O palhaço Tiririca, eleito deputado federal nas eleições de 2010, conseguiu superar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como principal rosto das máscaras que serão usadas no Carnaval do Rio de Janeiro.

A imagem de Tiririca disputará preferência com a da presidente Dilma Rousseff e a do jogador Ronaldinho Gaúcho.

A produção das máscaras, que inclui personagens internacionais como o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, é feita pela fábrica Condal, fundada há 53 anos na região metropolitana do Rio de Janeiro pelo espanhol Armando Vallés, e que agora é dirigida por sua mulher, Olga Gibert.

Esta catalã estabelecida no Rio de Janeiro atribui o sucesso do rosto de Tiririca a sua "mistura explosiva", que combina humor com política e que o transforma em figura ideal para o Carnaval, que começa oficialmente no dia 4 de março.
Leia mais em Tiririca supera Lula como preferido para as máscaras no Rio
*************************

Pelé critica atrasos para Copa de 2014 e teme vexame
Rei do futebol afirma que o Brasil está correndo risco de dar vexame no Mundial
Texto de Tatiana Ramil, Estadão.com
Pelé está preocupado com os atrasos na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e afirmou nesta sexta-feira que o país corre "um grande risco" de causar vergonha a ele, que se empenhou na campanha pelo torneio em solo brasileiro.

"Vocês sabem a luta que a gente fez para conseguir a Olimpíada e a Copa do Mundo, viajando pelo mundo pedindo voto, e agora chegou um momento que está preocupando todo mundo", disse Pelé em entrevista coletiva.

"O Brasil está correndo um grande risco de envergonhar a gente na maneira de administrar a Copa do Mundo, principalmente na comunicação. Os aeroportos estão assustando mais, e não é só os brasileiros", declarou o ex-jogador.

Pelé contou ter conversado com dirigentes da Fifa e também com um grupo ligado ao presidente da Uefa, Michel Platini, que também manifestaram preocupação com o ritmo dos preparativos no Brasil.

A maioria das obras para o Mundial está atrasada, e alguns dos estádios nem começaram a ser construídos, como o caso da arena do Corinthians, escolhida por São Paulo para receber os jogos da competição na cidade.

"O Brasil tem obrigação de fazer uma boa Copa do Mundo, uma boa administração, e infelizmente já está atrasando, e tem essa polêmica de São Paulo... o Campeonato Paulista é a base do futebol brasileiro, é o que deveria já estar definido e não está definido ainda."

Leia mais em Pelé critica atrasos para Copa de 2014 e teme se envergonhar
*********************

Amazonas: mais de 4 mil casos de dengue só em 2011
Total de notificações, que inclui também casos supeitos, já passa de 10 mil
Texto de Liege Albuquerque, O Estado de S. Paulo
No Amazonas, foram confirmados 4.183 casos de dengue, desde o dia 1º de janeiro. A atualização dos números foi feita nesta sexta-feira, 18, pela secretaria estadual de saúde.

O total de notificações (casos confirmados e suspeitos) neste período foi de 10.387 casos.

Leia também:
Londrina-PR confirma primeira morte por dengue
Ribeirão Preto-SP faz mutirão
***************************

Termina neste sábado o horário de verão
Agência Brasil
O horário de verão, que termina à 0 h de domingo, resultou em uma redução de 4,4% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. No ano passado, a redução foi de 4,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8%, na Região Sul.

Segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia da geração térmica evitada com a adoção do horário de verão foi estimada em R$ 30 milhões, o que traz como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

Leia mais em Horário de verão resulta em economia de 4,4% na demanda de energia
***********************

Operação Guilhotina: TJ aceita denúncia de corrupção
Texto de Daniel Brunet, Sérgio Ramalho, O Globo e G1
O Tribunal de Justiça (TJ-RJ) confirmou na noite desta sexta-feira que aceitou a denúncia do Ministério Público contra 44 investigados - inclusive o ex-chefe operacional da Polícia Civil, delegado Carlos Antônio de Oliveira - na Operação Guilhotina.

Com o recebimento da denúncia pela Justiça, será iniciado o processo penal contra os réus acusados dos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, peculato e violação de sigilo funcional e outros delitos. A denúncia do MP foi feita ao Juízo da 32ª Vara Criminal da Comarca do Rio.

O Ministério Público estadual denunciou Oliveira, nesta sexta-feira. Ao todo, os promotores apresentaram quatro denúncias à 32ª Vara Criminal do Rio. Na acusação feita contra o delegado Carlos Oliveira, outras 20 pessoas são apontadas como integrante da quadrilha (dez são policiais civis ou militares).

MP ainda vai analisar possível denúncia contra Allan Turnowski.

Para os promotores, as pessoas denunciadas controlavam e participavam da milícia na favela Roquete Pinto, em Ramos. O MP, embasado nas investigações da Polícia Federal, afirma que Carlos Oliveira, ex-braço direito de Turnowski e do ex-secretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, facilitava as "atividades ilícitas do grupo".

Em nota, a coordenação de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro afirmou que o delegado Oliveira não era braço direito do ex-secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem.

Segundo o comunicado, ele foi subchefe por três meses, mas não braço direito. O chefe de gabinete do Bethlem era o procurador Maurício Toledo.

Leia mais em Operação Guilhotina: TJ aceita denúncia contra delegado Carlos Oliveira e mais 43 denunciados por corrupção
***********************

Maranhão: cerca de R$ 30 mil somem de cofre na SSP
O Globo
Um montante no valor de quase R$ 30 mil do Fundo Penitenciário sumiu de um cofre, dentro da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, em São Luís. O sumiço dos recursos, que deveriam ser pagos a presos que cumprem pena trabalhando, foi percebido na terça-feira, mas divulgado somente hoje.

De acordo com a polícia, a chave que abre o cofre é a mesma que abre a porta da sala. A funcionária responsável por guardar os recursos teria duas cópias dessa chave. Uma delas sumiu, e ela não percebeu. Na terça-feira, a funcionária encontrou o cofre vazio, mas sem sinais de arrombamento.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos.

Leia mais em Cerca de R$ 30 mil somem de cofre na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão
***********************

Ponto eletrônico vai correr mais frouxo
Texto de Leila Suwwan, O Globo
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou nesta sexta-feira que o governo irá flexibilizar o decreto que cria a obrigatoriedade do ponto eletrônico com impressora. A data de implantação, que já havia sido prorrogada em 2010 para 1º de março deste ano, será mantida, mas as empresas que tiverem acordo coletivo com seus trabalhadores fixando outros critérios de controle de presença ficarão isentas da instalação do equipamento.

Mesmo com a mudança prometida, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) disse que o prazo é "irreal" e que o governo deveria respeitar as empresas.

- Onde tiver o acordo coletivo assinado por trabalhador e empregador, poderá, naquelas empresas, deixar de ser obrigatório - anunciou Lupi, após almoço de trabalho na Fiesp.

Leia mais em Lupi diz que governo irá flexibilizar ponto eletrônico
***********************

Economia da Argentina cresceu 9,1% em 2010
O Globo
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou que a economia do país cresceu 9,1% em 2010, sobre o ano anterior. Em 2009, o avanço tinha sido de 0,9%.

- É um crescimento muito forte, permitido pelas políticas ativas que desenvolvemos - afirmou a presidente em um ato oficial.

Segundo índice divulgado recentemente pelo Banco Central (BC), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,8% em 2010.

Poucas horas depois do anúncio, o Indec (o IBGE argentino) divulgou oficialmente a cifra de crescimento do PIB da Argentina do ano passado. Segundo o Indec, em dezembro o PIB argentino cresceu 9,4% sobre o mesmo mês de 2009.

Cristina afirmou que no último trimestre de 2010 houve "uma redução do índice de desemprego, retornando a 7,3%". No quarto trimestre de 2009, a taxa foi de 8,4%. A presidente divulgou ainda que, em 2010, o nível de trabalho informal caiu para 35,5%.
*************************

Como fica o desconto do IR
Texto de Nice de Paula, O Globo
A correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda, prometida pelo governo para ser feita após a aprovação do novo salário mínimo, vai reduzir o valor nominal do imposto retido na hora de receber o salário, mas não signfica necessariamnte que os trabalhadores passarão a pagar menos IR. Apenas que deixarão de pagar mais.

Isso porque, como a maioria dos salários é reajustada pela inflação, se as faixas do IR não forem corrigidas na mesma proporção, o peso do IR acaba aumentando.

- O índice de 4,5% não é um bom percentual, porque é centro da meta da inflação e usualmente a inflação tem ficado um pouco acima do centro da meta. Assim, há sempre uma pequena perda, mas mesmo que seja de 1% ano, ao longo de 10 dez anos, você tem 10% a 12% de perda. Mas é melhor corrigir em 4,5% do que não ter correção - diz Pedro Delarue, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

Pelos cáculos do sindicato, nos governos Lula a tabela do IR ficou defasada 15% e nos dois governos FH, a perda acumulada foi de cerca de 45%.

Assim que a nova tabela do IR entrar em vigor, a faixa de salário isenta de imposto subirá de R$ 1.499,15 para R$ 1.566,61 e haverá ganhos para todas as faixas de renda. E, em termos percentuais, a mudança é maior para os salários mais baixos.

Leia mais em Correção da tabela do Imposto de Renda, prometida pelo governo, mudará valor do imposto recolhido
*****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...