Falha no fornecimento de energia deixa cariocas com calor e sem água no verão
Cedae diz que ocorreram 20 interrupções de energia em dez dias.
Região histórica na Zona Portuária está há uma semana sem água.
Bernardo Tabak Da TV Globo, no Rio
No “verão do apagão”, além de não conseguir ligar o ar-condicionado nem o ventilador por causa de sucessivas quedas no fornecimento de energia elétrica, moradores da capital e da Região Metropolitana do Rio também estão sem água para se refrescar. O problema é causado por uma falha no fornecimento de luz pelas concessionárias Light e Ampla para os sistemas de produção e transferência de água da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
“Nos últimos dez dias, tivemos cerca de 20 interrupções no fornecimento de energia elétrica. No verão, temos um aumento de 15% no consumo de água, que também fica mais turva por causa das chuvas e precisa de um maior tratamento nas estações. Se isso for ampliado por problemas energéticos, fica muito difícil atender à demanda”, afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Na capital, onde o fornecimento de energia é de responsabilidade da Light, de acordo com a Cedae três elevatórias foram afetadas por falta de luz, o que causou problemas no abastecimento de vários bairros.
Os mais prejudicados, segundo a companhia, foram Bangu, Santíssimo, Tijuca, Vila Isabel, Glória, Centro, Cidade Nova, Saúde e o entorno da Praça Mauá. A Cedae informou que até a Estação de Tratamento do Guandu foi paralisada por falta de luz. Na Região Metropolitana, onde a distribuição de energia fica a cargo da Ampla, de acordo com a Cedae os municípios mais atingidos foram São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá.
Morro da Conceição está sem água há uma semana
“É um absurdo esta situação. Depois de o carioca sofrer com o calor por causa da falta de luz, agora também não podemos tomar banho porque não temos água”, esbravejou a relações-públicas Lívia Abdalla, moradora do Morro da Conceição, na Saúde.
A região faz parte do projeto de revitalização da prefeitura para a Zona Portuária. A Cedae informou, na terça-feira (26), que o abastecimento estaria normalizado em 24 horas. Passadas mais de 72 horas, a situação é a mesma. Nesta sexta-feira (29), a Cedae identificou um entupimento em um ramal da região e deu um prazo de mais 24 horas para normalizar o abastecimento. Por conta do problema, a Fortaleza da Conceição, construção histórica localizada no alto do morro, teve que encomendar um caminhão-pipa para encher a caixa d´água.
A 1ª Delegacia de Polícia, no Centro do Rio, também foi afetada. “Estamos sem água já há dois dias”, informou o inspetor Moraes.
Na Glória, na Zona Sul, também houve falta de água e foi preciso encomendar um caminhão-pipa. "Faltou água em um bloco do meu prédio durante um dia inteiro desta semana. E é muito difícil ter este tipo de problema no meu edifício”, contou a relações-públicas Susana Tupinambá, que mora na Rua do Russel. O Amarelinho da Glória, tradicional restaurante do bairro, ficou sem água de domingo (24) até quarta-feira (27).
Na Tijuca, na Zona Norte da cidade, o aposentado Arnaldo Bezerra de Lima, que é síndico de um prédio na Rua Maria Amália, está inconformado com a situação. “Nunca houve esse tipo de problema nessa rua. A água, que normalmente entra 24 horas por dia, só está entrando à noite”, reclamou o síndico, acrescentando que outros edifícios estão com o mesmo problema. “No prédio da minha filha, que é na mesma rua, também não está entrando água”, completou.
Cedae se reúne com Light e reclama da Ampla junto a Aneel
O presidente da Cedae, Wagner Victer, se reuniu nesta semana com representantes da Light em busca de uma solução. “A prioridade em atender a uma grande estação da Cedae, que abastece a casa de milhares de pessoas, é equivalente à prioridade em atender a um hospital”, observou Victer. Ele disse que foi montado um plano de melhorias no atendimento da Light à Cedae.
O mesmo não ocorreu em relação a Ampla. “Há duas semanas, em uma reunião com a Ampla, eles não apresentaram nenhuma proposta. Não vimos saída senão encaminhar uma reclamação formal à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, disse Victer.
A Aneel confirmou que recebeu a reclamação da Cedae e que, no início da semana que vem, a Ampla vai ser notificada a dar explicações. Já a Ampla informou que não vai se pronunciar sobre o caso.
A Light informou que eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica às instalações da Cedae são tratadas prioritariamente devido à relevância do serviço público prestado por aquela concessionária. Interrupções são passíveis de ocorrer em qualquer sistema elétrico, principalmente em período de maiores riscos meteorológicos.
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