NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

sábado, 17 de setembro de 2011

Consumidor atualmente só ganha alta de preços... Veja aqui resumo jornalístico do dia 17 de setembro de 2011

O Globo
Manchete: Consumidor pagará por benefício a montadoras
Governo já prevê que alta do IPI sobre carro importado vá parar na OMC... O aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos carros importados, principalmente asiáticos, vai significar um peso a mais no bolso do consumidor brasileiro. A tributação adicional de 30 pontos percentuais no IPI foi criada anteontem pelo governo para beneficiar montadoras instaladas no país que vinham enfrentando queda nas vendas. O problema é que algumas destas empresas utilizam componentes importados e agora terão que comprar peças aqui. Com isto, o chamado “carro nacional” também deverá ficar mais caro. O governo já se prepara para uma possível contestação do novo IPI na Organização Mundial do Comércio (OMC). (Págs. 1, 39, 40 e Dos Leitores, pág. 8)
Com carro, mas sem vistoria: Na falta de guardas, uma mulher organiza a longa fila de carros em frente ao posto de vistoria do Detran no Catete, onde a espera passa de três horas e tumultua o trânsito. (Págs. 1 e 28)
Copa agora tem lei
Com cinco meses de atraso, a presidente Dilma assinou ontem e enviará ao Congresso 2ª feira a Lei Geral da Copa. Mas a Fifa continua preocupada, pois teme que pontos acordados tenham sido modificados. (Pág. 1, Caderno Esportes e editorial “Governo é ameaça”)
Ancelmo Gois
A responsabilidade criminal de Julio Lopes na tragédia do bonde será apurada. (Págs. 1 e 30)
Míriam Leitão
Enfim, a sinceridade: na taxação dos carros, o governo optou pelo protecionismo. (Págs. 1 e 40)
Moscas param cirurgias em hospital do Rio
Uma infestação de moscas varejeiras provocou ontem a suspensão de 16 cirurgias agendadas no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, em Vila Isabel. Entre os pacientes que esperaram pelas operações havia vítimas de tumor cerebral. (Págs. 1 e 25)
Rebeldes vão representar Líbia na ONU
As Nações Unidas reconheceram o Conselho Nacional de Transição (CNT) como o representante oficial da Líbia na organização. O Brasil votou a favor da medida, que suspendeu sanções e aprovou o envio de uma missão para acelerar as eleições no país. (Págs. 1 e 47)
Berlusconi ofende líder da Alemanha
Envolvido num escândalo de prostituição, o premier italiano, Silvio Berlusconi, apareceu, em telefonema grampeado, dizendo, de forma grosseira, achar a chanceler alemã, Angela Merkel, acima do peso e pouco atraente. A declaração irritou opositores. (Págs. 1 e 50)
Edmundo: Justiça é alvo de críticas
A lentidão da Justiça no caso do jogador Edmundo – cujo crime ao volante prescreveu – foi condenada pela Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito. (Págs. 1 e 34)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Governo cedeu a lobby, afirmam importadoras
Para associação, indústria nacional fez pressão para eliminar a concorrência... A Abeiva (associação dos importadores) afirmou que o aumento do IPI para veículos com menos de 65% de componentes nacionais é resultado do lobby das montadoras contra a concorrência dos importados... Jose Luiz Gandini, presidente da Abeiva, disse que a disputa com os importados impediu a elevação dos preços dos nacionais e sugeriu que China e Coreia acionem o Brasil na OMC (Organização Mundial de Comércio). (Pág. 1 e Poder, págs. A14 e A16)
Brasil reconhece governo rebelde líbio após a ONU
O Brasil reconheceu como governo legítimo da Líbia o CNT (Conselho Nacional de Transição), que se opõe a Muammar Gaddafi... A decisão se dá após a Assembleia-Geral das Nações Unidas conceder aos rebeldes assento na ONU. Foram 114 votos a favor e 17 contra. (Pág. 1 e Mundo, pág. A20)
Fim de festa
Estudantes da PUC-SP que protestaram após reitor suspender aulas para evitar a chamada festa da maconha; ato atraiu cerca de cem pessoas. (Pág. 1 e Cotidiano, pág. C5)
STJ anula provas da PF contra a família Sarney
O Superior Tribunal de Justiça anulou provas derivadas de quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico da família Sarney, investigada pela PF. Cabe recurso... O empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney, é suspeito de lavagem de dinheiro, entre outros crimes. (Pág. 1 e Poder, pág. A4)
Na periferia, Damasco vive clima de guerra
O centro de Damasco (Síria) está calmo, mas a periferia tem clima de guerra popular, diz Marcelo Ninio... Em Douma, dois manifestantes foram mortos por policiais. Um morreu diante do repórter da Folha com um buraco de tiro no pescoço do tamanho de uma bola de tênis. (Pág. 1 e Mundo, pág. A18)
Esporte
Dilma e Pelé abrem ‘mil dias’ no Mineirão (Pág. 1 e Esporte)
Fernando Rodrigues: Escolha política pode desmerecer, sim, quem nomeia
Dilma disse que escolhas políticas não desmerecem nenhum governo. Se os indicados são Pedros Novais, desmerecem sim. E quem os nomeou foi ela. (Pág. 1 e Opinião, pág. A2)
Cetesb ameaça Center Norte com interdição
A Cetesb ameaça interditar o shopping Center Norte, na Vila Guilherme (zona norte de SP), por causa do acúmulo de gás metano no subsolo. Segundo os técnicos, há risco de explosão, o que o shopping descarta... Neste ano, o shopping recebeu duas multas, no total de R$ 26 mil. (Pág. 1 e Cotidiano, pág. C1)
Polícia recupera parte de valores levados de cofres
A Polícia Civil recuperou parte das joias, pedras preciosas e do dinheiro roubados de cofres particulares no banco Itaú. O pedreiro Marco Antonio Rodrigues dos Santos foi preso, acusado de receptação. Funcionário da empresa de alarmes está foragido. (Pág. 1 e Cotidiano, pág. C6)
Editoriais
Leia "Mais tempo na escola", que apoia proposta de aumentar a carga letiva, e "PMDB 'delivery'", acerca da escolha de ministros para o governo federal. (Pág. 1 e Opinião, pág. A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Importadores de carros vão à Justiça para barrar IPI
Marca chinesa ameaça cancelar fábrica no Brasil, e outros países podem ir à OMC contra o governo... A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores vai à Justiça contra o aumento do IPI sobre carros importados. A Abeiva alega que, por lei, qualquer alteração no IPI precisa de 90 dias para entrar em vigor. China, Coreia do Sul, Europa, Japão e EUA podem se unir em uma denúncia coletiva na OMC contra o governo brasileiro, que esperava essa reação, mas decidiu correr o risco. A chinesa JAC Motors considera que o projeto de construção de uma fábrica no País, com investimento de US$ 600 milhões, se tornou “inviável”. O alvo do governo de aumentar o IPI dos carros importados por empresas que não usarem 65% de peças fabricadas no Mercosul são as marcas chinesas e coreanas, que não têm fábrica no País e responderam por quase 25% das importações de veículos de janeiro a agosto. A elevação do tributo provocou ontem uma corrida de consumidores às revendas. (Pág. 1 e Economia, pág. B1)
Guido Mantega: Ministro da Fazenda... “Se alguém reclamar, vamos entrar contra todo mundo (na OMC)”
Festa e mais pressa da Fifa
Dilma e Pelé no Mineirão; Alckmin, Ronaldo e Kassab no Itaquerão: no dia em que se celebrou a marca de mil dias para o Mundial de 2014, a Fifa disse que o projeto da Lei Geral da Copa, que vai ao Congresso, não atende às exigências. (Pág. 1 e Esportes, págs. E1 e E4 a E6)
Palestina pedirá na ONU status de membro integral
Apesar da oposição de EUA e Israel, e sem o apoio do Hamas, a Autoridade Palestina buscará a admissão de seu Estado como membro integral das Nações Unidas durante a Assembleia-Geral da ONU, no dia 23. Para isso, é necessária a aprovação do Conselho de Segurança e os votos de dois terços dos 193 países. Os EUA usarão poder de veto no Conselho. Neste caso, os palestinos pedirão reconhecimento como Estado não membro. (Pág. 1 e Internacional, pág. A13)
Dilma defende ‘escolha política’ de ministro
Em cerimônia fechada à imprensa, a presidente Dilma Rousseff empossou ontem o novo ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Escolhas políticas não desmerecem nenhum governo”, disse. (Pág. 1 e Nacional, pág. A4)
Brasil reconhece novo governo da Líbia (Pág. 1 e Internacional, pág. A18)
Erradicar analfabetismo sai de plano do governo (Pág. 1 e Vida, pág. A24)
Shopping em São Paulo corre risco de explodir
Com registros de vazamento de gás metano no piso onde ficam suas 311 lojas, o Shopping Center Norte, o segundo mais movimentado de São Paulo, pode explodir, diz a Cetesb. Para o shopping, não há risco iminente. (Pág. 1 e Cidades, págs. Cl e C3)
Celso Ming: Mais um puxadinho
Em vez de trabalhar para diminuir o custo Brasil, o governo optou por remendos de duvidosa eficácia que, de quebra, criam insegurança jurídica. (Pág. 1 e Economia, pág. B2)
Courtland Milloy: Os conservadores e a pobreza
Pela maneira como os conservadores descrevem a pobreza nos EUA, poderíamos pensar que a pessoa pobre média está vivendo na fartura. (Pág. 1 e Internacional, pág. A20)
Notas & Informações: Lembrança político-industrial
Os brasileiros já assistiram a esse tipo de jogo, vantajoso para poucos e custeado por muitos. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Consumidor antecipa compra de carro para fugir da alta de preço
Veículos importados devem ficar até 28% mais caros. Isso porque o governo elevou imposto para proteger montadoras instaladas no país. O objetivo de comprar logo o carro é aproveitar os estoques ainda sem aumento. De janeiro a agosto, enquanto a inflação subiu 4,42%, o valor dos automóveis recuou em média 2,41%. Queda que vinha sendo provocada pela concorrência. (Págs. 1, 14 e 15)
Na festa da Copa, DF ganha internet de graça
Ao lado de Pelé, Dilma dá início em BH à contagem regressiva dos 1.000 dias que faltam para a Copa. Em Brasília, como parte dos preparativos para o Mundial de 2014, moradores já podem acessar internet gratuita com tecnologia wi-fi em três locais: o Parque da Cidade, a Rodoviária do Plano Piloto e o Estádio Nacional. (Pág. 1)
Insegurança: Crime ronda os prédios do Plano Piloto e do Sudoeste
O aumento do número de furtos em residências e a tentativa de invasão de portarias têm preocupado os moradores, que reclamam da falta de policiamento. Especialistas recomendam que a comunidade também se organize para monitorar as quadras. (Págs. 1 e 31)
Líbia: Rebeldes na ONU
Novo governo é reconhecido por 117 nações, inclusive o Brasil, e vai ocupar a cadeira do país durante a Assembleia Geral da ONU na semana que vem. (Págs. 1 e 24)
Soberania: Palestina vai à luta
Abbas pede que o Conselho de Segurança da ONU reconheça a Palestina como Estado Soberano. Israel reage reforçando tropas na Cisjordânia. (Págs. 1 e 25)
Mais clareza nos consórcios
Governo obriga empresas a prestarem mensalmente aos clientes informações sobre taxas, seguros e valores dos fundos. (Págs. 1 e 16)
Verba maior para Saúde e Educação
Orçamento do DF de 2012 prevê R$ 18 bilhões em investimentos, com aumento de recursos para as duas áreas. (Págs. 1 e 29)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas
Manchete: Metrô de BH, enfim, terá R$ 3,16 bilhões
O investimento foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff, em visita à capital. Virá do Orçamento da União R$ 1 bilhão. Mais R$ 1,013 bilhão será disponibilizado para financiamentos ao governo estadual e prefeituras de BH e Contagem. A contrapartida do estado, municípios e iniciativa privada somará R$ 1,147 bilhão. Os recursos serão aplicados na melhoria e expansão da linha 1 (Venda Nova-Eldorado) e construção das linhas 2 (Calafate-Barreiro), que será de superfície, ao longo de 10 quilômetros, e 3 (Savassi-Lagoinha), com 4,5 quilômetros subterrâneos. (Págs. 1, 3 e Editorial “O dinheiro do metrô, pág. 8)
Presidente elogia obra do Mineirão
Na briga com São Paulo pelo jogo de abertura da Copa do Mundo, pontos para o estádio mineiro. Ao lado de Pelé e do governador Antonio Anastasia em cerimônia que marcou a contagem regressiva de 1 mil dias para o início do Mundial, a presidente Dilma Rousseff destacou o andamento da reforma. “É um dos estádios com um tempo de resolução dos mais extraordinários do Brasil.” Ontem, porém, os operários entraram em greve por melhores salários e condições de trabalho. (Pág. 1)
Justiça declara greve abusiva e manda professores voltarem
O desembargador Roney Oliveira, do Tribunal de Justiça, determinou a suspensão da greve de 101 dias dos professores da rede estadual e a retomada imediata das aulas, sob pena de multa de até R$ 600 mil ao sindicato da categoria. Relator de ação impetrada pelo MP, Oliveira alegou grave prejuízo aos alunos, com iminente perda do ano letivo, para considerar o movimento “abusivo”. O governo divulgará segunda-feira calendário de reposição de aulas, que deve ir até o fim de fevereiro de 2012. (Págs. 1, 17 e 18)
Mortes no Peru: Apuração do caso fica com as famílias
Laudo peruano sobre mortes de mineiro e paulista em área de selva no país vizinho, em julho, tem resultado inconclusivo. Exame pericial particular nas roupas das vítimas encontrou sinais de envenenamento. (Págs. 1 e 20)
PF investiga mais 22 cassinos de luxo em BH (Págs. 1 e 23)
Estrada livre
Quase cinco meses de transtorno depois, o Dnit liberou ontem à tarde o trânsito na ponte definitiva sobre o Rio das Velhas, na BR-381, que ficou interditada desde abril. Mas houve engarrafamento. (Págs. 1 e 21)
Corrida atrás dos carros importados
No dia seguinte ao anúncio de aumento do IPI sobre veículos fabricados fora do Mercosul, concessionárias de carros asiáticos registraram grande procura por modelos em estoque. Medida do governo federal encarecerá importados em até 28%. (Págs. 1 e 11)
Aprovado com louvor
Melhor escola pública do Brasil no ranking do último Enem, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Coluni, tem alguns segredos: professores com dedicação exclusiva e mesmo salário básico da universidade, seleção para entrada de alunos e autonomia para os estudantes. (Págs. 1 e 19)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Assalto ousado demais
Às 12h40 de ontem, quando o trânsito era infernal na Rosa e Silva, seis bandidos, armados com pistolas e metralhadoras, renderam vigilantes de carro-forte em supermercado da avenida e levaram malote com dinheiro. Os clientes entraram em pânico. (Pág. 1 e Cidades, pág. 4)
Obras do PAC estão paradas no Cordeiro
Para moradores, paralisação foi em dezembro, mas administração municipal admite interrupção só há seis meses. (Pág. 1 e Cidades, pág. 8)
Greve do estaleiro será suspensa segunda-feira (Pág. 1 e Economia, pág. 5)
Montadoras têm 245 dias para evitar o novo IPI (Pág. 1 e Economia, pág. 3)
Governo e Bertin não se entendem sobre térmica
Estado informa que usina só será acionada emergencialmente, mas empresa diz que será ligada três meses por ano. (Pág. 1 e Economia, pág. 4)
PDVSA entrega garantia para ser sócia de refinaria
Companhia venezuelana anunciou, ontem, ter repassado ao BNDES o valor exigido para atuar em Suape. (Pág. 1 e Economia, pág. 10)
Programa Governo Presente chega à área mais violenta de Caruaru
Policiais patrulham o Morro do Bom Jesus, onde Eduardo Campos lança, amanhã, o programa de segurança. Entre outras iniciativas, o projeto transfere o comando da PM para a área. Uma mudança radical para um espaço que passou de ponto turístico a gueto nos últimos anos. (Pág. 1 e Cidade, pág. 6)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Estado vai à Justiça contra empresa do Caso dos Pardais
Primeiro resultado de comissão que investiga o Daer, relatório propõe multa de
R$ 3 milhões à Engebras, que ficaria impedida de participar de licitações. (Págs. 1 e 6)
A época dos Farrapos: O dinheiro da revolução
Cultura mostra as fontes que financiaram os rebeldes, como as charqueadas... Pelo Twitter, ZH reproduz a epopeia com trechos de cartas de farrapos e imperiais (Pág. 1 e Cultura, especial encartado nesta edição)
Mais caro: Importadoras de veículos reagem a imposto
JAC Motors revê fábrica no país, e montadoras ameaçam recorrer à Justiça... Confira exemplos de mudanças de preços (Págs. 1, 16 e Editorial, 14)
------------------------------------------------------------------------------------
O FLUMINENSE
Homem de 62 retirou dinheiro em agência no Rio e foi atacado em estacionamento no Centro de Niterói. De acordo com testemunhas, ele teria reagido ao assalto
Promovido pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Artes, evento reúne artistas de diversos gêneros, como jazz, samba, blues, pop, reggae e MPB
Mais de três mil voluntários que participam do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Programa de Educação Ambiental tem objetivo de despertar sobre poluição do mar
Objetivo da iniciativa é a capacitação do receptivo turístico que vai atuar durante a realização dos jogos de 2014 e 2016. Serão 14 turmas, nove de espanhol e cinco de inglês
Programação conta com atividades cívicas e culturais que tem como objetivo conscientizar condutores de veículos e pedestres sobre a necessidade de se cumprir as leis de trânsito
Exposições, passeios turísticos, palestras, cerimônia cívica e, ainda, um projeto de reintegração social, que acontecerá no auditório da prefeitura, estão na programação
As obras estão na fase final de acabamento. A unidade de Itaboraí é classificada como nível três, com capacidade para atender uma região com mais de 200 mil habitantes
Secretário estadual anunciou que está trabalhando pela revitalização completa do Jardim Botânico, e que está elaborando a restauração completa do espaço
Empresa responsável pelos serviços no tradicional centro esportivo do Rio de Janeiro divulga imagens em 3D e maquete de como ficarão os serviços. Assista ao vídeo
Entre as irregularidades estavam a não convocação de assembleia geral, além da não comunicação com 48h de antecedência ao consórcio responsável pelas obras
Já foi aprovado o projeto de lei que privilegia os processos judiciais voltados para adoção. A medida fará com que o tempo de espera para a habilitação da adoção seja reduzido
Paralisação no estado se aproxima dos quase 14 mil trabalhadores do órgão. Dezenas de agências estão fechadas e grevistas planejam passeata da Candelária até a Cinelândia, no RJ
Os manifestantes fecharam duas pistas da Alameda São Boaventura e, com faixas, cartazes e carro de som, pediram a adesão da população à causa defendida por eles
Quinze pessoas ficaram feridas na colisão. Dez foram encaminhadas para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca e as outras cinco foram liberadas ainda no local do incidente
Vítima foi assassinada na última madrugada. Vizinhos acreditam que o homicídio foi efetuado por mais de uma pessoa, já que dois veículos suspeitos deixaram o local após crime
Anúncio foi realizado durante a abertura do 6º Encontro de Negócios Brasil-Portugal. Serviço de recuperação da frota já deve começar na próxima semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...