Governos europeus tentam revender sobras de vacina contra gripe H1N1
Países europeus compraram mais que necessário e tentam passar adiante seus excedentes de vacina contra a gripe suína. Governos querem refazer contratos, enquanto o vírus parece ter enfraquecido na Europa Ocidental.
A França foi o último a se juntar à crescente lista de países europeus que estão querendo vender excedentes de vacina contra a gripe H1N1, também chamada "suína". O governo francês admitiu ter comprado muito mais do que necessário, fato que provocou uma onda de críticas, tanto de políticos da oposição como da própria coalizão de governo. Os vizinhos europeus seguem pelo mesmo caminho.
A compra em massa de vacina contra gripe pelo governo francês tem provocado protestos de todos os lados. Paris gastou quase 1 bilhão de euros em mais de 90 milhões de doses de vacina, das quais sobraram 70 milhões, afirmou o porta-voz da oposição socialista, Benoît Hamon, em entrevista ao Canal Plus, nesta segunda-feira (04/01/2010).
Tanto a esquerda quanto os parceiros de coalizão de governo do partido Nouveau Centre pedem a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito. Também do partido do governo, UMP, surgiram acusações de que o Ministério da Saúde não tomou as precauções necessárias ao negociar com a indústria farmacêutica.
O Ministério francês da Saúde gastou 869 milhões de euros na compra de 94 milhões de doses para uma população de 63,6 milhões de habitantes. Segundo o ministério, o Qatar já comprou 300 mil doses, enquanto o Egito pretende adquirir 2 milhões. Mais estoques também deverão ser comercializados para a Ucrânia e o México.
Só 5 milhões de vacinados na França
O governo tomou a decisão depois que especialistas de saúde se deram conta de que a maioria das pessoas só necessita de uma dose, em vez de duas, para adquirir imunidade. Além disso, Paris esperava que três quartos da população fosse se vacinar, o que não aconteceu. Somente cerca de 5 milhões receberam vacina na França até o fim de dezembro.
O país está determinado a se livrar do excedente de vacinas o quanto antes. Segundo reportagem publicada no jornal Le Parisien, diplomatas franceses foram instruídos a relatar rapidamente possíveis carências da vacina em outros países.
A Sanofi Pasteur, produtora da vacina, anunciou estar "disposta a examinar" o contrato fechado com o governo francês, caso o produto não seja necessário nas mesmas proporções que o previsto originalmente. A empresa já forneceu a metade dos 28 milhões de vacinas encomendadas por Paris, a entrega do restante está prevista para os próximos meses.
Alemanha quer renegociar
A Alemanha passa por problema semelhante. Os estados federados querem renegociar com os fornecedores da vacina, para que tenham que assumir apenas a metade dos 50 milhões de doses de vacinas originalmente encomendadas. Segundo as últimas estatísticas disponíveis, de início de dezembro, somente cerca de 6 milhões de alemães se vacinaram contra a gripe suína.
Berlim anunciou estar disposto a repassar as vacinas excedentes para outros países, apesar de só ter recebido, até agora, menos de 20 milhões dos 50 milhões de doses encomendadas. Berlim recebeu propostas de compra do Afeganistão e de países da Europa Central, além de ter oferecido à Ucrânia 2,2 milhões de doses. Moldávia, Macedônia, Albânia, Kosovo, Mongólia e as Maldivas também consultaram as autoridades alemãs.
Para ONG, alarme foi "tigre de papel"
A Holanda anunciou em novembro último que iria vender 19 milhões dos 34 milhões de doses que encomendara. No Reino Unido, um porta-voz do Ministério da Saúde afirmou que o governo também está cogitando revender a vacina.
Recentemente, a ONG Transparência Internacional, sediada em Berlim, fez graves acusações contra a indústria farmacêutica a respeito da vacinação contra a gripe H1N1. A doença foi "inflada em proporção catastrófica", tendo se revelado um "tigre de papel", afirmou Anke Martiny, membro da diretoria da entidade de luta contra a corrupção.
A Organização Mundial de Saúde anunciou em dezembro de 2009 que o vírus H1N1 parecia estar enfraquecendo em grande parte da Europa Ocidental.
Comentários dos leitores Houve mais de 6460 reproduzimos aqui os últimos.
hugo chavez
Por que a "grande mídia" nunca deu destaque aos milhares de mortes, por complicações de gripe, QUE SEMPRE ACONTECERAM, em todos os anos que antecederam a nova onda das "epidemias de gripe com grife" como a última moda, denominada suína? Onde estava a "preocupação" da "grande mídia" com a população quando não havia tamiflu, relenza e "vacinas" para a indústria farmacêutica faturar bilhões com a conivência de governos alinhados com a Nova Ordem Mundial?
Patricia M
Estava lendo todos os comentários e pergunto à todos: Devemos tomar a vacina? É segura e confiável?
hugo chavez
O que aconteceu que o fórum desapareceu rsrs? Assim alguém pode acreditar que a "gripe suína" ou de outras "grifes" não existe. Pode parecer tb que a tentativa da "grande mídia" empurrar esta "notícia" na população não decolou rsrs.
Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Olá Patrícia,
Antes de ocorrer à vacinação é comprovada sua eficácia e qualidade.
Para mais informações:
Ministério da Saúde
rosana carrasco
Fábrica de vacinas contra gripe do governo de São Paulo está parada
Da Agência Estado
Após dois anos de atraso e de ter sido mostrada recentemente em propaganda política supostamente funcionando, a fábrica de vacinas contra as gripes sazonal e suína do governo de São Paulo está parada, admitiu ontem a administração. A unidade ainda não obteve nem mesmo a validação dos seus processos por parte do laboratório francês Sanofi-Aventis.
A aprovação é o primeiro passo para São Paulo começar a fabricação nacional de vacinas contra a doença. A unidade, que funcionará na Fundação Butantã, também deverá completar o processo de produção de doses a granel contra gripe suína enviadas pela empresa, que transferiu tecnologia para a fabricação.
A situação, a princípio, não deverá afetar a vacinação deste ano contra as gripes suína e sazonal. Isso porque o Ministério da Saúde adquiriu doses prontas importadas e o governo José Serra (PSDB) promete medidas para dar conta da demanda de 33 milhões de doses contra o vírus H1N1 encomendadas pelo ministério.
AI AI AI, SERÁ QUE SEREMOS LUDIBRIADOS MAIS UMA VEZ?
ONDE ESTÃO OS RESPONSÁVEIS, SERÁ QUE DARIA PARA VCS TRABALHAREM UM POUCO E SERIAMENTE, AFINAL ESTAMOS FALANDO DE VIDAS E DE COMO MANTÊ-LAS FORTES E SAUDÁVEIS.
AÍ TEMPORÃO, DARIA PARA REVER ESSAS FALHAS, O TEMPO URGE E NÓS BRASILEIROS JÁ ESTAMOS PREOCUPADÍSSIMOS COM NOSSAS VIDAS E DE NOSSOS ENTES QUERIDOS, O INVERNO CHEGARÁ EM BREVE, E AÍ???????????????????
Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Olá Rosana Carrasco,
Até o início de fevereiro, o Ministério da Saúde deverá anunciar a estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica para o país.
As doses serão distribuídas nacionalmente quando houver estoque suficiente para viabilizar a estratégia de vacinação simultaneamente em todo o país.
No link http://bit.ly/91DoLM você encontrará mais detalhes a respeito.
Para mais informações:
Ministério da Saúde
hugo chavez
À Sra. Fernanda Scavacini da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde. Gostaria que o Ministério se posicionasse frente ao conteúdo de alguns comentários que despertaram a atenção de alguns leitores. São eles: comentário em nome de Hugo Chavez de 04/01/2010, às 20:49, onde é mostrada a "gripe suína" na França; comentário de Eduardo de Souza de 05/01/2010 às 23:27 h, onde se fala da "gripe suína na Holanda; comentários em nome de Hugo Chávez de quase 5 meses atrás, como os de 12/08/2009, às 23:34 h que mostra a "gripe suína" na Grécia e no de 12/08/2009 às 19:30 h, onde se fala da "gripe suína" de forma bastante abrangente, com ênfase na Inglaterra. Importante frisar de que apesar dos comentários citados, aparentemente, envolverem outros países, o conteúdo é de amplo interesse dos brasileiros, pois, temos as mesmas dúvidas por aqui. Gostaria que o Ministério da Saúde apresentasse para os leitores, estatísticas com um comparativo sobre o número de mortos por complicações de "gripe suína" e de "gripe comum". Gostaria que o Ministério tb apresentasse o número de mortos por "gripe aviária" e "SARS" aqui no Brasil, algo que a "grande mídia" alardeou muito há poucos anos atrás. Gostaria de saber pq nunca se deu ênfase, anteriormente, às mortes por complicações de "gripe comum" que sempre atingiram a população. Pessoalmente, acredito que esta "PANDEMIA DE GRIPE SUÍNA" NÃO DIFERE EM NADA, EM TERMOS DE MORBIDADE E MORTALIDADE DA "GRIPE COMUM" QUE OCORRE TODOS OS ANOS, EXCETO A FAIXA ETÁRIA ATINGIDA, algo que ocorre pela variação da cepa. Espero pela posição oficial do Ministério. Grato.
Guilherme Lemmi
Apenas para complementar as mensagens do Hugo Chavez e do Eduardo Souza, abaixo: é interessante observar os gráficos das ações das principais corporações farmacêuticas que estão envolvidas com as 'curas' para a 'gripe' suína. As ações da glaxosmithkline (fabricante de vacina para H1N1 e também do Relenza) valorizaram 60% entre abril (quando a epidemia surgiu) e agora. As da Sanofi-Aventis (vacinas) valorizaram 40%, as da Merck (Tamiflu) valorizaram 100%, as da Novartis (vacina) valorizaram 50%. Mas a mais impressionante de todas é a da Novavax (vacinas), que tiveram uma valorização de 550% no período! E é interessante observar que o 'rally' para a compra dessas ações começa um pouco antes de abril, ou seja, é claro que rolaram informações privilegiadas para a patota da elite global.
hugo chavez
Caro Guilherme Lemmi. Já está a maior dificuldade para emplacar a tal "pandemia" de gripe com grife "suína" e o Sr. ainda joga esta pá de cal nos "caras" rsrs. Muito bom o comentário mostrando a especulação financeira com as ações dos laboratórios farmacêuticos. Vamos continuar mostrando aos leitores o que a "grande mídia" serviçal gosta de ocultar. Vai dar muito trabalho para desintoxicar alguns do "veneno da mentira e da manipulação" com o qual foram instilados por tantos anos de "verdade pré-fabricada". Isto tudo se o fórum não for encerrado, já que o acesso está difícil e houve uma enorme desacelerada rsrs. Pq será? rsrs
Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Hugo Chavez,
Sobre a gripe aviária, informamos que, de acordo com a Organização mundial da Saúde, está restrita à Ásia, Oriente Médio e Europa. Não há registros da doença em humanos nas Américas.
Quanto à SARS, transmitida pelo coronavirus, não temos registros desde 2003 nas Américas. Atualmente, está restrita a surtos na Ásia.
Apesar disso, o Ministério estabelece que tanto a gripe aviária, causada por outro subtipo de vírus (H5N1), quanto a SARS são doenças de notificação imediata e qualquer suspeita é prontamente investigada.
Sobre a influenza sazonal (gripe comum), o Ministério monitora a doença por meio de um sistema sentinela, assim como os demais países. No Brasil, o serviço chama-se Sivep-Gripe. Além disso, qualquer cidadão pode ter acesso aos óbitos seja por influenza ou por outras causas por meio do Sistema de Informações de Mortalidade ou de Internações, com o Código Internacional de Doenças (CID). Os dados, porém, só são disponibilizados após a validação das bases. Hoje é realizada a vacinação dos idosos contra a gripe comum. Em 2010, o Ministério passará a oferecer vacina contra doenças pneumocócicas justamente para evitar as complicações e o óbito por gripe comum e por pneumonias (doenças geralmente associadas às formas graves de influenza sazonal).
Para mais informações:
Ministério da Saúde
eduardo de souza
Copio abaixo, informação do jornal "infowar ireland", disponível pela internet, que trás um artigo muito polêmico... Usei o tradutor online, por isso existe falha em concordância. FAÇAM BOM PROVEITO.
"A CIA liberou a Peste Suína em Cuba em 1971, ao contrário da gripe suína, não pode ser transmitida aos seres humanos. Este artigo 1977 San Francisco Chronicle estabelece tudo para fora.
"Com pelo menos o apoio tácito dos funcionários E.U. Central Intelligence Agency, cooperativas ligadas a medidas antiterroristas Castro introduziu o vírus da peste suína Africano para Cuba em 1971 ...
O surto de 1971, a primeira e única vez que a doença tenha atingido o Hemisfério Ocidental, foi marcado com o evento "mais alarmante" de 1971 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação ea Agricultura. Peste suína Africano é uma doença altamente contagiosa e geralmente letal da doença vírica que infecta suínos, e, ao contrário da gripe suína, não pode ser transmitida aos seres humanos...
Ele disse que o arrastão levado o vírus para Navassa Island, uma pequena ilha, deserta, propriedade norte-americana entre a Jamaica e Haiti. De lá, após a traineira fez uma breve escala, o contêiner foi levado para Cuba e dado a outras cooperativas no litoral sul, perto da base naval de Guantánamo E.U. No final de março, de acordo com a fonte no arrastão. A base é 100 milhas a norte de Navassa. "
Mario Sidnei Moreira
Rede privada (Nova intervenção)
Temporão afirmou hoje que a mesma estratégia adotada pela rede pública será recomendada para a rede privada de saúde. Será autorizada a venda da vacina apenas para os mesmos grupos de risco e de idade incluídos na campanha nacional gratuita. Segundo os laboratórios GSK e Sanofi, ainda não há previsão de venda da vacina na rede privada.
Fonte: Folha Online
Observem as expressões "recomendada" e "autorizada" a história do Tamiflu se repete com as vacinas. Novamente, sem especificar o porquê, o Governo priva o cidadão do direito liberdade de escolha. E notem que agora não existe falta do produto, ao contrário, existe excesso de oferta com os países europeus querendo vender parte de seus estoques. Com a palavra o Ministério da "saúde"
Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Mario Sidnei Moreira,
O Ministério da Saúde orientou as clínicas particulares a seguirem o mesmo protocolo, mas elas não são proibidas de comprar vacinas e de vacinar, desde que contem com a disponibilidade de laboratórios.
É importante que todos sigam a estratégia nacional, porque ela é baseada em critérios rigorosos epidemiológicos e de pesquisa. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda trabalhar com grupos prioritários.
Para mais informações:
Ministério da Saúde
hugo chavez
O fórum da "pandemia" de "gripe suína" parece que esfriou de vez, MESMO, e o Ministério da Saúde não se posicionou sobre as notícias de várias partes do mundo apontando para FRAUDES envolvendo o tamiflu e as vacinas que deram muito lucro à indústria farmacêutica e muito prejuízo aos Governos e consequentemente à população mundial que foi iludida por este embuste. E aí, qual a posição do Ministério da saúde sobre estas GRAVÍSSIMAS SUSPEITAS?
Mario Sidnei Moreira
Medidas Preventivas
O trabalho de conscientização, em Juiz de Fora, MG, será retomado em escolas e creches, logo que tiver início o período letivo. Uma das orientações é evitar o uso de bebedouros que jorrem água diretamente na boca dos usuários. "Temos que conscientizar a população de que o vírus H1N1 existe mesmo no verão. Precisamos nos preparar para que, em 2010, não tenhamos tantas complicações." Ele lembra que as medidas de biossegurança, como lavar as mãos com frequência, nunca devem ser abandonadas. “As orientações das equipes de saúde, no auge da disseminação da doença em 2009, provocaram queda não só da contaminação pelo H1N1, como também de outras infecções”.
Quais são as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério? As secretarias de educação e saúde serão acionadas ou É CADA UM POR SI E TODOS PELOS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS?
hugo chavez
Passados 3 dias, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre minhas colocações em face das gravíssimas suspeitas de FRAUDE na tal "pandemia de gripe suína". Vários países estão investigando as compras e gastos absurdos que seguiram na esteira da "pandemia que ia acabar com o mundo" rsrs. Muito tamiflu e relenza depois, nada aconteceu, exceto os mesmos óbitos que ACONTECEM TODO ANO, POR COMPLICAÇÕES DE GRIPE COMUM. Seria adequado divulgar o comparativo de óbitos da gripe de verdade e da "gripe suína", para todo mundo poder comprovar o embuste, algo que tb já perguntei faz tempo e ficou "no ar". Vamos lá "grande mídia", corram atrás da INFORMAÇÃO QUE O POVO DEVE SABER rsrs. O povo não deveria deixar pra lá o assunto só pq a "grande mídia" achou por bem abafar tudo, senão depois a sacanagem vai voltar com força total, para desovar o estoque de vacinas inócuas e até perigosas que foram compradas no "trem da pandemia". Vamos ver quanto custou toda esta SACANAGEM e quem foram os que lucraram com tudo isto, enquanto um monte de gente se desesperava. Agora alguns estão preocupados em quanto o Brasil vai doar ao Haiti, ou quanto custou para manter Zelaya na Embaixada em Honduras, um aumento de US $ 1250,00 nas contas regulares, segundo publicado no Estado de SP. Mas, como sempre, as grandes sacanagens são escamoteadas. Tem gente robotizada pela "grande mídia" que não pensa e se preocupa com dólares na meia e na cueca, enquanto bilhões do Proer e das privatizações que não cabem nem numa lona de circo, foram para nas mãos dos "estrangeiros".
Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Mario Sidnei Moreira,
Desde o inicio do surto no país, o Ministério divulga no portal Saúde (http://bit.ly/7wyZIM) informações preventivas, esclarecimentos e outros dados sobre o vírus Influenza A(H1N1).
Será lançada em fevereiro uma campanha informativa com foco na prevenção e será veiculada de 22 de fevereiro a 21 de maio.
Médicos e enfermeiros receberão um guia com orientações sobre as indicações para vacinação, que ocorrerá a partir de março, e informações sobre a gripe pandêmica. Além disso, estão sendo firmadas parcerias com Instituições de Ensino Superior participantes do PROSAUDE e PET-SAÚDE para a realização de cursos de atualização, a partir de março.
O Ministério repassa as informações e recomendações para as secretarias estaduais e municipais.
Para mais informações:
Ministério da Saúde
hugo chavez
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigações mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Ministério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apoio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs.
eduardo de souza
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratórios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui vociferam os "benefícios" da vacina, estejam à vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão à procura de "voluntários".
Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Fonte Folha de São Paulo online 02/02/2010
A dura e difícil realidade está vindo`a tona, aos poucos mas está... Abençoada internet que nos permite fazer notícias rodarem o mundo em questão de segundos... e foi só por isso que que as vacinas contra gripe suína estão encalhadas, porque as pessoas foram informadas sobre a FALSA PANDEMIA, isso mesmo,falsa!!!! Encomendada da pra vender vacinas e nada mais que isso! Para quem tem alguma dúvida ainda sobre tomar ou não vacinas eu aconselho: NÃO TOME!!! O princípio ativo da vacina, extraído do aniz estrelado entre outras coisas causa DEMÊNCIA, e o conservante é o nosso velho conhecido Thimerosal ou seja MERCÚRIO! Para quem deseja saber mais, assilta o vídeo :
ResponderExcluirDr Leonard Horowitz fala sobre Vírus A fabricado em Laboratório. Procure no youtobe, é realmente revoltante.
Para quem deseja saber mais sobre a máfia da indústria farmacêutica eu sugiro o filme O Jardineiro Fiel, dá pra fazer uma idéia do que fazem conosco, os cobaias involuntários!