NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMUNICAÇÕES AMBIENTAIS

3ª Edição em 2010
Tivemos um pequeno atraso na preparação deste novo comunicado. Afinal, passamos um período com grandes problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, incrementados pela irresponsabilidade de governantes que tem no descaso com o meio ambiente suas marcas principais. À parte dos acontecimentos recentes, temos uma nova rodada com artigos, oportunidades variadas, eventos e cursos, e outras informações importantes. Espero que gostem. Boa leitura!!!

1- Artigos
1.1– Embaixo do Tapete
A questão do lixo é um dos maiores desafios da sociedade mundial, pois a criminosa tradição representada pelo ditado popular sobre o lixo varrido para baixo do tapete ficou evidenciada na tragédia do Morro do Bumba, em Niterói, provocando a perda de vidas e dos bens de parcelas desassistidas da população pobre do município. Essa é a reflexão que faço no artigo publicado no Jornal O DIA, que pode ser acessado no link abaixo:
http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2010/4/rogerio_rocco_embaixo_do_tapete_76571.html
1.2 – Estatuto para quê?
Na década de 1920, a expectativa de vida do brasileiro era de 37 anos, pois nossa sociedade eminentemente rural era assolada por epidemias que matavam em grande escala. Atualmente, essa expectativa atingiu a casa dos 75 anos, o que nos obriga a refletir sobre as políticas voltadas para a chamada terceira idade. Mas será que o Estatuto do Idoso é suficiente para cumprir esse papel? Esse é o tema de artigo recentemente publicado no Jornal O DIA, conforme link abaixo:
http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2010/3/rogerio_rocco_estatuto_para_que_68612.html
1.3 – Inversão do Ônus da Prova
Quem acusa, prova! Essa é a matriz dos processos judiciais, na qual se sustenta uma lógica que joga sobre o acusador a responsabilidade de apresentar as provas contra quem se insurge. Porém, nos direitos difusos, onde pode ocorrer uma relação de hipossuficiência – na qual um cidadão comum não tenha condições de produzir prova pericial contra uma empresa poluidora, o direito optou pela possibilidade de inversão do ônus da prova.
Felipe Laport, que foi meu aluno no Curso de Direito Ambiental da ESA/OAB, me enviou um artigo a respeito dessa polêmica para compartilhar em nossa lista, que está disponível no link a seguir:
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3883

2- Informes e Eventos Importantes
2.1- 15° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental
Quem ainda não se inscreveu, aproveite para fazê-lo, pois está chegando o dia de um dos principais eventos de direito ambiental no Brasil. Será entre os dias 22 e 25 de maio, em São Paulo. Para saber mais, acesse o link:
http://www.planetaverde.org/index.php
2.2- Dia Nacional da Mata Atlântica
A OAB/RJ, através de sua Comissão de Direito Ambiental, em mais um mandato tendo à frente o venerável advogado e amigo Flávio Ahmed, promove debate sobre os aspectos relacionados aos usos e conservação da Mata Atlântica, no Dia da Mata Atlântica – 27 de maio de 2010, a partir das 9hs da manhã, na sede da OAB/RJ. Estarei na mesa dos expositores, acompanhado dos advogados Dr. Rômulo Sampaio e Dra. Vanusa Murta Agrelli. Vejam maiores informações no site da OAB –
www.oab-rj.org.br (eventos) ou no tel: 2272-2043

3- Oportunidades
3.1- A Agência Nacional de Águas está promovendo a terceira edição do Prêmio ANA, que tem como tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”. As inscrições vão até 31 de maio. Mais informações no link:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=5753
3.2- O Ministério do Meio Ambiente está promovendo a chamada pública para “Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas”, com o objetivo de apoiar e difundir tais iniciativas. As inscrições vão até 18 de maio. Veja mais abaixo:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=5755
3.3- O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA oferece informações e oportunidades variadas na área do meio ambiente. Há oportunidades de trabalho, acesso para baixar documentos e publicações sobre a matéria e notícias mundiais. Acesse e guarde em seus favoritos para consultas freqüentes:
http://www.unep.org.br/
Oportunidades variadas de trabalhos nas Nações Unidas fora do Brasil podem ser encontradas no link abaixo:
http://unjobs.org/
3.4- O Serviço Florestal Brasileiro – SFB/MMA está disponibilizando o minilivro “Florestas do Brasil em resumo” em meio digital. Nele podem ser encontrados dados e informações sobre a área das florestas naturais, plantadas e das unidades de conservação, assim como taxas de desmate a as características dos biomas brasileiros. Para baixar, acesse o link abaixo e clique em “livro de bolso sobre florestas do Brasil”:
www.florestal.gov.br

4- Decisões Judiciais
4.1- Conselho Nacional de Justiça anula Concurso Público no Rio
Nova notícia enviada pelo meu amigo e advogado Renato de Paula:
O CNJ anulou Concurso Público para atividades Notariais e/ou Registrais no Estado do Rio de Janeiro por constatar FAVORECIMENTO explícito do Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça – TJ/RJ, Desembargador LUIZ ZVEITER, para uma namorada e uma amiga. Um dos trechos da decisão aponta que “a anulação do concurso é medida que se impõe diante das evidências de favorecimento às candidatas FLÁVIA MANSUR (namorada ou ex-namorada) E HELOISA PRESTES, esta última amiga do Corregedor-Geral do TJ/RJ e beneficiária de diversas indicações anteriores para responder por rentáveis serventias extrajudiciais e para integrar comissões instituídas pela Corregedoria”.
QUE VERGONHA para a Justiça do Rio. E se isso é feito pelo Corregedor-Geral, imaginem qual é a cultura que permeia o Tribunal. Vejam a decisão no link abaixo:
https://ecnj.cnj.jus.br//consulta_processo.php?consulta=s&numero_processo_consulta=0000110&digito_processo_consulta=14&ano_processo_consulta=2009&justica_processo_consulta=2&tribunal_processo_consulta=00&origem_processo_consulta=0000&token=
4.2- IMORALIDADE em Niterói
O mesmo Desembargador LUIZ ZVEITER que foi protagonista da anulação acima referida, em decisão do CNJ de 05 de maio de 2010, por favorecimento à namorada e amiga, dias depois toma outra decisão suspeita que favorece mais amigos e familiares.
Dessa vez, o Desembargador anula a decisão da Juíza Margaret de Olivaes Valle dos Santos, da 4ª Vara Cível de Niterói, que determinou ao Município de Niterói que deixe de aprovar e suspenda autorizações emitidas para a construção de novos edifícios no Bairro Jardim Icaraí, que vem sofrendo uma violenta transformação – na qual suas casas estão se transformando em grandes prédios simultaneamente e sem qualquer planejamento associado às questões viárias e de transportes públicos. A decisão da Juíza se sustenta no fato de que essas autorizações foram emitidas sem a realização de estudos de impacto ambiental (EIA) e de impacto de vizinhança (EIV), exigíveis nos termos da legislação de Niterói.
Porém, o Desembargador LUIZ ZVEITER concordou com os argumentos do Município de Niterói de que essa decisão compromete a arrecadação de impostos e o planejamento das construtoras!?!? Eles se lixam para a qualidade de vida do cidadão!
Por sua vez, o Prefeito de Niterói, JORGE ROBERTO SILVEIRA, aquele que está há mais de 20 anos à frente da cidade, mas não sabia do Lixão do Morro do Bumba, ficou muito contente com a decisão do Desembargador, eis que já decidiu que seu candidato a Deputado Federal nas próximas eleições será o advogado SÉRGIO ZVEITER, que vem a ser o sobrinho do Desembargador LUIZ ZVEITER.
Seria uma precipitada impressão, ou estaria o Desembargador reincidindo na IMORALIDADE para atender a seus amigos e parentes???
Acessem o link a tramitação da Ação Civil Pública proposta pelo MPE contra o Município de Niterói, na qual pode ser lida a íntegra da decisão da Juíza e também encontrada mais uma VERGONHOSA decisão do Desembargador – que, em compensação, foi de uma celeridade poucas vezes vista no judiciário.
http://www.tjrj.jus.br/scripts/weblink.mgw?MGWLPN=DIGITAL1A&PGM=WEBPCNU88&PORTAL=1&LAB=CONxWEB&N=201012500010&control=0&SEG=&Consulta=

5- Redes Sociais
Estou entrando nas redes sociais para dinamizar com as ferramentas virtuais as informações que eventualmente vinha disponibilizando nestes mambembes comunicados. Dessa forma, teremos condições de maior interação e de maior eficiência na transmissão de informações e opiniões em tempo real.
Esses comunicados são distribuídos a uma lista aproximada de 4 mil endereços eletrônicos, o que já começa a exigir uma organização mais apropriada, para a qual estou me preparando. Em breve estarei com um site e um blog no ar. Mas antes disso, vocês já podem me encontrar no facebook e no twitter. Inscrevam-se e vamos construir uma rede para a sustentabilidade das nossas cidades, do nosso estado e do Brasil. Vamos contagiar corações e mentes por uma ética de vida de respeito ao meio ambiente e ao próximo, para as atuais e futuras gerações!

Twiter: http://twitter.com/RogerioRocco
Facebook: http://pt-br.facebook.com/people/Rogerio-Rocco/100000016242258
Orkut: :http://www.orkut.com.br - Rogério Rocco
Rogério Rocco
Advogado e Analista Ambiental
MSc em Direito da Cidade - UERJ
Tel.:21 2215-3497

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...