NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA NO MUNDO...

Nós fazemos a diferença no mundo
"Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo." (Paulo Coelho)

Na qualidade de Cidadão, afirmamos que deveríamos combater o analfabetismo político, com a mesma veemência que deveria ser combatido o analfabetismo oficioso no Brasil. Pois a politicagem ganha força por colocarmos poder de importantes decisões nas mãos de quem não se importa com o que irá decidir.
Concordo com Bertolt Brecht, quando afirma que: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos”. Ele não sabe o custo de vida, nem que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato, saneamento, mobilidade urbana, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

domingo, 11 de abril de 2010

Após vistoria, secretária diz que situação no Morro do Céu é inaceitável.

Segundo Marilene Ramos, será necessário remover muitos moradores. Objetivo é que nova catástrofe seja evitada.
Carolina Lauriano Do G1, no Rio

Equipes da Secretaria estadual do Ambiente, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram durante toda a tarde deste sábado (10) uma vistoria no lixão do Morro do Céu, que atualmente é um dos principais focos das autoridades públicas para que seja evitada uma nova tragédia, com a do Morro do Bumba, onde já são registrados mais de 30 mortos.

“Vamos complementar essa vistoria com os técnicos que projetaram os reforços aqui para poder ter um laudo mais preciso da situação de segurança. E vamos, junto com a prefeitura, buscar uma solução para resolver essa situação do Morro do Céu, que é absolutamente inaceitável", disse a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Segundo a secretaria, o aterro sanitário, que está interditado, tem graves problemas de operação e as chuvas dos últimos dias pioraram a situação no local. Entretanto, Marilene ressaltou que o problema está parcialmente controlado.

“É um aterro que já terá que passar por processo de remediação. A situação é muito ruim do ponto de vista ambiental, mas o talude (inclinação na superfície lateral de um aterro) está monitorado”, disse.

A secretária afirmou ainda que recebeu informações da Clin, companhia de limpeza do município, de que os instrumentos de monitoramento não registraram nenhum movimento da massa de lixo.

“O que houve foi o escoamento, uma erosão superficial de material inerte”, diz Marilene.

A secretária disse ainda que o volume de chorume (o liquido formado da decomposição do lixo) aumentou significativamente e que as casas no entorno estão em condição “ambientalmente insustentável”. Segundo Marilene, será necessário remover muitos moradores. A secretária, no entanto, não informou o número.

No local, 25 casas já foram interditadas De acordo com o secretario de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, que também percorreu o lixão, cerca de 25 casas já foram interditadas ou receberam alerta de risco. Segundo ele, esse número tende a aumentar.

Neste domingo (11) e na próxima segunda (12), segundo Marilene, técnicos continuarão o trabalho de vistoria no lixão do Morro do Céu.

“Ainda vamos fazer analise técnica para verificar esses resultados informados verbalmente pela Clin”, disse Marilene.

Situação calamitosa
Também neste sábado (10), o governador Sérgio Cabral afirmou que o secretário Sérgio Côrtes, que visitou o Morro do Céu de madrugada, classificou a situação do local como “calamitosa.

O governador afirmou que os moradores do local serão cadastrados. A intenção, segundo Cabral, é que eles possam receber o benefício do aluguel-social em 24 horas.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou que um novo aterro sanitário será construído em São Gonçalo. O prazo para a construção é de nove meses.

“O licenciamento toma mais ou menos três meses e tem mais uns seis meses para construir”, disse.

Estado quer desativar aterro
Ela afirmou que todo o lixo do Morro do Bumba será levado para o lixão de Itaoca, em São Gonçalo, mas isso é provisório: “Itaoca tem prazo de vigência limitado”. A intenção do estado é desativar o aterro do Morro do Céu e construir um novo lixão.

TAC deveria remover 200 casas
Cabral afirmou que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o Morro do Céu que precisa ser cumprido. De acordo com o governador, o TAC existe há cinco anos e diz respeito à desapropriação de 200 casas no morro.

O governador disse que vai fazer valer o TAC imediatamente. Cabral visitou o morro e conversou com bombeiros que participam das operações de resgate e familiares que aguardam notícias de vítimas.
-----------------------------------------
Até o presente momento ninguém diz pra onde está indo o material retirado (lixo) do morro do Bumba; em Itaboraí a secretária Marilene Ramos deseja colocar um novo aterro sanitário ao lado de vários condomínios já legalizados e fizeram a documentação com se eles não existissem. Quando será que as autoridades responsáveis serão responsabilizadas por seus erros?... O governador foi essa tarde duramente vaiado em Niterói, cujo fato foi rapidamente informado na GloboNew.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário...